Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Informes > Notícias > Notícias 2019 > Alunos do primeiro ano realizam exposição fotográfica no campus

Alunos do primeiro ano realizam exposição fotográfica no campus

publicado: 11/03/2019 15h59, última modificação: 11/03/2019 16h04

Entre os dias 12 de fevereiro e 18 de março, acontece no campus Paulo Afonso, a exposição fotográfica Íntimos do IFBA, realizada pelos alunos do primeiro ano dos cursos técnicos do IFBA.

Íntimos do IFBA é uma exposição fotográfica envolvendo os alunos do primeiro ano dos cursos técnicos do campus de Paulo Afonso e tem por objetivo foi capturar detalhes do campus e atribuir-lhes significados singulares. Os títulos que acompanham as fotografias desafiam o espectador no sentido de estabelecer conexões semânticas entre palavra e imagem.

Segundo o Professor de Artes Genilson Silva, idealizador do projeto, trabalhou-se na sala de aula a questão do exercício do olhar: “seja na arte ou na ciência, a capacidade enxergar e transfigurar o lugar comum é que traz a inovação. Muitas vezes passamos pelos mesmos lugares ou as mesmas situações e deixamos nossa percepção adormecida. Para inovar, se faz necessário um constante estado de experimentação dos sentidos, pois eles são as primeiras portas por onde adentram os diversos tipos de conhecimentos”, frisou o professor. Os textos e os títulos de cada imagem surgiram a partir da leitura subjetiva de cada fotografia. Os integrantes dos grupos trocaram impressões sobre as imagens criando conexões desafiadores entre as palavras e as imagens.

Na avaliação do professor Genilson Silva, que utiliza o nome artístico de Victor Venas, o processo vivenciado pelos alunos contribuiu para o desenvolvimento da leitura de imagens e da subjetividade. A abordagem metodológica utilizada e os resultados obtidos irão se desdobrar em outro projeto envolvendo ensaios fotográficos surrealistas em preto e branco.

A exposição é aberta também ao público externo durante todo o dia.

Depoimentos dos Alunos

Exposição Íntimos do IFBA
Local: IFBA Campus Paulo Afonso
Orientador: Prof. Genilson Silva (Victor Venas)