Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Informes > Notícias > Notícias 2022 > Alunos do IFBA são classificados para segunda fase da OBMEP
conteúdo

Alunos do IFBA são classificados para segunda fase da OBMEP

publicado: 22/06/2022 16h17, última modificação: 22/06/2022 19h38

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, promoveu, no dia 07 de junho, as provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. O IFBA Paulo Afonso participou da Olimpíada com um total de 300 alunos, onde 23 foram aprovados, sendo 19 foram classificados para a segunda fase, que ocorrerá no dia 08 de outubro. O primeiro lugar no IFBA foi do aluno do 1º ano do curso técnico em informática, Arthur Vitor Gonçalves Farias, que acertou 16 de um total de 20 questões.

Para Antônio Márcio, professor de matemática do IFBA, o desempenho dos alunos foi considerado de bom a excelente: “para a primeira fase, não houve uma preparação especial, somente o que é ensinado na sala de aula no dia a dia. Em breve, faremos um curso preparatório a fim de preparar o aluno para as provas da segunda fase”, frisou o professor.

Segundo Antônio Márcio e Elton Jones, professores de matemática do IFBA, os benefícios obtidos pelos alunos que participam da OBMEP são imensos: “as olimpíadas potencializam o desenvolvimento intelectual e a capacidade cognitiva de resolução de problemas, aplicando na prática cotidiana de sua vida, bem como nas soluções tecnológicas para empresas, por exemplo”.

Além do desenvolvimento intelectual, os alunos que participam da OBMEP e são premiados com medalha após a segunda fase recebem benefícios financeiros, como uma bolsa mensal de 100 reais ofertada para aqueles que aderirem ao PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) até a realização da próxima edição no ano seguinte. Além disso, as melhores universidades públicas e particulares do país, tais como a UFBA, USP, UNICAMP, dentre outras, reservam vagas para os medalhistas, inclusive com oferta de bolsa integral para cursar qualquer graduação nas universidades particulares. 

Clique aqui para ver a lista completa

Calendário de aplicação da OBMEP 2022.

Para saber mais sobre a OBMEP, clique aqui: http://www.obmep.org.br