COPEM
A Coordenação Pedagógica Multidisciplinar - COPEM é dividida nos seguintes setores: Assessoria Pedagógica, Serviço Social , Serviço de Psicologia e Profissional de Saúde.
Coordenadora: Talita Prada
Telefone: (73) 3191 2157
Email do Setor: copemps@ifba.edu.br
A equipe da COPEM é formada por:
Assistente Social | Talita Prada | talita.prada@ifba.edu.br |
Assistente Social | Maria Lenira Gurgel Cavalcante Silva | leniragurgel@ifba.edu.br |
Pedagogo | Marcio Silva Rodrigues | marciorodrigues@ifba.edu.br |
Téc. As. Educacionais | Luana Santana Góis | luanagois@ifba.edu.br |
Téc. As. Educacionais | Martha Shauana Batista Santana | marthashauana@ifba.edu.br |
Psicólogo | Kleuber Gama Barreto | kleubergb@ifba.edu.br |
Assistente de Aluno | Eudênia Oliveira de Deus | eudenia@ifba.edu.br |
Assistente de Aluno | Líbia de Almeida Santana de Jesus | libia@ifba.edu.br |
Assistente de Aluno | Marivone Maria Ribeiro | marivone@ifba.edu.br |
Assistente de Aluno | Marileide Rocha Lobo Taveira | marileiderocha@ifba.edu.br |
Assessoria Pedagógica
Viabiliza o trabalho pedagógico, realizando assessoria pedagógica à Diretoria de Ensino, ao corpo docente, ao corpo discente e às famílias dos (as) estudantes. Coordena estudos e pesquisas que visem aprimorar a execução dos currículos e a aplicação das metodologias pedagógicas, orientando os professores sobre estratégias de ensino, planejamento e avaliação, proporcionando, portanto, suporte técnico para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
Seus objetivos primordiais são:
- Realizar atendimentos individuais e/ou pequenos grupos, sempre que necessário para análise e reflexão dos problemas encontrados em situações acadêmicas;
- Elaborar com os discentes, um plano de estudo extra classe, sempre que for solicitado;
- Acompanhar o aluno no processo ensino/aprendizagem, visando seu relacionamento com a realidade social e profissional;
- Conduzir o processo de sondagem de habilidades e interesses;
- Provocar no aluno uma tomada de consciência das suas possibilidades e limites, favorecendo sua autoestima, elemento imprescindível ao processo ensino/aprendizagem;
- Participar do processo de avaliação e recuperação dos alunos;
- Oportunizar ao aluno o conhecimento das diferentes profissões e o mundo do trabalho, de forma que possa preparar-se para a vida em comunidade;
- Despertar no aluno o compromisso com a responsabilidade enquanto pessoa e cidadão;
- Acompanhar o aluno em suas dificuldades, encaminhando-o a outros especialistas, sempre que se fizer necessário;
- Favorecer o processo de integração Escola-Família-Comunidade;
- Atender a família de alunos que apresentem problemas disciplinares e sempre que se fizer necessário;
- Oferecer orientação educacional a todos os estudantes.
Profissional de Saúde
- Atendimento de Primeiros Socorros: Prestar atendimento imediato em situações de emergência, acidentes ou problemas de saúde agudos que ocorram no campus.
- Acompanhamento de Alunos com Necessidades Especiais de Saúde: Monitorar e auxiliar alunos que possuem condições crônicas, como diabetes, hipertensão ou outras condições que requerem cuidados especiais.
- Campanhas de Prevenção: Organizar campanhas educativas sobre temas como higiene, saúde mental, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, entre outros temas relacionados à saúde.
- Controle de Vacinação: Verificar e manter atualizado o controle de vacinas dos alunos e servidores, especialmente em situações que envolvem surtos ou obrigatoriedade de vacinação.
- Assistência e Orientação: Oferecer orientação para o cuidado com a saúde, abordando aspectos físicos e emocionais, e encaminhar casos mais graves para unidades de saúde especializadas.
- Administração de Medicamentos: Realizar a administração de medicamentos de acordo com as normas e protocolos estabelecidos, quando necessário e prescrito por um médico.
- Participação em Grupos de Trabalho: Integrar comissões internas de saúde e segurança, colaborando com a elaboração de planos de ação e intervenções em prol da qualidade de vida no ambiente acadêmico.
Esses profissionais também são fundamentais para o acolhimento de demandas de saúde mental e emocional dos estudantes, colaborando com os psicólogos e assistentes sociais do campus, caso existam.
Fluxograma de atendimento emergencial
Serviço Social
A atuação do Serviço Social é norteada pelo Projeto Ético Político Profissional realizando atendimentos ao corpo discente da instituição visando traçar um perfil socioeconômico do mesmo e detectar possíveis demandas no âmbito escolar e familiar que venham interferir no processo de ensino/aprendizagem do aluno e encaminhá-lo para a rede socioassistencial a fim de ampliar o acompanhamento ao educando na sua totalidade. É responsável junto com a equipe multiprofissional que envolve a pedagogia e psicologia em traçar ações E projetos de combate à evasão , e coordena o Programa de Assistência ao Educando que viabiliza a permanência do aluno na escola para que possa desenvolver suas atividades acadêmicas e conclusão do seu curso.
Competências e atribuições:
- Identificar os fatores sociais, culturais, familiares e econômicos que mais atingem o campo educacional;
- Contribuir para a efetivação do direito à educação pública e ao acesso e permanência no meio escolar;
- Realizar pesquisas de natureza socioeconômico e familiar para caracterização da população escolar;
- Manter os alunos e seus familiares informados sobre os direitos e deveres de seus filhos, incentivando-os a lutar pelos mesmos;
- Informar aos alunos e seus familiares sobre o acesso as políticas públicas existentes no município;
- Encaminhar os alunos e seus familiares para instituições adequadas;
- Elaborar projetos de acordo com os diversos contextos de atuação.
Serviço de Psicologia
O psicólogo no contexto educacional pretende estudar o processo de ensino e aprendizagem, atuando junto à comunidade escolar buscando mobilizá-la com o desígnio de pensar a realidade escolar, suas funções, organização, funcionamento e estrutura social. Procura analisar o desenvolvimento humano, a inclusão de pessoas com deficiência, os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos, o efeito das técnicas educacionais, etc. Entretanto, a prática do psicólogo escolar é balizada pela prevenção não se confundindo com a prática clínica.