Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Informes > Notícias > Noticias 2020 > Estudantes do IFBA conquistam medalhas em Olimpíada de Matemática

Estudantes do IFBA conquistam medalhas em Olimpíada de Matemática

publicado: 04/12/2020 08h32, última modificação: 04/12/2020 08h32

Dois ouros, nove pratas, oito bronzes e dez menções honrosas. Esse foi o resultado da participação dos estudantes dos campi Barreiras, Eunápolis, Jacobina, Paulo Afonso, Seabra e Simões Filho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF).

Voltada para estudantes do ensino técnico integrado ao médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a OMIF tem por objetivo estimular o interesse pela matemática, colaborando com a redução de déficits de aprendizado, ao promover interação entre estudantes e professores de diversas regiões do país.

Caio.jpgArthur.jpgVeteranos na competição, os medalhistas de ouro do IFBA, Arthur Sambrano Costa Dantas e Caio Monteiro de Oliveira,   cursam o ensino técnico integrado em edificações no campus Eunápolis e provam que uma boa amizade pode sim fazer a diferença nos estudos. Caio explicou como ele e o amigo se prepararam para a competição deste ano: “nós utilizamos provas anteriores, eu e o Arthur mandávamos questões também um para o outro e discutíamos muito no período de preparação. Não só questões da OMIF, como também da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica  (ITA) e questões de outras olimpíadas, pois desde que cada um de nós já foi em edições presenciais da OMIF temos um contato muito próximo com o Clube Olímpico do Campus Salvador. De vez em quando pegávamos questões que eles compartilhavam e ficamos debatendo entre nós mesmos” , detalhou.

Já para a estreante nesta competição, Larissa Araújo, medalhista de prata e estudante do 2º ano de eletromecânica do campus Jacobina. participar da OMIF foi uma das melhores experiências que já teve com olimpíadas do conhecimento. “Eu já havia participado de algumas: química, história, física, matemática... Os problemas desta prova envolviam a aplicação da matemática em âmbitos diversificados. Isso exigia estratégia e raciocínio lógico. Então comecei a ter um novo olhar sobre os desafios matemáticos. Em meio à pandemia, estudar não está sendo fácil para todos! O apoio dos professores do campus foi crucial para nosso bom desempenho”, explicou a estudante.

OMIF 2020

A primeira fase da Olimpíada consistiu em uma prova online e foi realizada no dia 25 de outubro, enquanto a segunda fase foi caracterizada por um evento online, ocorrido nos dias  20 e 22 de novembro, que incluiu  palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais e mostra de jogos.

Todas as informações a respeito da OMIF 2020 estão disponíveis em: omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt

Confira a relação de alunos premiados

Barreiras: Edilson Elias Barbosa Guedes Dias (medalha de prata), Guilherme Galvão de Oliveira Pinto (medalha de bronze) e  João Vitor Guedes de Oliveira (menção honrosa)

Eunápolis: Arthur Sambrano Costa Dantas (medalha de ouro), Caio Monteiro de Oliveira (medalha de ouro), Murillo Eduardo Lima Coutinho (medalha de prata), Kaique Silva Santos (medalha de prata), Camilly André da Silva (medalha de prata), Luan Miguel Conceição Pinheiro (medalha de bronze), Ana Carolina de Jesus Oliveira (medalha de bronze), Evyllin Luíse Chagas Nascimento Gama (medalha de bronze), Sabrina Santana Santos (menção honrosa), Márcio Lima da Rocha (menção honrosa) e Ana Beatriz de Andrade Casiano (menção honrosa).

Jacobina: Arthur Oliveira Santos (medalha de prata), Larissa Mariano Araújo(medalha de prata), Thales Gabriel Queiroz Santos (medalha de bronze), Gabriel Leví Carvalho Alves dos Santos (menção honrosa) e  Kevillyn Gama Batista (menção honrosa).

Paulo Afonso: Luan Lucas Alves Varjão (medalha de prata).

Seabra: Nalberth Tokuji Kagiya (medalha de prata), Gustavo Cauã Jaccoud Ferreira(medalha de bronze), Styves Barros Miranda (medalha de bronze),Gregório Cândido dos Santos Valadares de Almeida (menção honrosa) e Raiane Araujo Brandão (menção honrosa).

Simões Filho: Atirson Santos Liborio de Castro (medalha de prata), Lucas Couto de Oliveira (medalha de bronze), Gabriel Ferreira Barreto (menção honrosa) e Mateus Carlos dos Santos (menção honrosa)

por Iali Moradillo

Com informações da comunicação dos campi Barreiras, Eunápolis, Jacobina, Paulo Afonso, Seabra e Simões Filho