conteúdo

O Polo

por Isabel Mudo publicado 24/09/2019 13h09, última modificação 10/10/2019 13h34

O Polo de Inovação Salvador (PIS) do Instituto Federal da Bahia é uma das cinco unidades especiais da Rede Federal de Educação Tecnológica, autorizadas pela Portaria do MEC Nº 819, de 13 de agosto de 2015. Sua finalidade é atender às demandas das cadeias produtivas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), formação de recursos humanos e prestação de serviços tecnológicos para os setores de base tecnológica, especialmente nos segmentos que envolvem o Complexo Industrial da Saúde.

Tem desenvolvido soluções tecnológicas inovadoras no âmbito dos serviços de saúde, indústrias e regulação sanitária que possibilitem novas funcionalidades, aumentem a efetividade de diagnósticos e terapias ou permitam otimizar o gerenciamento dos riscos inerentes às práticas de saúde.

Para desenvolver as atividades com qualidade e eficiência, conta com infraestrutura tecnológica atualizada e experiência de uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros, físicos, fisioterapeutas, especialistas em diversos campos da informática, entre outros profissionais.

Constituído por 5 laboratórios equipados para o desenvolvimento de novos equipamentos, dispositivos e software de uso em saúde, serviços de ensaios, calibração e consultoria, além da realização de prototipagem mecânica e eletrônica, o PIS já nasceu referenciado, pois é credenciado por organismos de credibilidade nacional e possui parcerias internacionais.

É credenciado pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), na área de equipamentos médicos, seus dispositivos e acessórios, desenvolvendo inovações para a indústria de base mecânica, eletrônica e de materiais do Complexo Industrial de Saúde.

Possui o único laboratório brasileiro (LABPROSAUD) acreditado pelo INMETRO, para realizar calibração das grandezas associadas a radiodiagnóstico, principalmente, na área médica de mamografia, raio-x convencional e odontológico, angioplastia e para realização de ensaios de desempenho em luminárias cirúrgicas e de diagnóstico. Projeto realizado com o apoio da FINEP e do Ministério da Saúde.

É o único do país que possui laboratório credenciado pelo Ministério do Trabalho e INMETRO para a realização
de ensaios de vestimentas de proteção contra raios-X.

É membro da REBRATS (Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde),do Ministério da Saúde.

Integra o SIBRATEC (Sistema Brasileiro de Tecnologia) do MCTIC, através da Rede de Serviços Tecnológicos PRODSAUDE.

Participa do INCT Ciência, Inovação e Tecnologias em Saúde (CITECS), do MCTIC.

Possui acordo preliminar de cooperação com o Centro de Excelência em Dispositivos Médicos do Instituto Politécnico do Porto (NORTEXCEL2020), projeto semelhante ao Polo de Inovação Salvador, apoiado pela União Europeia.

 

HISTÓRICO

O início da história do Polo de Inovação Salvador (PIS), do IFBA, remete ao ano de 1997, quando foi criado o Núcleo de Tecnologia em Saúde (NTS). A finalidade foi estabelecer uma estrutura ágil e interdisciplinar que permitisse a atuação conjunta e sinérgica com os setores produtivo e governamental na área de saúde.

A maturidade alcançada no desempenho das atividades do NTS possibilitou o credenciamento do IFBA, em março de 2015, junto a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), através da Chamada Pública nº 02, de 1º de outubro de 2014. Tal fato habilitou sua atuação em pesquisa, desenvolvimento e inovação voltada especificamente para o setor industrial nacional, na área de equipamentos médicos para uso em saúde, seus dispositivos e acessórios.

Essa conquista foi o passo necessário para o Ministério da Educação (MEC) autorizar o funcionamento do PIS/IFBA, junto com mais quatro unidades especiais de Polos de Inovação da Rede Federal, por meio da Portaria nº 819, de 17 de agosto de 2015.

Com isso, sua atuação foi ampliada na área de tecnologia em saúde, incluindo desenvolvimento de serviços tecnológicos e formação de recursos humanos. Instalado no Parque Tecnológico da Bahia, o PIS está vinculado à Reitoria do IFBA, mas não constitui uma unidade de ensino como um campus.

 

 ___________________________________________________________________________________________________________________________

Polo de Inovação Salvador
Telefones:
 (71) 3221-0397 / 3221-0345
E-mail: poloinovacaosalvador@ifba.edu.br  ou  Fale Conosco
Endereço: Parque Tecnológico da Bahia Rua Mundo, nº 121, Edifício Tecnocentro
Subsolo 1 e 2 - Trobogy, Salvador, BA, Brasil - CEP: 41.745-715