Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação Salvador > Polo de Inovação do IFBA

Polo de Inovação do IFBA

por Isabel Mudo publicado 30/09/2022 17h30, última modificação 30/09/2022 17h30

Neste mês de setembro de 2022, o Polo de Inovação Salvador comemora 6 anos de prestação de serviços tecnológicos, formação de estudantes e projetos de desenvolvimento tecnológico. O Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) atua em diferentes áreas de competência tecnológica. É credenciado como uma das 76 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) para atuar em tecnologias aplicadas a saúde. Por meio de um modelo de negócios compartilhado, inédito no setor, a Unidade EMBRAPII no Polo de Inovação do IFBA já assinou 10 projetos de fomento a inovação no complexo industrial da saúde em parceria com empresas nacionais. Somando outros fomentos, são mais de R$ 11 milhões em investimentos que impulsionaram cerca de 20 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Entre os parceiros do Polo de Inovação, estão empresas nacionais como a Alliage, BARRFAB, NÉOS, a Fundação Estatal Saúde da Família, e internacionais, como a Petrogal/Galp. Nos projetos com fomento da EMBRAPII, as entregas representam economia para as empresas, graças ao modelo de divisão do risco tecnológico com o uso de recursos não reembolsáveis e menor tempo tanto na contratação, quanto na execução dos projetos. A Embrapii tem alcançado êxito na modelagem institucional de projetos cooperativos em âmbito pré-competitivo e nós somos parte dessa conquista porque atuamos nessa rede.

Essa articulação com empresas, agências de fomento, estudantes, professores e pesquisadores no ecossistema de inovação do Parque Tecnológico da Bahia, tem contribuído para potencializar o desenvolvimento das cadeias produtivas e dos arranjos produtivos locais, principalmente nos territórios onde o IFBA atua.

Dois aspectos podem ser destacados no âmbito da nossa atuação nessa rede: 1) O setor de saúde, segundo a própria Embrapii, precisa ser mais bem amparado no seu portfólio de investimentos. Menos de um terço das unidades da Embrapii trabalha com projetos na área de saúde, enquanto somente no setor de tecnologia aplicada à medicina, existem quase 700 instituições não enquadradas como micro ou pequenas empresas e que possuem ativos de propriedade intelectual. 2) O Polo de Inovação apoia estudantes e pesquisadores que produzem conhecimento, desenvolvem pesquisa tecnológica aplicada e enfrentam dificuldades do processo de registro dos ativos de propriedade intelectual oriundos desses projetos. Para ajudar nesse processo, dispomos de uma parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), por meio do qual empresas e o público do IFBA podem participar de um programa de mentoria para acelerar o processo proteção de ativos de propriedade intelectual produzidos na execução dos projetos de PD&I.

Além da janela de oportunidades no pós-pandemia, um dos nossos desafios é fortalecer a multicampi no IFBA para atuar em mais cadeias produtivas onde existe uma série de demandas, como as energias renováveis. Atravessando a crise da pandemia, a anergia solar cresceu 120% no setor rural, o Brasil é uma das maiores potências em geração de energia solar do mundo e a energia solar fotovoltaica cresce mês a mês desde 2017. No entanto, temos poucos fabricantes nacionais do setor solar. Na área de energia eólica o quadro é o mesmo. O IFBA conta com campi em 22 municípios baianos, temos cursos, projetos e muitos profissionais formados e atuantes nessa área que não vão resolver esse problema, mas podem ajudar a gerar tecnologia e inovação e Polo é um ambiente propício para esse tipo de ação.

Dessa forma, renovamos nosso esforço institucional em ajudar a resolver uma lacuna entre a pesquisa e as necessidades do setor produtivo, que precisa de inovação e conhecimento para aumentar sua competitividade. Ainda temos um longo caminho para ser percorrido, mas servidores, estudantes e parceiros têm contribuído para que empresas e demais organizações alcancem outros níveis de inovação.

Por fim, sugerimos a leitura de matéria publicada pelo jornal A Tarde no último dia 18, intitulada “Polo de Inovação Salvador: Soluções em saúde”, e disponível no link https://atarde.com.br/bahia/solucoes-em-saude-1206601 . Adicionalmente, compartilhamos também a sugestão de leitura das reportagens publicadas pelo jornal A Tarde e iBahia sobre os 10 anos do Parque Tecnológico da Bahia, celebrados também neste setembro de 2022, disponíveis, respectivamente em .: Parque Tecnológico da Bahia celebra 10 anos de olho no futuro | A Tarde  e Parque Tecnológico da Bahia chega aos 10 anos de funcionamento (ibahia.com)

Juliano Lopes
Diretor-Geral do Polo de Inovação Salvador