Você está aqui: Página Inicial > Campus Porto Seguro > Ensino > Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

por Campus Porto Seguro publicado 16/09/2019 15h52, última modificação 16/09/2019 15h52
Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas

O NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas) como o próprio nome sugere, atua no sentido de apoiar e assistir os alunos que possuam qualquer tipo de necessidade educacional especial. Mas ao falarmos em necessidades especiais nos vem a mente somente as deficiências. Porém a super-dotação também se caracteriza numa necessidade educacional especial.

A equipe do NAPNE é formada por:

Coordenadora: Elis Fabia Lopes Cabral
Email:  Cargo: Pedagoga

Tradutora de Braille: Normélia

Tradutor e Intérprete de Libras: Roberto do Amaral do Santos Junior
Email:  robertojunior@ifba.edu.br

Tradutor e Intérprete de Libras: Wanderson Silva

Competências e Atribuições

O NAPNE responde pelas ações do programa TECNEP. O Programa TECNEP (EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PROFISSIONALIZAÇÃO PARA ALUNOS COM N.ECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS) visa à inserção das IFs (Instituições Federais de Educação Tecnológica) com atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos de nível básico, técnico e tecnológico. Ele é coordenado nacionalmente pelo Ministério da Educação/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica  (MEC/ SETEC).

O NAPNE do Campus Porto Seguro já existe desde o ano de 2011. Entretanto, devido a estrutura física do Instituto, não possuía uma sala para o seu funcionamento. Com a ampliação do Campus, foi disponibilizada uma sala para o NAPNE no ano de 2013. Desta forma o setor é relativamente recente e ainda está em fase de estruturação.