Você está aqui: Página Inicial > Campus Porto Seguro > Notícias > 2022 > Servidores do campus Porto Seguro do IFBA possuem diversos projetos aprovados em editais nas linhas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
conteúdo

Notícias

Servidores do campus Porto Seguro do IFBA possuem diversos projetos aprovados em editais nas linhas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

publicado: 12/04/2022 13h32, última modificação: 12/04/2022 13h32

Nossos servidores(as) foram contemplados(as) com a aprovação de projetos nas linhas de ensino, pesquisa e extensão pelas pro-reitorias do IFBA e ainda houve a aprovação de projeto pelo CNPq pelos docentes e egressos do programa de Mestrado PPGCTA IFBA/UFSB.

PARABENIZAMOS todos os envolvidos pelos trabalhos propostos e aprovados! Essa articulação entre cada um dos pilares da tríade (ensinopesquisa-extensão) rege a missão e o dever deste Instituto.

Confira os projetos contemplados que estão em desenvolvimento no campus atualmente.

ENSINO

EDITAL DE INCENTIVO ÀS PRÁTICAS DE PERMANÊNCIA E ÊXITO - Edital nº 03 PROEN de 13 de dezembro de 2021. Objetiva estabelecer regras e prazos de requerimento de auxílio financeiros por servidores do quadro efetivo do IFBA, docentes e técnicos administrativos, de modo a apoiar a disseminação e execução de práticas pedagógicas que visem, prioritariamente, a permanência e o êxito dos estudantes do IFBA.

1) Projeto contemplado: COOPERATIVA-ESCOLA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS EM ALIMENTOS, BIOCOMBUSTÍVEIS E INFORMÁTICA DO IFBA PORTO SEGURO: SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ALTERNATIVA DE PRÁTICA INTEGRADORA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Servidoras/es da equipe executora:

Eladyr Boaventura Raykil
Cristiano Raykil Pinheiro
Paulo Raimundo Stering Malta
Ana Cristina Souza

2) Projeto contemplado: PROJETO ESTAÇÃO QUÂNTICA

Servidor proponente:Danilo Oliveira Pedreira

https://portal.ifba.edu.br/proen/editais/final-divulgacao-do-resultado-final.pdf

EXTENSÃO

EDITAL Nº 13 /2021 - PROEX - CHAMADA PÚBLICA DE ADESÃO AO 1°CIRCUITO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO IFBA COM APOIO FINANCEIRO Promover o 1° Circuito de Economia Solidária do IFBA como um espaço configurado pela diversidade de atores, encontros e compartilhamentos, constituindo um cenário capaz de dar impulso às dimensões econômicas, culturais e políticas, com a participação de empreendimentos econômicos solidários, agricultores familiares, artesãos, entidades de apoio e fomento, além de visitantes.

1) Projeto contemplado: FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO IFBA PORTO SEGURO

Servidoras/es da equipe executora:
Adriana Silva Souza
Cristiano Raykil Pinheiro
Carla Sandra Camuso Fernandez
Eladyr Boaventura Raykil
Mayara Barbosa Rodrigues
Paulo Raimundo Stering Malta

https://portal.ifba.edu.br/noticias/2022/seis-campi-tem-projetos-selecionadosem-edital-do-1o-circuito-de-economia-solidaria 

Edital 10/2021 - PROEX - CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO FINANCEIRO A PROJETOS DE EXTENSÃO DE ARTE E CULTURA Objetiva organizar, articular e difundir as manifestações artísticas e culturais do IFBA Campus Porto Seguro a partir da implementação do Núcleo de Arte e Cultura - NAC.

2) Projeto contemplado: CIRTUITO IFBA CULTURAL

Servidoras/es da equipe executora:
Cristiano Raykil Pinheiro
Carla Sandra Camuso Fernandez
Eladyr Boaventura Raykil
Paulo Raimundo Stering Malta

https://portal.ifba.edu.br/proex/editais/editais-pdfs/2021/edital-proex-10- 2021-lista-final-de-projetos-selecionados-1.pdf

PESQUISA

1) USO DE ANÁLISES MULTIVARIADAS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE NOVAS FONTES COMERCIAIS DE PLANTAS DA MATA ATLÂNTICA DO SUL BAHIA, BRASIL COMO ALTERNATIVA DE USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL (Edital nº 11/2021/PRPGI/IFBA - Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa)

