Você está aqui: Página Inicial > Campus Porto Seguro > Extensao > Cursos > Pós-Graduação > Lato Sensu > Especialização em Educação e Interculturalidade

Especialização em Educação e Interculturalidade

por Campus Porto Seguro publicado 16/03/2020 15h23, última modificação 31/03/2020 09h46
Especialização em Educação e Interculturalidade

Propor um curso de especialização lato sensu significa buscar atuar de maneira alinhada aos pressupostos legais do próprio Instituto, ao mesmo tempo em que corrobora a formação continuada dos professores, das esferas municipal,

estadual e federal, para que o ensino ofertado seja, efetivamente, de excelência.
A sua concepção metodológica perpassa, necessariamente, por uma visão que permita e possibilite o diálogo entre o campo conceitual e o prático. Esta visão se materializa na conformação curricular, na proposta de atividades e formatação do curso, bem como nas diferentes possibilidades de trabalhos finais incluindo projetos de intervenção pedagógica e de construção de material didático.
Os saberes tradicionais terão seu espaço neste curso, tanto quanto os saberes acadêmicos. Tendo em vista que ao se debater cultura e história de povos indígenas, abre-se um leque para outros conhecimentos, aqueles que, mesmo não sendo reconhecidos por grande parte da sociedade escolar brasileira, representa uma forma de viver e interagir com o mundo de grupos que historicamente contribuem para formar a nação brasileira.
Desta forma, o currículo desse curso atenderá à legislação atual, formando professores que tenham competência no processo de ensino e aprendizagem, isso para ministrar conteúdos de forma intercultural, mas também dentro de uma perspectiva intercultural. Essa consolidação não é conteudista, muito pelo contrário, conteúdo neste contexto deve ser visto como conhecimento e capacidade de propor discussões, as quais transformarão a sala de aula em um palco para exposição das culturas nacionais. Acabando com a invisibilidade, a qual têm sido submetidas as diversas culturas nacionais.

NOME DO COORDENADOR: João Veridiano Franco Neto
ENDEREÇO LATTES:http://lattes.cnpq.br/9412541120828753
EMAIL DA COORDENAÇÃO:  ppgei.psg@ifba.edu.br
HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA COORDENAÇÃO: terça-feira e quinta-feira das 14h às 17h

O CURSO

O Curso de Especialização em Educação e Interculturalidade funcionará no formato presencial, mas atividades à distância (EaD). Isso se justifica pela necessidade de participação de profissionais que acumularão o trabalho em sala de aula e as aulas do curso de pós-graduação. Considerando que a educação à distância alcançou uma organização bastante relevante nestas últimas décadas, inclusive com o próprio Ministério da Educação incentivando essa metodologia de ensino, o instituto não pode deixar de participar efetivamente dessa nova prática, isso considerando que a quantidade de laboratórios de informática à disposição dos alunos suprirá as especificidades dessa forma de organização da educação.

OBJETIVO

Capacitar profissionais, principalmente da educação municipal e estadual, para trabalharem com a interculturalidade, tanto como um conceito teórico que deve ser didatizado para ser ensinado, quanto como sua aplicação deve acontecer
na própria sala de aula.

PÚBLICO ALVO

O curso terá como público os docentes, os técnicos envolvidos com a temática da educação e demais pessoas interessadas, sendo que todos devem ter cursado uma graduação. Haverá vagas, por sistema de cotas, conforme regulamentação da instituição promotora.

CERTIFICAÇÃO

Segundo a Resolução nº 04 de 2008, no Capítulo VIII, do IFBA que trata da certificação dos Cursos de Pós-Graduação do IFBA, aprovado no Conselho Superior, os Institutos expedirão os certificados de acordo com as normas em vigor.

Art. 26. Aos participantes aprovados nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será conferido Certificado de Conclusão,
após a aprovação do relatório final do curso, conforme os itens descritos na legislação vigente.
Art. 27. Ao aluno que não concluir o Curso de Especialização poderá ser fornecido um Histórico Escolar, com a observação de que não obteve o certificado do curso de Especialização.

ARQUIVOS

Plano de Curso