Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação Salvador > IFBA recebe registro de software expedido pelo INPI por projeto do Polo de Inovação Salvador

O programa de computador foi desenvolvido por pesquisadores do IFBA, da FESF-SUS e da empresa MDS com parte dos recursos financiados pela EMBRAPII.
publicado: 20/07/2020 14h51, última modificação: 20/07/2020 14h51

Em julho deste ano, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, em parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família – FESF e a empresa MDS – Tecnologia da informação, recebeu do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI o certificado de registro de programa de computador “Sistema de Monitoração da Saúde do Paciente”, referente ao projeto “Sistema de Monitoramento Online da Saúde do Paciente (Saúde On)” desenvolvido no Polo de Inovação Salvador – PIS, desde 2017.

O projeto Saúde On, que também contou com o financiamento da Empresa Brasileira de Inovação Industrial - EMBRAPII, consiste em um módulo eletrônico (concentrador) para monitoramento remoto de sinais vitais do paciente, cujo pedido de patente foi protocolado junto ao INPI. O protótipo do concentrador já está montado e o software, objeto do registro citado acima, é de autoria dos pesquisadores Antonio Carlos dos Santos Souza, Igor Alexandre de Lima, Karla Maria Martins Brito Gama, Isabelle Matos Pinheiro, Raimundo Jorge Abreu de Jesus, Samuel dos Santos Silva, Vinícius João Gonçalves Cunha e Eduardo Telmo Fonseca Santos.

Para o coordenador do projeto, Eduardo Telmo, “foi um desafio desenvolver um sistema embarcado* com sistemas de aquisição de sinais vitais, mas com a parceria do PIS com a FESF e a MDF, alcançamos os objetivos do projeto que fortalece o segmento de equipamentos de homecare, consolidando a expertise do PIS na área de Tecnologias em Saúde como Polo EMBRAPII”, relata Telmo, pós-doutor em Geofísica Computacional e professor do IFBA - Campus Salvador.

*Sistema embarcado - computador construído para o único propósito da sua aplicação, ao invés de prover um sistema computacional generalizado. É utilizado em marcapassos; na segurança dos transportes em computadores aviônicos e freios ABS; satélites e equipamentos de telecomunicação; impressoras, TVs, players de mídia e consoles de games. Também é aplicado em sistemas de rede elétrica, em sistemas bélicos, em reatores nucleares. Estão presentes em quase todos os eletrônicos.

Comunicação Polo de Inovação Salvador