Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação Salvador > PIS participa de capacitação promovida pelo INPI em parceria com a EMBRAPII
conteúdo

PIS participa de capacitação promovida pelo INPI em parceria com a EMBRAPII

publicado: 10/12/2020 17h36, última modificação: 10/12/2020 17h36

Bolsistas, pesquisadores e equipe administrativa do Polo de Inovação Salvador (PIS) | Polo EMBRAPII IFBA participaram do “Curso de Nivelamento do Programa Piloto de Mentoria em Propriedade Intelectual” ofertado de forma online pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI - em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - EMBRAPII -  encerrado ontem (09).

A capacitação, com carga horária de até 12h, teve por objetivo fomentar a ampliação do uso do Sistema de Propriedade Intelectual por parte das empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs - a serem mentoradas. A mentoria é o processo de transferência de conhecimento que vem apoiar a identificação de novos pedidos de PI no Brasil, por meio da oferta de um pacote de formação e orientação voltado para os que precisam desse apoio de modo a atenuar os riscos da inovação.

Para a enfermeira Géssica Sousa, ex-bolsista do Polo e discente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos - PPGESP do IFBA, o curso foi “uma oportunidade de compreender como dar os devidos encaminhamentos para o registro e proteção dos resultados que minha pesquisa venha gerar na área de equipamentos médicos”, destaca Géssica.

O docente do Campus Salvador e pesquisador do Polo Allan Edgard Freitas destaca que essa capacitação foi “fundamental para melhorar a compreensão das nuances da propriedade intelectual, com uma série de casos de estudo práticos apresentados. Isto permite direcionar melhor as ações de P&D, verificando as melhores práticas para a proteção da propriedade intelectual, o que resulta em uma melhor atuação nesta seara no IFBA para o atendimento das demandas da Comunidade”, completa Freitas.

Comunicação Polo de Inovação Salvador