Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Noticias - 2015 > Eunápolis realiza jornada com palestra de Gabriel Dias
conteúdo

Geral

Eunápolis realiza jornada com palestra de Gabriel Dias

publicado: 03/03/2015 07h19, última modificação: 07/12/2015 18h20

Durante a Jornada Pedagógica do câmpus Eunápolis, que aconteceu nos dias 26 a 28 de fevereiro, foi realizada uma palestra pelo doutor em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em avaliação, Gabriel Dias de Carvalho Júnior. Durante a apresentação, foram abordados temas como as novas formas de aprendizado, avaliação das competências e a importância do planejamento pedagógico por meio de jornadas. Em uma conversa com o professor, que atualmente atua na Universidade Federal de Viçosa (UFV), ele contou mais a respeito do seu método de trabalho e de sua ocupação como palestrante.

Coordenação de Comunicação - câmpus Eunápolis (CE) - As relações de ensino-aprendizado e a forma de transmitir conhecimento mudaram. Hoje, o desafio do educador é descobrir formas de transmitir conhecimento? Ou como fazer do aluno um pessoa com capacidade de resolução de problemas?

Gabriel Dias de Carvalho Júnior (GDCJ) - Eu acho que a primeira coisa é a gente pensar que o ensino tem que existir para responder grandes questões, que estão na rua, na sociedade etc. Então, o esforço inicial de planejamento do professor é escolher entre as problemáticas que acontecem na sociedade que podem ser trazidas para sala de aula para dar suporte. A partir disso, questões de tecnologia, disponibilidade de energia, questões de inflação, de guerra - são vários contextos - que podem ser trazidos para sala para que os alunos possam pensar sobre aquilo e aí o conteúdo do professor entra como uma forma de solucionar esse problema. A coisa fica mais verdadeira, mais contextualizada. 

CE - Como o professor pode se adaptar a essa nova necessidade do ensino?

GDCJ - Sempre quando a gente assiste a uma palestra, a um curso, sai diferente e é preciso o professor na verdade ousar. Pensar assim: “eu vi uma coisa, vou tentar aplicar isso. Então, mesmo de forma tímida no início, mas vou ver os resultados e, depois desses resultados, vou fazer mais coisas”. Eu acho que realmente a formação continuada do professor é algo essencial hoje em dia. 

CE - Como os exercícios práticos são importantes nesse processo?

GDCJ - Como professor de física, as atividades experimentais são muito importantes para mim, mais do que isso, essa coisa de levar a sala de aula para fora e trazer o mundo para dentro da sala.  A escola existe para formar cidadão e esse cidadão vai atuar no mundo real. Então, é isso que eu estou dizendo, sempre trazer o mundo real. 

Durante o evento, grupos de trabalho discutiram o direcionamento pedagógico a ser seguido no Instituto. 


Coordenação de Comunicação – câmpus Eunápolis


Leia mais: Eunápolis discute integração curricular em jornada pedagógica

registrado em: