Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação Salvador > Polo de Inovação doa protetores faciais à Prefeitura de Salvador

Polo de Inovação doa protetores faciais à Prefeitura de Salvador

EPIs serão destinados aos profissionais de saúde que atuam nas UPAs do município.
publicado: 18/05/2020 19h05, última modificação: 22/05/2020 14h20

O Polo de Inovação Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (PIS IFBA) realizou, na última sexta-feira (15), a doação de 90 protetores faciais à Prefeitura de Salvador para profissionais de saúde das UPAs e PAs (Unidades de pronto atendimento) do município.

A ação, liderada pelos professores Antonio Gabriel Almeida e Allan Edgard Freitas, é o desdobramento do trabalho que destinou EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) a instituições de saúde do Governo da Bahia. “Após o trabalho inicialmente desenvolvido, identificamos que além dos hospitais estaduais, as UPAs também poderiam ser contempladas com essa iniciativa, uma vez que a escassez de EPIs é uma constante no contexto da pandemia da COVID-19”, destaca Allan Edgard.

Para Almeida, “estes profissionais estão na linha de frente do atendimento emergencial à população no combate ao novo coronavírus e vulneráveis à contaminação crescente. Estes protetores faciais foram fabricados na impressora 3D do Laboratório de Prototipagem Integrada - LabProti do Polo de Inovação Salvador e montados por alunos e bolsistas voluntários do IFBA, utilizando recursos próprios e de doação de professores”, pontua o coordenador do LabProti.

Através de levantamento de dados obtidos pela Internet, foram mapeadas como potenciais unidades para a destinação desses EPIs, aquelas localizadas em áreas descentralizadas como Periperi, Paripe e Itapuã. “Tivemos a oportunidade de atuar na interlocução para atender a uma demanda da sociedade, papel central ao que se propõem as ações de extensão”, afirma Soraia Brito, chefe do departamento de ações culturais e lazer da Pró-reitoria de Extensão (Dacel/Proex).

Para Liege Drummond, enfermeira da Gerência Executiva de Atenção à Urgência (GEAU) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, diante da dificuldade de conseguir os equipamentos “é gratificante receber o apoio de outras instituições. Iniciativas como a do IFBA são de grande importância nesse momento”, conclui Drumonnd.

Polo de Inovação Salvador

Unidade especial do IFBA dedicada à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), à formação de pessoas e prestação de serviços tecnológicos, o PIS está em operação desde 2016, se destacando pelo desenvolvimento de produtos e processos de inovação voltados para a área de saúde, com credenciamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Para colaborar com ações de enfrentamento à COVID-19, o PIS já atuou na produção de 900 protetores faciais distribuídos para o Instituto Couto Maia e à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa e com a participação de pesquisadores e bolsistas de cursos superiores e de pós graduação do IFBA.

Comunicação Polo de Inovação Salvador