Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação Salvador > Polo de Inovação Salvador recebe nova visita da EMBRAPII
conteúdo

Polo de Inovação Salvador recebe nova visita da EMBRAPII

publicado: 02/12/2019 21h14, última modificação: 03/12/2019 14h05

Labprosaud 2

  O Polo de Inovação Salvador (PIS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), recebe, de 02 a 05 de dezembro, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) cujo objetivo é realizar o acompanhamento dos projetos apoiados pela instituição.

  Carlos Eduardo Pereira, diretor de operações da EMBRAPII informou que a visita é o momento para analisar a metodologia e os processos empregados para a realização dos projetos e oferecer orientações de modo a obter melhores resultados. Sobre a importância de fazer esse acompanhamento, destaca Pereira: “essa análise nos permite ver o processo de aprendizado, o aumento da maturidade e assim podemos fazer um trabalho de acompanhamento. Apresentamos o feedback para melhorar os processos e também para ajudar as unidades a divulgar os seus resultados. Estamos aqui inclusive para discutir o futuro e como a EMBRAPII poderá auxiliar em novos projetos". 

  Acerca do desenvolvimento e resultados dos projetos realizados pelos Institutos Federais, Álvaro Abackerli, coordenador de acompanhamento técnico da EMBRAPII, considera que há dois grandes diferenciais: o programa de formação de discentes e a capacidade de entregar soluções práticas. “O programa de formação é uma das coisas mais impactantes que o Polo produz porque gera aprendizado para os alunos sobre os processos de negócio envolvendo pesquisa, proximidade com empresa, em que é preciso resolver um problema real e não mais aquele problema teórico que o professor mostra em sala de aula. O ambiente tecnológico dos Polos é muito propenso a criar coisas que tenham o objetivo de aplicação prática, uma solução para um problema de inovação de maneira mais direta. São duas coisas muito especiais, ambas muito valiosas”. 

  Na ocasião, estiveram presentes Tércio Machado, diretor geral pro tempore do PIS, Raimison Assis, chefe do departamento de projetos e os coordenadores de projeto Antonio Bitencourt, Hugo Nunes, Josemir Alexandrino e Valnilton Silva. De acordo com Tércio, a expectativa é que nos próximos dois anos o PIS possa continuar atendendo os requisitos de excelência estabelecidos pela EMBRAPII de modo a dobrar o número de projetos a serem desenvolvidos: “nosso objetivo é ampliar a atuação do Polo, o que corrobora com os anseios do IFBA e com a perspectiva de avanço e crescimento que a EMBRAPII pode oferecer".

                                                                                                                      Comunicação Polo de Inovação Salvador