Início | Matrículas | Solicitações | Documentos | SUAP | PROSEL | SISU | Login | Dúvidas
Posso retornar a um curso que abandonei no IFBA?
O estudante que perder o direito a matrícula, poderá formalizar na CORES, através de requerimento, com a devida justificativa, o seu pedido de reintegração, dirigido à Coordenação de Curso.
Para os cursos técnicos de nível médio não será concedida a reintegração ao curso para o estudante na primeira etapa ou para o estudante desvinculado da Instituição por mais de 12 meses.
As solicitações para reintegração ao curso deverão ser realizadas em prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.
Como funciona o Atendimento Domiciliar?
O atendimento domiciliar é um processo que envolve tanto a família quanto a instituição e possibilita ao estudante dos cursos presenciais e a distância realizar atividades acadêmicas em domicílio, quando houver impedimento de frequência às aulas presenciais, sem prejuízo na sua vida acadêmica, mediante comprovação da necessidade de se fazer atendimento domiciliar.
Terá direito ao atendimento domiciliar o estudante que necessitar ausentar-se das aulas presenciais por um período superior a 15 (quinze) dias, nos seguintes casos:
- ser portador de doença infectocontagiosa comprovado por atestado médico;
- necessitar de tratamento de saúde com o afastamento comprovado por atestado médico ou odontológico;
- necessitar acompanhar parentes (cônjuge ou companheiro/a, pais, filho, e menor ou dependente sob sua guarda ou sob sua tutela) com problemas de saúde e ficar comprovada a necessidade de assistência intensiva, com o parecer do serviço social do Campus;
- ter direito a licença gestante, a contar da data requerida.
O atendimento domiciliar será efetivado mediante relatório médico ou odontológico.
Para que o estudante seja submetido ao Regime de Exercícios Domiciliares é necessário oficializar pedido via requerimento protocolizado na CORES, dirigido à Coordenação de Curso. No referido requerimento, deverão ser anexados o laudo do médico responsável com sua assinatura e o número de sua matrícula no Conselho Regional de Medicina (CRM), além do período do afastamento e a especificação acerca da natureza do impedimento com indicação do Código Internacional de Doença (CID).
Qual o procedimento para solicitar 2ª chamada de avaliação?
Ao estudante que faltar a qualquer atividade avaliativa, será facultado o direito à segunda chamada quando requerida, no prazo de dois dias úteis após o término do prazo de afastamento. Para isso é obrigatória a solicitação, por escrito, por meio de requerimento próprio, na CORES, anexando documentos comprobatórios, se possível.
O aluno poderá solicitar a 2ª chamada nos casos previstos pela Organização Didática dos Cursos Técnicos ou nas Normas Acadêmicas do Ensino Superior.
Como se dá a aprovação no módulo/período letivo?
Em cursos técnicos: O estudante precisa ter obtido a média mínima 6,0 em cada componente curricular e apresentar frequência superior a 75% no período letivo.
Em cursos superiores: O estudante deve obter a média mínima 7,0 (sem Prova Final) no componente curricular e apresentar frequência superior a 75% do total de aulas previstas para o componente curricular. O estudante deve obter a média mínima 5,0 (com Prova Final) no componente curricular e apresentar frequência superior a 75% do total de aulas previstas para o componente curricular.
Como ocorre a conclusão do curso para os cursos técnicos de nível médio?
A diplomação na educação profissional técnica de nível médio se efetivará somente após a integralização de todos os componentes constantes da matriz curricular e do projeto pedagógico do curso, incluindo a parte prática do mesmo (estágio curricular obrigatório ou TCC).
Qual o tempo máximo para conclusão dos cursos superiores?
De acordo com as Normas Acadêmicas do Ensino Superior, será o dobro do tempo mínimo previsto na matriz curricular.
É possível solicitar Aproveitamento de Estudos/Disciplinas?
Entende-se por aproveitamento de estudos/disciplinas o processo de reconhecimento de componente curricular cursado com aprovação em instituições de ensino nacionais ou estrangeiras (credenciadas pelo Ministério da Educação, oficiais ou reconhecidas), quando solicitado pelo estudante regularmente matriculado.
Para solicitar o aproveitamento de estudos, o aluno deverá entregar requerimento à CORES com os documentos comprobatórios (histórico, ementas e plano de ensino). Até o deferimento do pedido, o aluno deverá frequentar as aulas do componente curricular, a fim de evitar futuros transtornos, em caso de resposta negativa.
O aproveitamento de estudos/disciplinas para reconhecimento de disciplinas ou etapas cursadas com aprovação poderá ser solicitado em qualquer época para os cursos superiores. Para os cursos técnicos, a solicitação deverá ser feita em período previsto no calendário acadêmico.
Não poderá ser concedido aproveitamento de estudos do ensino médio para os cursos técnicos integrados, conforme Parágrafo Único do Art. 58 da Organização Didática dos Cursos Técnicos.
Sendo aluno de curso técnico, posso solicitar transferência para outro Campus (Transferência Interna)?
Sim, o aluno poderá solicitar no campus destino sua transferência, desde que:
- A unidade de destino possua a mesma habilitação profissional da instituição ou unidade de origem;
- A etapa do curso pretendido esteja sendo ofertada;
- Exista vaga na etapa do curso pretendido;
- O aluno seja portador de documento comprobatório de aprovação na etapa do curso anterior à etapa pleiteada.
Assim sendo, o aluno deverá entrar em contato com o campus para o qual deseja se transferir, a fim de buscar mais informações.
Estou matriculado em um curso superior no IFBA. Posso solicitar mudança de curso, dentro do mesmo campus ou para campi diferentes?
Sim, através da chamada de transferência interna.
Tal procedimento poderá ser realizado desde que:
Haja, preferencialmente, similaridade entre o curso de origem e o pretendido no que concerne à área de conhecimentos ou eixo tecnológico e atenda aos pré-requisitos de escolaridade e/ou especificidades do curso, mediante comprovação, definidos em edital.
O que vem a ser uma transferência externa?
Entende-se por transferência externa a transferência de outra instituição para o IFBA, bem como do IFBA para outra instituição de ensino, pública ou privada.
O estudante que solicitar Transferência do IFBA para outra escola, deverá estar em dias com suas obrigações escolares, não podendo haver pendências com a CORES (documentos), Biblioteca (empréstimos de livros) ou Direção de Ensino (livros didáticos).
A solicitação de Transferência, para alunos menores de 18 anos, deve ser realizada por um dos pais ou responsável legal.
Como faço para entrar em Curso Superior do IFBA como portador de Diploma?
Há um edital específico com publicação prevista no Calendário Acadêmico para ingresso de portadores de diploma. O candidato terá que atender aos requisitos do edital para concorrer às vagas ofertadas.
Como fico sabendo do resultado de um processo de Requerimento?
Para a maioria dos processos de requerimento, o resultado é publicado no mural da CORES e deve ser verificado pessoalmente.
Em alguns casos específicos a consulta também pode ser realizada por telefone, como por exemplo, a solicitação de “matrícula fora do prazo”. Neste caso o Requerente informa o número do protocolo registrado no canhoto destacado do requerimento.
Atualmente, devido à pandemia causada pela COVID-19, as solicitações estão sendo realizadas através de e-mail enviado à CORES e seus resultados são enviados para o e-mail do solicitante.
Posso solicitar a conclusão apenas do Ensino Médio nos cursos integrados?
Não. A modalidade do curso é técnico INTEGRADO ao ensino médio, não possuindo separação entre as partes. O aluno é considerado concluinte somente após cumprir com aprovação todas as cargas horárias constantes na Matriz Curricular do curso, inclusive da parte prática (Estágio Supervisionado obrigatório ou TCC).
Qual o procedimento para solicitar Diploma?
O aluno que concluiu com êxito todos os componentes curriculares de seu curso (carga horária, estágios, TCC, AACC, colação de grau etc) poderá solicitar junto à CORES o seu diploma através de requerimento próprio.
Para diploma dos cursos técnicos de nível médio é necessário anexar ao requerimento cópia do RG e CPF.
Para diploma dos cursos de nível superior o requerente deverá anexar cópia dos seguintes documentos:
7. Certidão de quitação com a Justiça Eleitoral.
Todas as cópias deverão ser autenticadas em cartório ou na própria CORES, com a apresentação dos originais no momento da entrada da solicitação.
O estudante que solicitar qualquer documento de conclusão deverá estar em dias com suas obrigações escolares, não podendo haver pendências com a CORES (documentos), Biblioteca (empréstimos de livros) ou Direção de Ensino (livros didáticos).
Quem pode retirar documentos junto à CORES?
O próprio estudante com a apresentação de documento oficial de identidade atualizado pode retirar o documento solicitado.
A retirada de documentos para estudantes menores de 18 anos pode ser realizada por um dos pais ou representante legal com a apresentação de documento oficial de identidade atualizado.
Para estudantes maiores de 18 anos, a retirada somente é permitida a terceiros por meio de procuração e documento de identificação atualizado. Mesmo que os mesmos sejam pais do discente, sendo o mesmo maior de idade, deve ser apresentado uma procuração.
Qual modelo de procuração posso apresentar ao IFBA para representar estudante ou egresso?
A procuração, que é um instrumento formal e legal através do qual uma pessoa autoriza outra a agir em seu nome, poderá ser pública, feita em cartório ou pode ser particular, digitada ou redigida de próprio punho, com a assinatura do outorgante, conforme a assinatura da Identidade.
No ato de apresentação da procuração, não sendo esta registrada em cartório, a cópia da identidade e CPF do outorgante deve está anexada ao documento.
O outorgado precisa apresentar também sua identidade e CPF.
Na procuração, o outorgante detalha quais poderes confere ao outorgado, com que objetivo e qual sua extensão.