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IFBA realiza 1º Encontro de Estudantes Cotistas e Beneficiários da Assistência Estudantil com protagonismo estudantil

Encotas

publicado: 02/10/2025 11h44, última modificação: 02/10/2025 11h44

IFBA realiza 1º Encontro de Estudantes Cotistas e Beneficiários da Assistência Estudantil com protagonismo estudantil

Entre os dias 1º e 3 de outubro de 2025, o IFBA Campus Seabra sediou o 1º Encontro de Estudantes Cotistas (EnCotas) e Fórum de Beneficiários da Assistência Estudantil (FBAE) — uma iniciativa inédita na Rede Federal de Ensino. Estudantes de todos os 24 campi do IFBA se reuniram para apresentar demandas, debater políticas de permanência e colaborar com a construção institucional de práticas afirmativas.

O IFBA afirma-se pioneiro ao realizar um evento dessa natureza em âmbito nacional: essa iniciativa marca a primeira vez que uma instituição federal promove um encontro conjunto entre estudantes cotistas e beneficiários dos auxílios da assistência estudantil. A proposta é construir espaços de escuta ativa, diálogo e participação efetiva na formulação de políticas institucionais.

Objetivos e estrutura do evento

Os objetivos centrais do encontro são:

  1. Dar voz aos estudantes nas decisões sobre sua permanência e sucesso acadêmico;

  2. Formar grupos de trabalho (GTs) para tratar temas estruturantes;

  3. Produzir um documento final com encaminhamentos, que será utilizado como instrumento de tomada de decisão institucional.

Durante os três dias de programação, os Grupos de Trabalho (GTs) se dedicaram a eixos temáticos estratégicos, como:

  • Diversidade étnico-racial

  • Acessibilidade

  • Saúde mental

  • Gênero e sexualidade

  • Currículo

  • Cultura

  • Esportes

  • Assistência estudantil

Esses eixos expressam as múltiplas dimensões que incidem sobre o direito ao estudo e a permanência no IFBA, sobretudo para estudantes em situação de maior vulnerabilidade.

Ao final do encontro, no dia 3 de outubro, será consolidado um documento de encaminhamentos, contendo propostas, demandas e ações sugeridas pelos participantes, com vistas à institucionalização democrática dessas pautas junto à reitoria e instâncias decisórias do IFBA.

Participação do Campus Porto Seguro

O Campus Porto Seguro participou ativamente do evento: 5 estudantes e 2 servidores representaram nossa comunidade acadêmica no diálogo e carregaram conosco as pautas específicas locais dos estudantes. Esse envolvimento institucional fortalece a articulação interna e ajuda a aproximar decisões centrais das realidades dos campi.

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O que são EnCotas e FBAE — e sua relação com políticas de assistência estudantil

EnCotas (Encontro de Estudantes Cotistas) é o espaço voltado àqueles que ingressaram via ações afirmativas (cotas) — estudantes que, por critérios sociais, raciais ou regionais, têm ingresso diferenciado com objetivo de promover equidade.

FBAE (Fórum de Beneficiários da Assistência Estudantil) reúne estudantes contemplados por auxílios e benefícios de assistência socioeconômica (como auxílios de bolsa, alimentação, transporte, moradia etc.).

A articulação desses dois grupos é estratégica, pois muitas vezes os que ingressaram por meio das cotas dependem diretamente dos auxílios para permanecer na instituição. A combinação desses dois territórios de debate favorece uma perspectiva integradora.

No IFBA, o programa EnCotas / FBAE está vinculado à política interna de assistência estudantil da instituição, conforme regulamentação própria (Consulta “Encotas – FBAE – IFBA”).

Esses fóruns ou encontros assumem importância maior quando contextualizados no cenário mais amplo da política nacional de assistência estudantil. O Brasil conta com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234/2010, que orienta o financiamento de benefícios em instituições federais de ensino e busca assegurar condições mínimas para a permanência e conclusão dos cursos pelos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica.

No âmbito da Rede Federal, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), por meio do Fórum de Políticas Estudantis (FPE), atua como instância de articulação e formulação de políticas de assistência, inclusão e permanência. Em abril de 2025, o FPE se reuniu para traçar estratégias prioritárias para inclusão na Rede Federal, incluindo alimentação, transporte, acessibilidade, saúde mental e diversidade.

Dentro desse panorama, eventos como o EnCotas / FBAE permitem que as instituições avancem de modo participativo e contextualizado, adaptando políticas gerais à realidade local.

Contexto e importância institucional

A realização desse encontro reflete uma tendência institucional de fortalecer a gestão participativa e o protagonismo estudantil em políticas internas. Além disso, responde à necessidade de articular melhor os programas de assistência com os objetivos de equidade, permanência e êxito.

As demandas levantadas pelos estudantes em seus campi muitas vezes conhecem formas distintas em cada realidade – transporte, alimentação, moradia, apoio psicológico, apoio pedagógico, acessibilidade para pessoas com deficiência, apoio cultural e esportivo são algumas das áreas constantes de atenção. A sistematização dessas demandas em um documento conjunto cria uma base mais sólida para que a administração superior do IFBA possa priorizar, planejar e executar ações mais afinadas com essas realidades.

Também vale destacar que o evento assume não apenas caráter consultivo, mas de incidência institucional: o documento de encerramento servirá como instrumento de encaminhamento para tomada de decisão pelas instâncias superiores do IFBA — um mecanismo que reforça a legitimidade das pautas apresentadas pelos estudantes.

Perspectivas e compromissos

Com isso, o IFBA reafirma seu compromisso com a construção de uma instituição mais inclusiva, diversa e equânime. Ao articular estudantes cotistas e beneficiários da assistência, o instituto visa garantir que os avanços conquistados (e ainda por conquistar) contem com participação direta dos que são destinatários das políticas.

Espera-se que a partir dos encaminhamentos do encontro:

  • Melhorem as condições de permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade;

  • Se fortaleçam mecanismos de escuta e deliberação com representação estudantil efetiva;

  • Se promovam políticas institucionais mais aderentes às realidades regionais dos campi;

  • Se avance na transparência e no acompanhamento das ações de assistência estudantil.

Esse encontro pioneiro poderá servir de exemplo para outras instituições federais, ao demonstrar que a escuta organizada e a mobilização interna geram contribuições significativas para a qualidade, equidade e democracia interna no ambiente acadêmico.

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