Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação Salvador > PIS recebe visita de Agência Espanhola de Inovação
conteúdo

PIS recebe visita de Agência Espanhola de Inovação

publicado: 25/10/2019 19h40, última modificação: 25/10/2019 19h40

visita_cdti O Polo de Inovação Salvador (PIS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia recebeu, nesta quinta-feira (24), a visita de Maria del Pilar de Miguel Ortega, delegada, no Brasil, do Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Inovação e Universidades do Governo Espanhol.

  Em reunião com o diretor geral pro tempore Tercio Graciano Machado, com o coordenador de projeto Antônio Carlos Bittencourt e com o docente e pesquisador Eduardo Seixas, a representante do Centro analisou as possibilidades de colaboração em projetos de pesquisa internacional entre o PIS e o CDTI.

Segundo o portal oficial do CDTI, o Centro atua como financiador e facilitador entre empresas espanholas e centros de pesquisa para realização de projetos nacionais e internacionais de pesquisa e desenvolvimento e, também, apoia empresas no desenvolvimento de cooperação técnica internacional, oferecendo suporte a projetos de inovação e transferência de tecnologia. 

visita_cdti5

Na ocasião, a delegada do CDTI conheceu também as instalações do Laboratório de Produtos para a Saúde (LABPROSAUD), único laboratório do Brasil credenciado para realizar testes de certificação de vestimentas utilizadas em serviços de radiologia, certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). “Foi muito oportuno apresentar o LABPROSAUD ao CDTI por que o Laboratório é um ambiente que propicia o intercâmbio de conhecimento. Assim como foi feito na Alemanha, o LABPROSAUD pode servir de multiplicador de tecnologia e ser uma ponte para parcerias”, informou Marcus Navarro, coordenador geral do LABPROSAUD. 

Os representantes do PIS vislumbram possibilidade de parceria de pesquisadores do Polo de Inovação Salvador com o CDTI. “Acreditamos que o Polo de Inovação tenha muito a ganhar com a parceria com a CDTI, pois, durante a visita percebemos que há várias empresas espanholas que desenvolvem pesquisas na mesma área do Polo e isso pode vir a ser uma boa parceria com o Brasil”, relatou Machado. 

                                                                                                                              Comunicação Polo de Inovação Salvador