Objetivo do projeto: realizar a comparação dos perfis químicos de extratos de plantas que já são comercializadas e nativas da mesma espécie pelo uso de ferramentas de Análises Multivariadas para prospecção de novas fontes que possam ser comercializadas por locais especializados, contribuindo para uso sustentável e comercial da biodiversidade e consequentemente o desenvolvimento da região. Além da preparação de solventes eutéticos para a extração de compostos bioativos em substituição aos solventes tradicionais utilizados, como opção mais limpa de acordo aos princípios da Química Verde

Docentes e discentes envolvidos:
1- Prof. Dr. Luciano da Silva Lima- Químico, Doutorado em Química de Produtos Naturais, Grupo de pesquisa EPATEQ, Campus Porto Seguro, IFBA.
2- Allana Souza de Carvalho – mestranda em Ciências e Tecnologia AmbientalPPGCTA, Grupo de pesquisa EPATEQ, Campus Porto Seguro, IFBA.
3- Analice Souza Marques – Discente do Ensino Médio Integrado, bolsista do PIBIC-EM-IFBA, Grupo de pesquisa EPATEQ, Campus Porto Seguro, IFBA.
4- Gabriela Melo – Bolsista PIBIC-FAPESB, Licencianda em em Química, Grupo de pesquisa EPATEQ, Campus Porto Seguro, IFBA.
5- Prof. Dr. André Burigo Leite, Engenheiro Químico, Doutorado, Filosofia e História das Ciências, Grupo de pesquisa GBCAT, Campus Porto Seguro, IFBA.
6- Prof. Marcus Luciano de Souza Ferreira Bandeira- Químico, Doutorado em Química Analitica, Grupo de pesquisa GBCAT, Campus de Camaçari- IFBA.
7- Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Costa, Biologo, Doutorado em Botanica, Grupo de pesquisa Conservação da Biodiversidade Vegetal e Sustentabilidade (CBVS), Campus Sosígenes Costa- Porto Seguro, UFSB.
8- Prof. Dr. Allison Gonçalves Silva- Químico, Doutorado em Química Inorganica, Grupo de pesquisa GBCAT, Campus de Porto Seguro – IFBA.

2) IDENTIFICAÇÃO DE FONTES COMERCIAIS DE PLANTAS NA MATA ATLÂNTICA DO SUL BAHIA, BRASIL COMO ALTERNATIVA DE USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL POR FERRAMENTAS QUIMIOMETRICAS ( Edital nº 15/2021/PRPGI/IFBA de 14 de Setembro de 2021 - Apoio aos Grupos de Pesquisa do IFBA)

Objetivo do projeto: Realizar a comparação dos perfis químicos de extratos de plantas que já são comercializadas e nativas da mesma espécie pelo uso de ferramentas de Análises Multivariadas para prospecção de novas fontes que possam ser comercializadas por locais especializados, contribuindo para uso sustentável e comercial da biodiversidade e consequentemente o desenvolvimento da região. Além da preparação de solventes eutéticos para a extração de compostos bioativos em substituição aos solventes tradicionais utilizados como opção mais limpa de acordo aos princípios da Química Verde

Docentes e discentes envolvidos:
1- Prof. Dr. Luciano da Silva Lima- Químico, Doutorado, Grupo de pesquisa EPATEQ, Campus Porto Seguro, IFBA.
2- Allana Souza de Carvalho – mestranda em Ciências e Tecnologia AmbientalPPGCTA, Grupo de pesquisa EPATEQ, Campus Porto Seguro, IFBA.
3- Analice Souza Marques – Discente do Ensino Médio Integrado, bolsista do PIBIC-EM-IFBA, Grupo de pesquisa EPATEQ, Campus Porto Seguro, IFBA.
4- Gabriela Melo – Bolsista PIBIC-FAPESB, Licencianda em em Química, Grupo de pesquisa EPATEQ, Campus Porto Seguro, IFBA.
5- Prof. Dr. André Burigo Leite, Engenheiro Químico, Doutorado, Grupo de pesquisa GBCAT, Campus Porto Seguro, IFBA.
6- Prof. Marcus Luciano de Souza Ferreira Bandeira- Quiímico, Doutorado em Química Analitica, Grupo de pesquisa GBCAT, Campus de Camaçari- IFBA.
7- Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Costa, Biologo, Doutorado, Grupo de pesquisa Conservação da Biodiversidade Vegetal e Sustentabilidade (CBVS),Campus Sosígenes Costa, UFSB.
8- Prof. Dr. Allison Gonçalves Silva- Quiímico, Doutorado, Grupo de pesquisa GBCAT, Campus de Porto Seguro, IFBA.
9- Profa. Dra. Allívia Rouse Carregosa Rabbani- Eng, Forestal, Doutora, Grupo de pesquisa EPATEQ, Campus Porto Seguro, IFBA.
10- Profa. Prof. Dra. Thyane Viana da Cruz- Eng. Agronoma -Doutora, Grupo de pesquisa EPATEQ, Campus Porto Seguro, IFBA.
11- TAE- Leonardo Dias Nascimento- Eng. Gestão Ambiental, Mestre, Grupo de pesquisa GBCAT, Campus de Porto Seguro, IFBA.

3) RIOS URBANOS: ENTENDENDO A DINÂMICA DE POLUENTES NO AMBIENTE AQUÁTICO E A RELAÇÃO COM O USO DO SOLO E COBERTURA VEGETAL (Edital nº 11/2021/PRPGI/IFBA - Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa)

Objetivo deste trabalho consiste em desenvolver, otimizar e validar metodologias analíticas com a técnica de espectrometria de emissão atômica com plasma induzido micro-ondas (MP-AES) para a determinação de Cd, Co, Pb, Cr, Ni, Zn, Mn todos totais e Cu dissolvido em água doce classe II (CONAMA 357/2005). Serão analisados pontos de amostragem ao longo dos rios, através dos parâmetros abióticos (oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica e temperatura) as formas orgânicas e inorgânicas, dissolvidas e particuladas de nitrogênio e fósforo.

Docentes e discentes envolvidos:
Prof. Dr. Allison Gonçalves Silva (IFBA - Coordenador do projeto)
Prof. Dr. Luciano da Silva Lima (IFBA)
Prof. Dr. Marcus Luciano S. de F. Bandeira (IFBA)
Prof. Dr. Elfany Reis do Nascimento Lopes (UFSB)
Prof. Dr. Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes (UFSB)
Prof. Dr. Raildo Mota de Jesus (UESC)
Mestre. Leonardo Dias Nascimento (IFBA)
Queila Niquelén Souza Lima (orientanda de mestrado PPGCTA – Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais).
Raquel Viana Quinelato (co orientanda de doutorado do PRODEMA – Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e meio ambiente - UESC)
Iniciação Científica:
Amanda Schneider Del Pupo (orientanda de Iniciação Científica)
Lázaro Semião Campos (orientando de Iniciação Científica)

4) Projeto: EcoIoT: REDE DE MONITORAMENTO DE QUALIDADE DA ÁGUA VIA INTERNET DAS COISAS NO EXTREMO SUL DA BAHIA - Projeto aprovado pelo edital universal do CNPq

Objetivo: implementação de um sistema que utiliza a Internet das Coisas (IoT) para criação de uma rede de monitoramento da qualidade da água, de baixo custo, com dados em tempo real e de acesso público. Dentre as variáveis a serem monitoradas, destacam-se: temperatura da água, condutividade elétrica (salinidade), pressão (nível da água), oxigênio dissolvido, pH e turbidez.

Equipe:
Prof. Dr. Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes (UFSB/PPGCTA)
Prof. Dr. Angelo Teixeira Lemos (UFSB)
Prof. Dra. Cristiane da Silveira Lima (UFSB)
Prof. Dr. Fabrício Berton Zanchi (UFSB/PPGCTA)
Prof. Dr. Marcus Luciano Souza de Ferreira Bandeira (IFBA/PPGCTA)
Prof. Dr. Orlando Ernesto Jorquera Cortes (UFSB/PPGCTA)
Me. Ricardo Almeida Cunha (Egresso do PPGCTA IFBA/UFSB)
Me. Felipe Diego de Oliveira (Egresso do PPGCTA IFBA/UFSB)
Jenner da Cruz de Souza (UFSB)
Cesar Augusto Reis dos Santos (UFSB

registrado em: