Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Informes > Notícias > Noticias 2020 > IFBA Campus Paulo Afonso Participa do CBA 2020

IFBA Campus Paulo Afonso Participa do CBA 2020

publicado: 30/11/2020 17h16, última modificação: 30/11/2020 17h16

O IFBA Campus Paulo Afonso marcou presença no XXIII Congresso Brasileiro de Automática (CBA 2020), que ocorreu no período de 23 a 26 de novembro de 2020, na modalidade virtual e foi promovido pela parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), vinculado à Sociedade Brasileira de Automática (SBA).

O trabalho intitulado “Otimização baseada em algoritmo genético aplicada a um MPPT P&O durante condições de sombreamento parcial” foi desenvolvido pelo aluno do curso de engenharia elétrica André Luiz de Oliveira Nunes em parceria com os professores Evandro Ailson de Freitas Nunes e Brunna Santana de Vasconcellos. Todos os autores integram o grupo de pesquisa ensino e pesquisa aplicada à engenharia elétrica. O estudo buscou aumentar a eficiência de sistemas fotovoltaicos quando estes operam sob influência de sombras.

O professor Evandro Nunes, que coordenou a execução dos trabalhos, destaca a importância para a formação do aluno a participação do projeto em eventos da relevância do CBA, além de ser um diferencial para o ingresso em uma pós-graduação. Afirma também que o IFBA Campus Paulo Afonso possui um enorme potencial na elaboração de pesquisas relevantes à comunidade científica. A aprovação de um trabalho em um evento dessa magnitude ilustra a capacidade intelectual do corpo discente do IFBA Campus Paulo Afonso.

O CBA é realizado bianualmente e, desde 1976, é o maior congresso na área de Engenharia Elétrica do Brasil. O congresso conta com a participação expressiva de pesquisadores e profissionais atuantes em diversas áreas da engenharia elétrica, vindos das várias regiões do Brasil e de outros países, promovendo a integração das comunidades científicas, acadêmicas e industriais.