Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Acesso à Informação > Notícias e Comunicados.PAF > Notícias > IFBA Paulo Afonso realizou Jornada Pedagógica 2024 sob o tema "Interdisciplinariedade"
conteúdo

IFBA Paulo Afonso realizou Jornada Pedagógica 2024 sob o tema "Interdisciplinariedade"

publicado: 09/02/2024 16h12, última modificação: 09/02/2024 16h12
Exibir carrossel de imagens Fotos: Fernando Costa Jornada Pedagógica 2024

Jornada Pedagógica 2024


Ocorreu nos dias 01 e 02 de fevereiro a Jornada Pedagógica do IFBA,
Campus Paulo Afonso, com o tema, “Interdisciplinariedade no contexto do IFBA Campus Paulo Afonso.

Logo no primeiro dia, tivemos um café da manhã coletivo com professores (as), técnico-administrativos(as) e terceirizados (as).

Dando prosseguimento, o Diretor de Ensino, o Prof. Me. Luís Lira Leal, o servidor Joeltom Souza Aranha, representando a Diretoria de Administração e Planejamento e o Diretor Geral, Prof. Esp. Sílvio Maurício Magalhães Lima, declararam oficialmente o início da JP 2024.

Destacaram-se neste dia, a performance artística, do Prof. Dr. Genilson Silva; o diálogo com o Prof. Dr. Leonardo Rangel Reis, do campus Salvador, sobre “ Currículo e Interdisciplinaridade na Educação Profissional e Tecnológica – Dos Cursos Técnicos ao Nível Superior. Em que os presentes mobilizaram conhecimentos prévios e tiveram a oportunidades de aprenderem e/ou ressignificarem concepções de currículo e interdisciplinariedade com ênfase na Educação Profissional e Tecnológica e no Ensino Médio Integrado.

Em seguida, os professores, Me. Rhuan Carvalho e Esp. Leonardo Paiva, socializaram algumas atividades interdisciplinares desenvolvidas no ano letivo anterior.

Logo após, o servidor, Enfermeiro Esp. e Coordenador da Comissão da Assistência Estudantil (CGAE), Ércules Machado, tratou dos Programas de Assistência Estudantil: natureza, recursos orçamentários e disponibilizou link para os presentes manifestarem interesse em participar.

Para finalizar, o Prof. Me. Rhuan Carvalho apresentou alguns dados acadêmicos extraídos da Plataforma Nilo Peçanha, em que os presentes dialogaram e propuseram possíveis tratativas para o ano letivo de 2024.

E no dia 02 de fevereiro, o Prof. Dr. Genilson Silva, iniciou a JP conversando com os presentes, sobre “ Mediação de Ações Poéticas e Interdisciplinaridade”, foi um momento de imersão artística, cultural e estética, em que diversos saberes articulados entre sim, evidenciaram a possibilidade do currículo interdisciplinar.

A posteriori, a Magnífica Reitora, Profa. Dra. Luzia Mota; o Chefe de Gabinete, o Prof. Dr. Philipe Murillo e a Diretora de Administração e Planejamento da Reitoria, Esp. Maria Gorete, saudaram os(as) presentes e falaram sobre o planejamento institucional para este ano.

Também contamos com a presença da Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Ma. Gabriela Cabral Leal e a Prof.a Dra. Gicelma de Oliveira Cavalcante, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mãe de uma estudante do campus, que contribuíram significativamente com o tema, “ Interdisciplinaridade e Educação Inclusiva”.

Logo depois, os professores iniciaram diálogo em prol de planejar atividades – projetos – interdisciplinares para o ano letivo vigente, organizados por coordenação de curso e de área. Seguidamente, cada grupo socializou a ideia inicial e foi possível que os demais contribuíssem.

Registra-se que na JP 2024 participaram e foram apresentados os novos professores e técnico- administrativos do campus.

A Jornada Pedagógica 2024 do IFBA, Campus Paulo Afonso, foi organizada por uma Comissão instituída pela Portaria no 104, de 06 de Novembro de 2023.