Você está aqui: Página Inicial > Campus Porto Seguro > Ensino > Para sempre IFBA
conteúdo

Para sempre IFBA

por <vlibraswidget>cpportoseguro</vlibraswidget> publicado 23/02/2021 09h42, última modificação 09/04/2021 10h26

Uma vez IFBA (1).jpg

Compartilhamos aqui depoimentos, inspirações, relatos de experiência de nossos ex- alunos com o IFBA Porto Seguro. Com gratidão, eles(as) costumam compartilhar seus aprendizados com a comunidade acadêmica e contar as histórias que mais marcaram suas vidas.

 

CARLOS MOREIRA JUNIOR

Egresso do Curso Técnico Integrado em Informática
do IFBA Campus Porto Seguro
Graduando em Medicina pela
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

"Voltar ao IFBA como egresso foi uma experiência incrível, visto que provavelmente esse foi um dos ambientes mais transformadores que eu tive o prazer de participar. Lembro que no meu primeiro ano eram tantas coisas novas que eu ficava variando entre o entusiasmo, cansaço e medo se eu seria capaz de dar conta de tudo. Nessa jornada, procurei aproveitar tudo que a instituição me ofereceu e guardei o que mais fazia sentido pra minha jornada. Fui monitor, participei de eventos acadêmicos, estava nos esportes, conheci verdadeiramente a poesia, participei de olimpíadas estudantis, comecei a ler por diversão, realizei e promovi minicursos, me tornei uma pessoa politicamente crítica, curti bastante com meus colegas, viajei em vistas técnicas, descobri a pesquisa e de forma geral, construí as bases da ciência que sei e exerço hoje.

Mas além de tudo, talvez a coisa "mais massa" do IFBA foi terem me dado perspectiva: a possibilidade de eu ser mais. Descobri que eu podia ser quem eu quiser e que eu construo a minha própria jornada.

Lembro que quando eu cheguei como calouro, a faculdade era uma possibilidade distante, pouco convidativa e quase desconhecida pelo retrato familiar social que eu tinha naquela época. Mas durante os anos, as coisas foram mudando, primeiramente a convivência próxima com professores incríveis, com a carga cultural e científica incomum para uma cidade do interior, por si só, já era uma vivência atípica e transformadora. Quando vemos pessoas que conseguiram chegar em lugares de sucesso e descobrimos seus passos e trajetórias, percebemos que é possível. Ademais o apoio destes destoa até em nós, quando nós mesmos desconfiamos da capacidade motivadora. Assim, voltar a escola que mudou a minha vida no evento Mostra de Profissões, foi um grande prazer para melhorar e poder compartilhar minha experiência e ajudar jovens com dúvidas sobre quais caminhos vão trilhar, assim como eu era, foi gratificante.

Por fim, gostaria de dizer a todos, que não importa qual a profissão ou projeto de vida você tiver, sempre vão ter dificuldades, uns mais que outros, mas todo mundo tem seus próprios desafios. Quando decidi ser médico, todo mundo veio me dizer que era muito difícil e tal, e realmente está sendo. Mas eu estou conseguindo, então por isso, faça algo que te faça feliz e que seja divertido. O IFBA me ensinou que eu posso ser quem eu quiser e vocês também podem. Encontre o seu próprio caminho, o seu conceito de sucesso e faça sua jornada. Ela é sua e de mais ninguém. Aproveitem o IFBA, aproveitem os professores e aproveitam as oportunidades!"

Um xêro!

05 de maço de 2021.

