Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Informes > Notícias > Noticias 2020 > IFBA Campus Paulo Afonso marca presença no 1º ERSEA

IFBA Campus Paulo Afonso marca presença no 1º ERSEA

publicado: 30/11/2020 17h23, última modificação: 30/11/2020 17h28

O 1º Encontro Regional de Sistemas de Energia De Automação (I ERSEA) contou com a presença do IFBA Campus Paulo Afonso, com a apresentação de dois trabalhos no dia 27 de novembro de 2020, na modalidade virtual, cuja organização conta com representantes (docentes e discentes) das principais IES do estado de Alagoas (IFAL, UFAL, Unit, Uninassau), além de colaboradores de outras instituições e empresas no estado de Alagoas e estados próximos (IFBA, UFPB, UFCG, IFPE, IFPB).

O trabalho intitulado Análise de Desempenho de Sistemas Fotovoltaicos Baseados em Algoritmo MPPT do Tipo P&Ofoi desenvolvido pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica André Luiz de Oliveira Nunes e Jonathan Vieira França em parceria com o professor Evandro Ailson de Freitas Nunes. Todos os autores integram o grupo de pesquisa ensino e pesquisa aplicada à engenharia elétrica. O estudo buscou as principais características de um algoritmo amplamente utilizado em sistemas fotovoltaicos e ilustrar sua deficiência em alguns cenários que os sistemas podem ser acometidos.

Já a aluna Letícia Silva Oliveira Matos representou o corpo discente do curso técnico em eletromecânica (modalidade integrada) e apresentou o trabalho intitulado Desenvolvimento de um Gerador Fotovoltaico de 300 Wp para Ensino e Pesquisa em Sistemas de Geração de Energia Elétricaque foi desenvolvido por ela e os alunos Ayran Gabriel Duque Souza Lima e Matheus das Neve Silva. O trabalho é um fruto do projeto Energia Fotovoltaica no Campus Paulo Afonsofinanciado pelo Programas Universais do IFBA, coordenado pelo professor Evandro Ailson de Freitas Nunes e pela auxiliar de biblioteca Elizabete Lira do Nascimento. O projeto buscou utilizar módulos fotovoltaicos em desuso no campus para a geração de energia elétrica e desenvolver uma plataforma didática para incentivo ao estudo e pesquisa na área.

A apresentação dos alunos André Luiz de Oliveira Nunes, Jonathan Vieira França e Letícia Silva Oliveira Matos pode ser prestigiada por meio do link: https://youtu.be/y1jgi7mNd18?t=1.

O professor Evandro Nunes, destaca a importância de iniciativas que aproximam os alunos do IFBA da pesquisa, proporciona ricas experiências acadêmicas e de vida, além de estimular a parceria entre instituições de ensino e empresas atuantes no setor de energia elétrica.

O I ERSEA foi o primeiro evento para a região do Estado de Alagoas e seus vizinhos e visa reunir alunos, professores, engenheiros e tecnólogos dos eixos de engenharia elétrica e automação bem como as áreas afins.