Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Cursos > Integrado > Eletromecânica
conteúdo

ELETROMECÂNICA - FORMA INTEGRADA


Ficha Técnica do Curso

FormaIntegrada
Turno
Diurno: 07:00 às 12:20 h

*Algumas turmas terão aula à tarde.
Tempo para Integralização:Mínimo: 4 (quatro) anos 
Máximo: 8 (oito) anos
Número de Turmas: 01 Turmas de 30 Alunos/Anual
Oferta de Vagas30 vagas/anual

Carga Horária

Núcleo Comum: 2100 horas
Área Diversificada:  630 horas
Área Técnica: 960 horas
Estágio Curricular/TCC: 240 horas
Regime letivo
Anual
Dimensão das Turmas:
Aulas teóricas: até 30 alunos;
Aulas práticas até 30 alunos.
ModalidadePresencial
Habilitação:Técnico de Nível Médio.
Forma de ingressoProsel
Reconhecimento do MEC
Curso Técnico regido pela Lei nº 9.394/96, pelo Decreto nº 5.154/04 e pela Resolução CONSUP Nº 99 de 12 de agosto de 2014.                  


Contatos

Laboratórios

  • Laboratório Mecânica
  • Laboratório Eletrotécnica
  • Laboratório Eletrônica
  • Laboratório Automação

Matriz curricular

Documentos

Sobre o curso

Os cursos integrados se destinam a alunos que concluíram o ensino fundamental (8ª série/9º ano) e pretendem conciliar ensino médio com formação profissional.

O Curso Técnico de Nível Médio em Eletromecânica oferecido pelo IFBA – Campus Paulo Afonso tem como objetivo formar cidadão com preparação humanística, sociológica, filosófica, artística, científica e tecnológica e com competência para a habilitação profissional técnica em Eletromecânica Além do autoaperfeiçoamento das aprendizagens realizadas que possibilitem a continuidade dos estudos e a adequação às constantes mudanças que estão se processando na sociedade e no mundo do trabalho.

Objetivos Específicos da formação de Técnico em Eletromecânica

  • Desenvolver as competências requeridas pela formação do técnico em eletromecânica para que os mesmos possam atuar com eficiência e eficácia no planejamento, na programação, no controle e na execução da manutenção eletromecânica;
  • Formar profissionais aptos a atuarem no mercado de trabalho globalizado, na perspectiva de construção do pensamento sistêmico, crítico, criativo e intuitivo, capaz de adaptar-se às rápidas mudanças sociais e tecnológicas;
  • Habilitar técnicos para atuarem na área de manutenção elétrica e mecânica, projetos, instalação e planejamento em atividades do eletromecânico;
  • Qualificar profissional capacitado em analisar circuitos elétricos de corrente contínua e compreender esquemas de instalação residencial;
  • Qualificar profissional capacitado em analisar circuitos elétricos de corrente contínua e alternada de sistemas trifásicos e projetar instalações elétricas residenciais e prediais;
  • Propiciar habilitação legal aos que se encontram atuando como força de trabalho na área técnica de Eletromecânica;
  • Qualificar e/ou requalificar trabalhadores que estejam ou estiveram no mercado de trabalho para a área profissional de indústria, em atividades pertinentes ao técnico em Eletromecânica;
  • Capacitar técnicos para atender demandas na área de manutenção, projetos e instalações elétricas de dispositivos e equipamentos eletromecânicos de uso industrial ou embarcado;
  • Qualificar e requalificar profissionais que atuam na área de eletricidade e/ou mecânica;
  • Capacitar técnicos para gerirem seu próprio processo de trabalho na área profissional de indústria, em atividades de eletromecânica, através de ações empreendedoras;
  • Desenvolver competências e habilidades para a atuação plena do técnico em Eletromecânica em áreas como projetos elétricos e mecânicos, manutenção elétrica, manutenção de máquinas e motores, instalação elétrica, planejamento e orçamento de serviços eletromecânicos entre outras atividades profissionais em setores da indústria, comércio, automotivo, agroindustrial, etc.
  • Oportunizar o acesso à Educação Profissional pública aos egressos do Ensino Fundamental da cidade de Paulo Afonso e regiões circunvizinhas.

Perfil do futuro profissional (egresso)

No campo de atuação, o Técnico em Eletromecânica poderá exercer atividades nas áreas de Elétrica ou Mecânica, sob a supervisão de um engenheiro mecânico ou eletricista, podendo assumir a coordenação de grupos de trabalho, nos seguintes ramos da atividade industrial: Indústria Automobilística, Indústria da Construção Civil, Indústria Naval, Indústria Aeronáutica, Indústria Aeroespacial, Indústria Eletroeletrônica, Indústria Mecânica, Indústria Química, Indústria Petroquímica, Indústria Siderúrgica, Indústria Petrolífera, Centros de Pesquisa, Laboratórios, de prestação de serviços, Empresas de Projetos, Produção, Manutenção, Montagem e demais setores da área Metal-Mecânica e Empresas distribuidoras de energia elétrica.


O Técnico em Eletromecânica será capaz de desenvolver o seguinte elenco de atividades:   


  • Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas.
  • Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas na seleção de materiais metálicos necessários aos processos de fabricação, instalação de máquinas e equipamentos e na manutenção industrial.
  • Aplicar normas técnicas de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho e de controle de qualidade no processo industrial.
  • Aplicar métodos, processos e logística na produção, instalação e manutenção.
  • Operar e supervisionar equipamentos elétricos industriais.
  • Identificar e sugerir a solução de defeitos em máquinas elétricas.
  • Supervisionar a implantação de instalações elétricas prediais e industriais.
  • Projetar sistemas eletrônicos para instrumentação e controle de motores.
  • Projetar sistemas de eletrônica embarcada.
  • Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias.
  • Identificar os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo.
  • Participar de atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização e o uso de fontes alternativas.

 

 Onde atua:

Empresas de manutenção e automação; indústrias; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa; concessionárias de energia.

Processo de seleção

O ingresso ao Curso Técnico de Nível Médio far-se-á por meio de processo seletivo realizado de acordo com as normas emanadas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, do Regimento Interno e da Legislação vigente.

Através de edital específico, à época de cada Exame de Seleção, será divulgado o período de seleção, o número de turmas e vagas, os conteúdos das provas, os critérios para a chamada dos candidatos e o horário de funcionamento do Curso Técnico de Nível Médio em Informática do IFBA – Campus Paulo Afonso.
Considerando a natureza, acentuadamente prática, do Curso de Informática e primando pela qualidade do trabalho em laboratórios, recomenda-se a oferta máxima de 30 vagas por turma. 

O Processo Seletivo  será oferecido uma vez ao ano e obedecerá aos trâmites de todos os cursos técnicos do IFBA, segundo critérios institucionais objetivando apreciação das competências e habilidades dos candidatos. 

Campus de Paulo Afonso: Rua Marcondes Ferraz, nº200 - General Dutra, Paulo Afonso - Ba | CEP: 48607-000 | Tel.:  (75) 3281-9428
Copyright © 2017 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Todos os direitos reservados.