Você está aqui: Página Inicial > Campus Porto Seguro > Notícias > Equipe do IFBA campus Porto Seguro conquista medalha de prata em Olimpíada de História do Brasil

Notícias

publicado: 26/11/2020 09h32, última modificação: 26/11/2020 09h41

Três equipes do campus Porto Seguro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram finalistas da 12a edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Em muitas edições da ONHB, a professora Ivaneide Almeida da Silva e vários estudantes têm participado e avançado muitas de suas etapas.

Desde 2018, estudantes do nosso campus representaram a Bahia, o IFBA e o Campus Porto Seguro na grande final desta competição: em 2018 participamos com 1 equipe e conquistamos medalha de prata; em 2019 fomos com 2 equipes; e este ano classificamos 3 equipes: Icamiabas, com Anne Gabrielle Mouro Dariva (4ºTB), Janaína Hokoç Moura Fernandes (4ºTB) e Thamiris Santos de Santana (3ºTB); Inaiá, com Ana Beatriz Silva Santos (3ºTI), Julyana dos Santos Alves (3ºTI) e Wislan Nedley Souza Silva (3ºTI) e Baratas do Kafka, com Amanda Caleiras Setubal (4ºTB), Laurindo Inácio da Silva Pereira (4ºTB) e Ocelina Lóren Brandão de Deus (4ºTB).

A ONHB é uma competição idealizada e organizada pelo Departamento de História da Universidade de Campinas (Unicamp) e tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos. Para a Final da ONHB 2020 foram classificadas 421 equipes de todos os estados do Brasil, e o Nordeste concentra o maior número das equipes entre os cinco primeiros lugares: o Ceará com 86, o Rio Grande do Norte com 67, São Paulo com 63, Pernambuco com 55 e a Bahia com 53. Destas equipes classificadas para a Final, 20 conquistarão medalha de ouro, 30 de prata, 40 de bronze, e 331 receberão medalha de cristal (honra ao mérito).

A grande final dessa competição ocorre na Unicamp, Campinas-SP, com uma prova realizada pelas equipes finalistas em um dia e, no dia seguinte a cerimônia de premiação das medalhas. Este ano, por causa da pandemia do coronavírus, a prova da final será a avaliação da tarefa da fase 5, que constou da elaboração de uma crônica dissertativa, a partir da escolha de temas sugeridos pela Comissão organizadora da ONHB, tais como: violência de gênero; preconceito religioso; genocídio das populações indígenas e genocídio das populações negras. O anúncio dos medalhistas foi realizado no último dia 22, via internet. É com imensa satisfação que informamos que a equipe Inaiá, com Ana Beatriz Silva Santos (3ºTI), Julyana dos Santos Alves (3ºTI) e Wislan Nedley Souza Silva (3ºTI) foi finalista da ONHB12 e levou MEDALHA DE PRATA!

O Estado da BAHIA é primeiro lugar em número de medalhas acumuladas na 12° edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil em 2020! A Bahia foi o estado com maior número de medalhistas, com 18 equipes premiadas. O segundo estado com mais medalhistas foi São Paulo (16 grupos) seguido de Pernambuco (14), Rio Grande do Norte (13), Ceará (12), Minas Gerais (7), Sergipe (4), Piauí (2). Já Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e Roraima levaram uma medalha cada.

O IFBA Campus Porto Seguro parabeniza às equipes finalistas e a professora Ivaneide Almeida da Silva!

WhatsApp Image 2020-11-22 at 23.49.57 (1).jpeg