conteúdo

COPEM

por Campus Porto Seguro publicado 12/08/2019 11h07, última modificação 22/10/2024 11h19
Coordenação Pedagógica Multidisciplinar

A Coordenação Pedagógica Multidisciplinar - COPEM  é dividida nos seguintes setores: Assessoria Pedagógica, Serviço Social , Serviço de Psicologia e Profissional de Saúde.

Coordenadora: Talita Prada 

Telefone: (73) 3191 2157
Email do Setor: 

A equipe da COPEM é formada por:

Assistente Social Talita Prada 
Assistente Social Maria Lenira Gurgel Cavalcante Silva leniragurgel@ifba.edu.br
Pedagogo Marcio Silva Rodrigues
Téc. As. Educacionais Luana Santana Góis luanagois@ifba.edu.br
Téc. As. Educacionais Martha Shauana Batista Santana  marthashauana@ifba.edu.br
Psicólogo  Kleuber Gama Barreto  kleubergb@ifba.edu.br
Assistente de Aluno Eudênia Oliveira de Deus  eudenia@ifba.edu.br
Assistente de Aluno Líbia de Almeida Santana de Jesus  libia@ifba.edu.br
Assistente de Aluno Marivone Maria Ribeiro marivone@ifba.edu.br
Assistente de Aluno Marileide Rocha Lobo Taveira marileiderocha@ifba.edu.br

 

 Assessoria Pedagógica

Viabiliza o trabalho pedagógico, realizando assessoria pedagógica à Diretoria de Ensino, ao corpo docente, ao corpo discente e às famílias dos (as) estudantes. Coordena estudos e pesquisas que visem aprimorar a execução dos currículos e a aplicação das metodologias pedagógicas, orientando os professores sobre estratégias de ensino, planejamento e avaliação, proporcionando, portanto, suporte técnico para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.

Seus objetivos primordiais são:

  • Realizar atendimentos individuais e/ou pequenos grupos, sempre que necessário para análise e reflexão dos problemas encontrados em situações acadêmicas; 
  • Elaborar com os discentes, um plano de estudo extra classe, sempre que for solicitado;
  • Acompanhar o aluno no processo ensino/aprendizagem, visando seu relacionamento com a realidade social e profissional; 
  • Conduzir o processo de sondagem de habilidades e interesses; 
  • Provocar no aluno uma tomada de consciência das suas possibilidades e limites, favorecendo sua autoestima, elemento imprescindível ao processo ensino/aprendizagem; 
  • Participar do processo de avaliação e recuperação dos alunos;
  • Oportunizar ao aluno o conhecimento das diferentes profissões e o mundo do trabalho, de forma que possa preparar-se para a vida em comunidade;
  • Despertar no aluno o compromisso com a responsabilidade enquanto pessoa e cidadão;
  • Acompanhar o aluno em suas dificuldades, encaminhando-o a outros especialistas, sempre que se fizer necessário;
  • Favorecer o processo de integração Escola-Família-Comunidade; 
  • Atender a família de alunos que apresentem problemas disciplinares e sempre que se fizer necessário;
  • Oferecer orientação educacional a todos os estudantes.

 

Profissional de Saúde 

  • Atendimento de Primeiros Socorros: Prestar atendimento imediato em situações de emergência, acidentes ou problemas de saúde agudos que ocorram no campus.
  • Acompanhamento de Alunos com Necessidades Especiais de Saúde: Monitorar e auxiliar alunos que possuem condições crônicas, como diabetes, hipertensão ou outras condições que requerem cuidados especiais.
  • Campanhas de Prevenção: Organizar campanhas educativas sobre temas como higiene, saúde mental, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, entre outros temas relacionados à saúde.
  • Controle de Vacinação: Verificar e manter atualizado o controle de vacinas dos alunos e servidores, especialmente em situações que envolvem surtos ou obrigatoriedade de vacinação.
  • Assistência e Orientação: Oferecer orientação para o cuidado com a saúde, abordando aspectos físicos e emocionais, e encaminhar casos mais graves para unidades de saúde especializadas.
  • Administração de Medicamentos: Realizar a administração de medicamentos de acordo com as normas e protocolos estabelecidos, quando necessário e prescrito por um médico.
  • Participação em Grupos de Trabalho: Integrar comissões internas de saúde e segurança, colaborando com a elaboração de planos de ação e intervenções em prol da qualidade de vida no ambiente acadêmico.

 

Esses profissionais também são fundamentais para o acolhimento de demandas de saúde mental e emocional dos estudantes, colaborando com os psicólogos e assistentes sociais do campus, caso existam.

Fluxograma de atendimento emergencial 

 

Serviço Social

 A atuação do Serviço Social é norteada pelo Projeto Ético Político Profissional realizando atendimentos ao corpo discente da instituição visando traçar um perfil socioeconômico do mesmo e detectar possíveis demandas no âmbito escolar e  familiar que venham interferir no processo de ensino/aprendizagem do aluno e encaminhá-lo para a rede socioassistencial a fim de ampliar  o acompanhamento  ao educando na sua totalidade. É responsável junto com a equipe multiprofissional  que envolve a pedagogia e psicologia em traçar ações E projetos de combate à evasão , e  coordena o Programa de Assistência ao Educando que viabiliza a permanência do aluno na escola para que possa desenvolver suas atividades acadêmicas  e conclusão do seu curso.

 Competências e atribuições:
- Identificar os fatores sociais, culturais, familiares e econômicos que mais atingem o campo educacional; 
- Contribuir para a efetivação do direito à educação pública e ao acesso e permanência no meio escolar;
- Realizar pesquisas de natureza socioeconômico e familiar para caracterização da população escolar;
- Manter os alunos e seus familiares informados sobre os direitos e deveres de seus filhos, incentivando-os a lutar pelos mesmos;
- Informar aos alunos e seus familiares sobre o acesso as políticas públicas existentes no município;
- Encaminhar os alunos e seus familiares para instituições adequadas;
- Elaborar projetos de acordo com os diversos contextos de atuação. 

 

Serviço de Psicologia

O psicólogo no contexto educacional pretende estudar o processo de ensino e aprendizagem, atuando junto à comunidade escolar buscando mobilizá-la com o desígnio de pensar a realidade escolar, suas funções, organização, funcionamento e estrutura social.  Procura analisar o desenvolvimento humano, a inclusão de pessoas com deficiência, os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos, o efeito das técnicas educacionais, etc. Entretanto, a prática do psicólogo escolar é balizada pela prevenção não se confundindo com a prática clínica.