Você está aqui: Página Inicial > Campus Porto Seguro > Institucional > O Campus
conteúdo

O Campus

por Kênia Teodoro publicado 12/07/2018 16h30, última modificação 10/09/2019 11h03
Breve histórico do Campus Porto Seguro

A Educação Profissional e Tecnológica é regulamentada pelo Decreto 5.154/2004 e integra o currículo oficial das escolas técnicas, agrotécnicas e Centros Federais de Educação Tecnológica. A Educação Profissional e Tecnológica consiste em preparar pessoas para o mundo do trabalho, por meio de uma formação profissional na área técnica. Além disso, possibilita a continuidade dos estudos para quem se interessa em aprofundar seus conhecimentos em qualquer área das ciências.

A rede de Institutos Federais,  antigos "CEFETs”, está distribuída por todas as regiões do país, possuindo um conjunto de cursos voltados para formação profissional de acordo com o perfil da região na qual está localizado. Em 2009, esta Rede de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica completou 100 anos de existência.

Criada em 2008 pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, também conhecida por Rede Federal, constituiu-se em um marco na ampliação, interiorização e diversificação da educação profissional e tecnológica no país.  A instituição integra o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, fazendo parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), sob o comando da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC (http://portal.mec.gov.br/setec/).

O Campus Porto Seguro iniciou suas atividades acadêmicas em fevereiro de 2008 oferecendo os cursos de Processamento de Alimentos e Bebidas e Técnico em Informática, nas modalidades de Ensino Médio Integrado e Subsequente ao Ensino Médio. Em 2009 o curso de Biocombustíveis passou a ser oferecido, também nas modalidades de Ensino Médio e Subsequente.

O primeiro Curso Superior do Campus,  a Licenciatura Intercultural Indígena, foi implantada em 2010, com objetivo de habilitar professores indígenas em licenciatura plena, com enfoque intercultural para lecionar nas escolas indígenas.

Em 2011 foram abertos dois novos Cursos Superiores: a Licenciatura em Química e a Licenciatura em Computação, ambos com objetivo de formar licenciados em suas respectivas habilitações para atuar na educação básica, em todas as suas modalidades atendendo às necessidades e realidades peculiares a sua região de abrangência, bem como ao contexto do ensino no país.

Cumprindo o compromisso com a formação continuada, o campus passou a ofertar dois Cursos de Pós-Graduação: a especialização (Lato sensu) e o Mestrado (Stricto sensu) em Ciência e Tecnologia Ambiental, em 2016 e 2017, respectivamente. 

O Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria foi implantado em 2018, tendo como objetivo promover aos egressos do ensino médio, bem como ao trabalhador, jovem ou adulto, a possibilidade de acesso à Educação Profissional.

São objetivos primordiais do Campus Porto Seguro do IFBA ampliar a oferta de vagas para alunos nos cursos em funcionamento, melhorar as condições para um bom desempenho acadêmico do corpo discente e criar novos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. 

 

 

 

 

registrado em: Campus Porto Seguro