Você está aqui: Página Inicial > Campus Porto Seguro > Dúvidas Frequentes (AENPE)
conteúdo

Notícias

Dúvidas Frequentes (AENPE)

publicado: 09/10/2020 14h38, última modificação: 09/10/2020 16h36

1. O que são as AENPE?

São as Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPE) que serão realizadas durante o período de suspensão das atividades presenciais, no âmbito do IFBA, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus. A implementação das AENPE foi regulamentada por meio da Resolução CONSUP/IFBA nº 19, de 24 de agosto de 2020. Este documento estabelece suas normas acadêmicas emergenciais e provisórias, considerando a situação de excepcionalidade. As AENPE possuem caráter suplementar e não obrigatório e serão realizadas de forma remota, mediadas por ferramentas tecnológicas e digitais da informação e comunicação.

2. O que é semestre/ano suplementar?

O que o diferencia de semestre/ano letivo? Semestre/ano suplementar são períodos de estudos não presenciais concebidos pela instituição durante o tempo em que durar a pandemia. Têm como objetivo manter os vínculos pedagógicos e institucionais das/dos estudantes com o IFBA e reduzir os prejuízos decorrentes da pandemia da Covid-19 nos processos de ensinoaprendizagem. Semestre/ano suplementar se diferencia de semestre/ano letivo, pois compreendem períodos de estudo planejados pelas instituições de ensino, tendo em vista a necessidade de sua adaptação ao atual contexto. Para tanto, estas instituições se respaldam na Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que flexibiliza as regras da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9394/1996.

3. Ensino remoto e Educação a Distância (EaD) são diferentes?

Sim. A EaD é definida pelo Decreto nº 9057/2017 do Governo Federal como sendo: “a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos.” Já o Ensino Remoto ou Emergencial diz respeito a uma atividade esporádica que requer alguma forma de continuidade, a fim de minimizar prejuízos aos estudantes, buscando o fortalecimento do vínculo institucional entre os sujeitos. Embora utilize ferramentas da educação a distância, há diferenças consideráveis no que diz respeito aos processos metodológicos.

4. O que são atividades síncronas e o que são atividades assíncronas?

As atividades síncronas são aquelas que ocorrem com a presença de estudantes e docentes em plataforma virtual, em tempo real. As atividades assíncronas são aquelas em que as/os docentes preparam algum tipo de ação pedagógica e deixa disponível na plataforma virtual para que a/o estudante a acesse a qualquer tempo.

5. Durante a realização das AENPE, permanecerá obrigatório que a carga horária mínima do ensino médio seja cumprida em duzentos dias letivos, como estabelece a LDB 9394/1996?

Não. A Lei nº 14.040/2020 flexibiliza essa obrigatoriedade durante o tempo que durar o estado de calamidade pública.

6. É obrigatória a adesão de todas e todos estudantes da instituição?

Não. A adesão às AENPE não é obrigatória.

7. As/os estudantes poderão tirar dúvidas das aulas não presenciais com as/os professores?

Sim. As aulas síncronas têm também esse caráter. Além desses momentos, as/os professores estarão disponíveis para ajudar nos estudos, combinando um horário para atendimento com cada uma/um ou com cada grupo.

8. Tem previsão para início das AENPE?

Sim. A data para o início das AENPE é 05 de outubro de 2020.

9. Quanto tempo durará as AENPE?

O tempo previsto para o término das AENPE em 2020 será 18 de dezembro (cursos integrados) e 15 de dezembro (cursos superiores). Vale pontuar que outras informações acerca do período suplementar deverão ser apresentadas em 2021 ou a qualquer momento.

10. Como está organizado o calendário das AENPE?

O Calendário Emergencial Suplementar 2020 prevê todas as atividades pedagógicas não presenciais promovidas pelo IFBA campus Porto Seguro com início em 05 de outubro. Nele constam dias de aula, carga horária das disciplinas, datas dos eventos acadêmicos, entre outras informações importantes.

11. O horário de aulas não presenciais será igual ao das aulas presenciais?

Não. Um novo horário de aulas será disponibilizado aos/às estudantes, informando quais disciplinas serão cursadas. As atividades síncronas e assíncronas serão combinadas entre docentes e estudantes.  Acesse  aqui o horário https://portal.ifba.edu.br/portoseguro/ensino/aenpe-2020-1

12. Como serão as avaliações?

Pela Resolução CONSUP/IFBA nº 19/2020, as avaliações de aprendizagem devem ocorrer preferencialmente de forma assíncrona, ou seja, sem a necessidade de conexão em tempo real. Caso a/o docente opte por avaliações na forma síncrona (isto é, em tempo real de conexão), ela/ele também deverá prever substituição desta avaliação para atender às/aos estudantes que não puderem acessar a internet, inclusive com o direito de a/o estudante fazer a avaliação na forma assíncrona.

13. Haverá períodos específicos para as avaliações?

Não. Porém, haverá uma sugestão de períodos avaliativos, como de costume no calendário da modalidade presencial. Conforme a Resolução CONSUP/IFBA nº 19/2020, as avaliações de aprendizagem devem ser dosadas, diversificadas e distribuídas de modo a evitar a sobrecarga de trabalho, especialmente no contexto de ensino não presencial emergencial. É preciso considerar ainda o acolhimento, a adequação ao ambiente virtual, a avaliação diagnóstica, os aspectos formativos processuais e a necessidade de adaptações dos instrumentos de avaliação.

14. Atividades, aulas online, aulas gravadas já poderiam ter sido implementadas. Por que a instituição não providenciou isso antes?