____________________________________________________________________________________________________________________________

JAYME SAMPAIO DA SILVA FILHO

Egresso do Curso Técnico Integrado em Informática
do IFBA Campus Porto Seguro
Graduando em Bacharel em Geografia 
pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

"Ser convidado para participar do Projeto Pra Sempre IFBA pra mim é uma alegria imensa. Lembro-me que na época que pleiteei uma vaga no curso de Técnico em Informática e fui aprovado foi uma grande alegria na família. Entrei com grande expectativa, tendo em vista que já havia feito cursos de hardware e me aventurava nas manutenções, porém, o IFBA me proporcionou muito além desse conhecimento específico, arrisco dizer que o estudante que passa por essa experiência tem condições de entrar na faculdade e lidar com as adversidades acadêmicas com muita tranquilidade.

Foi através do convívio com professores extremamente qualificados e colegas incríveis que tive os melhores momentos da minha juventude, aprendi a ter uma visão crítica e politizada da realidade através das lentes da ciência e participei de eventos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que proporcionou a possibilidade de aprimorar minha oralidade apresentando trabalhos científicos.

Além disso, destaco também a relevância dos eventos culturais e esportivos que sempre estimulou os estudantes a desenvolverem habilidades artísticas de maneira muito bacana. No mais, posso afirmar com veemência que ter sido estudante do IFBA foi um divisor de águas na minha formação acadêmica, assim como, na minha formação humana."

12 de março de 2021.

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

FERNANDO SOUSA GUSMÃO

Egresso do Curso Técnico Integrado em Informática
do IFBA Campus Porto Seguro
Graduando em Engenharia Mecânica 
pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

"Fui aluno do Curso Técnico em Informática no IFBA - Campus Porto Seguro. Ingressei em 2013 e me formei na turma de 2016 e já em 2017 eu consegui me ingressar na Faculdade, pelo ENEM. Posso afirmar que o tempo que passei no IFBA foi um dos melhores períodos da minha vida. Seja em termos de aprendizado, seja da minha formação como pessoa ou até mesmo meu entendimento da sociedade e mundo, que é o que uma escola deve priorizar a seus alunos.

O IFBA conta os melhores professores que um estudante, principalmente do ensino médio pode ter acesso hoje em dia, tanto em questão de conhecimento quanto em didática e até mesmo suporte que ele pode te oferecer, ainda mais levando em conta a preparação para as Faculdades ou especializações na área que você aluno tenha interesse.

Ainda nessa questão de aprendizagem, pude contar integralmente com a ajuda dos professores e de outros alunos, tendo sempre disponíveis monitorias e atendimentos. Fora essa estrutura de aprendizagem, sempre tive acesso a esportes como futsal, vôlei e basquete, além de academia e também de projetos como SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) e também gincanas e outros eventos muito proveitosos.

Resumidamente, isso foi a minha experiência nos quatro anos que passei no IFBA, e até hoje tenho amizades com antigos colegas e inclusive professores que estão sempre presentes em minha formação."

19 de março de 2021.

____________________________________________________________________________________________________________________________

TALITA SOUSA

Licenciada em Química pelo IFBA Campus Porto Seguro
Mestre em Química Inorgânica e
Doutoranda em Química pela
Universidade Federal da Bahia (UFBA)

"Minha trajetória no IFBA é acompanhada de muita superação, parceria, amizade, são tantas coisas boas que irei carregá-las eternamente comigo.
Meu nome é Talita Sousa, sou egressa do curso de Licenciatura em Química e vou contar um pouco da minha trajetória nesse lugar que me mostrou tantas possibilidades.
Nunca pensei em cursar uma faculdade, sempre pensei em seguir os passos do meu pai, eu queria ser militar. Mas, sabe aquele ditado que diz, “quem não ouve conselho, ouve coitado”? Bom, lá estava eu, 18 anos e grávida. Todos os meus planos de seguir a carreira militar estavam sendo interrompidos naquele momento.
Como eu sempre trabalhei, embora tivesse uma vida confortável e estável, quando descobri que estava grávida já havia iniciado minha trajetória profissional no aeroporto. Trabalhei no aeroporto de Porto Seguro por 12 anos, e durante esse período, fui, por diversas vezes, questionada pelos meus colegas de trabalho o porquê de não cursar uma faculdade, eles sempre enxergaram muito potencial em mim.
De tanto ser questionada, chegou o dia que decidi que queria ser professora, alguma coisa me dizia que esse era o meu papel na sociedade. Mas, professora de quê? Foi meu primeiro questionamento. Quando decidi ser professora, já faziam 7 anos que eu havia finalizado o ensino médio, eu já não tinha mais referências de escola, de disciplinas e de professores que pudessem criar algum tipo de inspiração.
Até o dia que eu soube que o IFBA estava com as inscrições abertas para o vestibular, seu primeiro processo seletivo para os cursos Licenciatura em Química e Licenciatura em Computação. Pensei, professora eu já decidi ser, mas o que escolher? Amo a tecnologia, estaria eu destinada a trabalhar com computação? Nessas reflexões, me recordei o quanto eu gostava de brincar de ser cientista, misturar o shampoo com o condicionador no banheiro fingindo que estava formulando algo novo ou as diversas misturas que eu fazia envolvendo plantas, imaginação não me faltava. Bom, estava decidida, ia fazer o vestibular para Licenciatura em Química.
Eu sempre fui uma boa aluna, mas confesso que meu ensino médio foi meio “vida louca” (risos). Não fui muito estudiosa durante esse período escolar. A vida de mãe, esposa, dona de casa e aeroviária também não me trouxeram motivações para estudar para o vestibular, fui fazer a prova com a cara e a coragem. Logo, o óbvio aconteceu, depois de 7 anos longe da escola, minha posição no vestibular foi 56°. Eram apenas 20 vagas!
Pensei, ano que vem eu tento de novo! Não entendia muito sobre vestibulares, vagas remanescentes, chamadas após desistências.
Mas acompanhando as atualizações do site, vi que novas chamadas estavam acontecendo e que outros alunos estavam sendo convocados.
A esperança de ser convocada tomou conta de mim, eu entrava no site do IFBA religiosamente todos os dias, assim que acordava e ao me deitar para dormir. Me recordo que eu conversava com Deus toda vez que abria o site, “Deus me dá essa oportunidade, prometo que sairei de lá formada.”
E, por fim, no dia 14 de julho de 2011, três dias antes do meu aniversário, na 5° chamada para o 2° semestre, lá estava o meu nome. Eu fiquei em êxtase, o melhor presente que eu poderia ter ganhado naquele aniversário. Meu marido costuma brincar que eu acumulei milhas após tantos acessos ao site do IFBA e que, por isso, consegui uma vaga (risos).
Ahhhhhh o IFBA! Quantas pessoas boas estiveram comigo nessa jornada, que me ajudaram muito, que me acompanharam até o diploma e que me acompanham até hoje. Professores, técnicos e estudantes, que sem exceções, me inspiraram e me inspiram até hoje. Minha visão do mundo, da ciência, da política, meus valores, absolutamente tudo aquilo que hoje eu acredito e que fizeram de mim um ser humano e uma cidadã muito melhor, vem de todos os aprendizados, reflexões e trocas que vivi nesse espaço incrível.
Muito além do conhecimento científico, o IFBA me mostrou quantas possibilidades eu tinha, quanto potencial eu ainda poderia desenvolver e que meus objetivos podiam ir muito mais além.
Pois bem, aqui estou eu. Mãe, esposa, dona de casa, professora de química, pesquisadora, mestre em química e, mais recentemente, doutoranda em química. Minha trajetória profissional como professora ainda é recente, mas acompanhada de grandes conquistas e de espaços que nunca imaginei que chegaria.
Sei que meu caminho ainda é longo, muitas coisas ainda estão por vir. Mas a tranquilidade de que fiz a melhor escolha e estive com os melhores, me movem todos os dias.
Tenho certeza de que outras "Talitas", assim como eu, acreditaram que suas vidas pararam quando jovens se tornaram mães. Então, gostaria de deixar um conselho para elas e para todas as pessoas que possam se sentir inspiradas pela minha história. Busquem inspirações, motivações, sejam sua melhor versão, e, sobretudo, acreditem no potencial de vocês. Não é fácil, eu sei, mas o resultado disso é grandioso."

24 de março de 2021.

 __________________________________________________________________________________________________________________________

 

foto estudantes.jpgHANNA CAMPECHE CRUZ

Técnica em Biocombustíveis (IFBA Porto Seguro)
Bacharelanda em Ciências e Humanidades e
Bacharelanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC (UFABC)

 "Estudar no IFBA - Porto Seguro foi um grande privilégio para mim. Entrei em 2014 no Curso

Técnico em Biocombustíveis e pude vivenciar experiências incríveis desde o primeiro ano. O
Instituto cumpre fielmente o seu dever de formar um cidadão histórico-crítico, sinto que me
desenvolvi muito, não apenas no lado acadêmico mas principalmente na forma de enxergar o
mundo e a sociedade à minha volta.
No IFBA pude ser líder de turma, fui da comissão que restaurou o Grêmio no meu segundo ano
e no ano seguinte fui Diretora de Representatividade. Além disso, dei monitoria de português
durante um ano, participei das inúmeras atividades das Semanas de Ciência e Tecnologia,
participei das Olimpíadas de Física, de Matemática, fui até a quinta etapa da Olimpíada Nacional
de História do Brasil, fiz Iniciação Científica sobre Silagem da Cana de Açúcar - que
posteriormente virou meu Trabalho de Conclusão de Curso… Inúmeras experiências que me
moldaram para o hoje e para o amanhã..
Conclui o IFBA no ano letivo de 2017 e em 2018 já entrei para o Ensino Superior na
Universidade Federal do ABC em São Paulo no curso de Relações Internacionais. Uma
universidade que está entre as melhores do país e sendo a melhor universidade pública em
percepção internacional, segundo a Times Higher Education. Na universidade fiz pesquisa
durante meu primeiro ano e logo depois já entrei no mercado de trabalho. Já fiz estágio na
Procter & Gamble, no Itaú Unibanco e agora sou estagiária de Trade & Brand Experience no
Grupo Boticário.
Tenho certeza que as habilidades adquiridas e desenvolvidas no meu tempo no IFBA como
oratória, raciocínio lógico e pensamento crítico me ajudam diariamente a chegar nos meus
objetivos. E é com muito orgulho que passo isso para a minha família, tanto que um primo cursa
o Técnico em Biocombustíveis e um outro este ano está buscando uma vaga no Técnico em
Informática. O IFBA transforma a vida dos jovens e nos dá a possibilidade de sonhar e buscar
um futuro melhor através dos professores (que são extremamente capacitados) e uma gestão
consciente das dificuldades e particularidades dos discentes. Por isso meu conselho para todo
jovem no Ensino Fundamental é de que busque seu lugar no IFBA e continue sonhando com um
futuro melhor."

01 de Abril de 2021.

________________________________________________________________________________________________________________________

MATEUS SANTOS CARAPIÁ

foto estudantes_Mateus.jpg

Egresso do curso Técnico em Biocombustíveis pelo IFBA Porto SeguroEgresso do curso de Licenciatura em Química pelo IFBA Porto Seguro Mestre em Agroquímica/Bioquímica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) Doutorando em Agroquímica/Bioquímica pela UFLA

 

"O IFBA Porto Seguro foi uma casa de grandes descobertas na minha trajetória acadêmica. O lugar onde me descobri cientista, professor e, não menos importante, onde cresci em cidadania. Na companhia de profissionais e colegas discentes que mantenho contato, admiração e carinho.
A função social dos IFs e a sua contribuição para o desenvolvimento de saberes é singular para aqueles que apostam na educação como agente transformador de realidades."

09 de Abril de 2021.