Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação Salvador > Polo de Inovação Salvador realiza Seminário Interno
conteúdo

Polo de Inovação Salvador realiza Seminário Interno

O evento, idealizado pelo diretor-geral pro tempore Juliano Lopes e pela chefe do Departamento de Administração e Planejamento Eliana Lisboa, é uma iniciativa para o desenvolvimento de um novo programa de capacitação do PIS que envolva toda a comunidade do IFBA.
publicado: 14/08/2020 17h28, última modificação: 14/08/2020 17h28

Aconteceu nos dias 10 e 12 de agosto, o Seminário Interno do Polo de Inovação Salvador - PIS do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA. O encontro, realizado através de plataforma on-line de reuniões, contou com pesquisadores, bolsistas e a equipe administrativa da unidade que compartilharam informações e experiências sobre seus projetos.

Na abertura do evento (10), Eliana Lisboa, chefe do Departamento de Administração e Planejamento, destacou que a proposta é um importante momento para que o grupo “possa adquirir ainda mais competências nos trabalhos, realizando uma troca importante para todos”. O trabalho atualmente desenvolvido em relação à capacitação de pessoas em atendimento ao que é requerido pela  Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - EMBRAPII será ampliado para outras frentes de atuação do PIS, como os serviços tecnológicos. 

Com o objetivo a de expandir as atividades para todo o Instituto, Eliana ainda considerou que a formação profissional para os setores de base tecnológica é um compromisso de todos e que deve ser ampliada: “ precisamos nos ajudar através da cooperação e colaboração para fazer a Instituição crescer”, afirma a chefe do departamento de Administração e Planejamento. 

Na segunda tarde de atividades (12), na condução dos trabalhos, Eduardo Marinho, coordenador administrativo, falou da relevância de o Seminário seguir como “prática de forma sistêmica” para que a equipe se mantenha atualizada e no espírito colaborativo: “o importante é fazer o Polo crescer, torná-lo cada vez mais consistente com um trabalho integrado. Desde o princípio, tivemos pessoas que trabalham com o coração, se doando, ajudando uns ao outros”, destaca Marinho.

No encerramento do Seminário Interno, o diretor-geral Juliano Lopes avaliou positivamente as apresentações, considerando uma oportunidade para alinhar a dinâmica do Polo à proposta da nova gestão, que é de estreitar relações com as Pró-reitorias de Extensão - PROEX e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPGI, os grupos de pesquisa e diretores de campi, para fazer a realidade do PIS chegar a toda comunidade IFBA.

Juliano Lopes reiterou a necessidade de que o conhecimento técnico seja acessível para outros setores a fim de que se enxergue novas possibilidades. “Até o fim do ano, temos a responsabilidade de levar todos esses projetos para todos os campi. O nosso propósito é trabalhar da melhor maneira possível, em parceria, discutindo, colaborando e recebendo colaborações, um trabalho de equipe para que a atuação do Polo se torne cada vez mais ampla e mais forte. É isso que a gente deseja”, reforça Lopes. 

projetos_pis_seminario                                                                                                                        

                                                                                                                              Comunicação Polo de Inovação Salvador