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria 617, de 03 de agosto de 2020, autorizou o ensino remoto para o nível médio técnico somente a partir dessa data. Desse modo, o Conselho Superior e a Reitoria do IFBA se reuniram, elaboraram e aprovaram a Resolução CONSUP/IFBA nº 19, de 24 de agosto de 2020, autorizando a realização das AENPE em todos os campi da nossa instituição. Compreendemos as necessidades de toda a nossa comunidade e nos preocupamos com todas e todos estudantes do IFBA campus Porto Seguro. Porém, não há condições de finalizar o ano letivo em dois ou três meses. Esta é uma situação que afeta o IFBA e outras instituições de ensino no Brasil inteiro.

15. Estamos iniciando o mês de outubro, faltam três meses para acabar o ano. Por que começar as AENPE agora?

Nesse tempo de estudos que contempla um trimestre anual, intervenções pedagógicas importantes podem acontecer e promover o crescimento das/dos nossas/os estudantes. Vemos a necessidade de mantermos as atividades com a nossa comunidade. Vale ressaltar que serão atividades não obrigatórias e darão oportunidades à/ao estudante de ampliar seus conhecimentos e continuar ativa/o com seus estudos.

16. As/Os estudantes do 4º ano serão prejudicados caso sejam aprovados para ingressar em uma instituição de ensino superior e não tenham concluído o IFBA?

Não faz parte da missão da nossa instituição promover quaisquer tipos de danos às/aos nossas/os estudantes. Neste momento o mais importante é a proteção à saúde; à vida. O país inteiro vive a mesma situação, fazendo com que escolas e universidades enfrentem dificuldades semelhantes. O futuro está incerto e todos estamos impactados com o cenário inseguro em que vivemos. A pandemia ainda existe e enquanto esta situação permanecer, não teremos condições de retornar às mesmas atividades de antes. 

17. Por que utilizar o Moodle como plataforma preferencial das AENPE?

Na verdade, são muitas as possibilidades de interfaces, entretanto, a Instituição, buscando otimizar um padrão, organizou o Moodle e possibilitou a sua socialização. Além disso, todo sistema que entra na Instituição vai requerer um suporte, ainda que seja Microsoft ou Google. O Moodle é um sistema gratuito, de código aberto, e assim o IFBA tem controle sobre o seu código fonte, podendo personalizar como lhe parecer melhor.

18. É possível utilizar, além do Moodle, outras ferramentas educacionais digitais, de forma complementar. Isso não causará confusão entre as/os estudantes?

A indicação de uma plataforma como sendo a oficial se deu justamente para evitar esse tipo de conflito, uma vez que haveria excesso de alternativas. A padronização tem sido um caminho bastante regular em todas as instituições de ensino. Porém, os docentes tem a liberdade de aderir ou conciliar mais de uma plataforma par ao desenvolvimento de suas atividades.

19. Os professores e estudantes receberão o treinamento do Moodle?

O treinamento para professores e estudantes foi realizado. E o treinamento da plataforma Moodle para estudantes está disponível no canal do Youtube do IFBA Porto Seguro.

20. Há estudantes que não possuem serviço de internet em casa ou, se possuem, não é de boa qualidade. Há aquelas/aqueles que também não possuem equipamentos como notebook, tablet ou celular. Como a instituição poderá ajudálas/los a acompanhar as AENPE?

A Instituição aprovou a Resolução CONSUP/IFBA nº 23, de 17 de setembro de 2020, que regulamenta a Concessão do Auxílio de Inclusão Digital Emergencial destinado às/aos estudantes do IFBA. Para tanto, será lançado um edital, no mês de outubro, sendo que o recebimento do auxílio se dará no início do mês de novembro. 

21. O que acontece se a/o estudante não participar das AENPE?

As/os estudantes que não conseguirem dar continuidade aos seus estudos nesse formato podem desistir a qualquer momento, de modo que não constará em seu histórico escolar nenhuma reprovação relacionada a tais atividades, tampouco prejuízos das normas acadêmicas.

22. Quem não puder cursar as disciplinas ofertadas nas AENPE, poderá aguardar a forma presencial?

Sim. Atesta-se que essa/esse estudante, caso faça tal escolha, não terá qualquer tipo de prejuízo.

23. Os componentes curriculares (disciplinas) terão sua carga horária computada e serão concluídos para o semestre/ano em que forem ofertados?

Sim. Conforme a Resolução CONSUP/IFBA nº 19/2020, a carga horária referente às AENPE será contabilizada de forma integral para todos as/os docentes responsáveis por elas. Cumpre evidenciar que uma vez cumprida a carga horária da disciplina, é possível que no futuro ela volte a ser ofertada.

24. Já que o regime do integrado é seriado anual, como será feita a progressão dos aprovados do integrado nas AENPE?

A progressão da/do estudante se dará por disciplina concluída nas AENPE. Conforme Resolução CONSUP/IFBA nº 19/2020, as/os estudantes que obtiverem aprovação dos componentes curriculares regulares ofertados na forma de AENPE, poderão computar a carga horária cursada para fins de integralização do curso.

25. Qual o modelo de plano de ensino a ser adotado por todas e todos os professores para as AENPE?

O modelo seguirá as diretrizes da Resolução CONSUP/IFBA nº 19/2020, já apresentado pela DIREN. Acesse aqui o Plano de Acão AENPE 2020 https://portal.ifba.edu.br/portoseguro/ensino/aenpe-2020-1

 

registrado em: