Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Acesso à Informação > Notícias e Comunicados.PAF > Notícias > IFBA realiza formatura das turmas dos cursos de eletricista de sistemas fotovoltaicos
conteúdo

IFBA realiza formatura das turmas dos cursos de eletricista de sistemas fotovoltaicos

publicado: 19/12/2023 11h42, última modificação: 19/12/2023 11h42
Exibir carrossel de imagens Fotos: Fernando Costa Entrega dos Certificados 2023

Entrega dos Certificados 2023

O IFBA Paulo Afonso promoveu, no dia 14 de dezembro, a solenidade de certificação das 04 turmas do Programa Qualifica Mais EnergIF. A cerimônia aconteceu às 19h30, no auditório do IFBA e contou com a presença do professor Sílvio Lima, Diretor-geral do Campus Paulo Afonso; do técnico de laboratório Fernando Carlos, representando a Direção de Ensino; do Professor Saulo Farias Alves, Supervisor do curso e dos professores do curso e familiares dos concluintes. Foram certificados 91 alunos no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.

Segundo o Diretor-Geral, professora Sílvio Lima, o curso marca o fortalecimento do setor em um momento estratégico para um mercado em ascensão: “Estamos participando da transformação da nossa história, num assunto tão estratégico que é a energia e colocando no mercado trabalhadores qualificados que atenderão as diversas empresas que estão surgindo. Nossa meta é continuar oferecendo cursos desse tipo aqui no IFBA e em 2024 teremos, além do programa do EnergIF, outros programas que já confirmaram parceria com o IFBA na oferta de novos cursos. Ampliaremos a oferta de vagas nos cursos FIC com certeza. As perspectivas são animadoras para os próximos anos.”

O supervisor do curso, professor Saulo Farias, ressaltou a satisfação em participar do programa, assim como enfatizou a importância do IFBA na oferta de cursos relacionados à área de energias renováveis na Rede Federal: “o EnergIF é um programa que atende as demandas crescentes em nossa região, não só em Paulo Afonso, mas em cidades vizinhas de outros estados, o que mostra a nossa vocação: ofertar cursos, qualificando mão-de-obra local e regional. Foi uma experiência nova para mim coordenar a aplicação desse curso aqui no IFBA. Eu sou professor do IFBA e tive que organizar toda a logística que envolve o curso para fazer funcionar, foi desafiador mas no final foi gratificante poder entregar a vocês esse certificado.”

O curso de qualificação profissional de Eletricista, de Sistema de Energias Renováveis atende aos objetivos do Programa EnergIF, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (Mec), que tem por objetivo adotar medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades. A oferta de curso é vinculada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e se caracteriza por ser uma linha de fomento para ofertas de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista, de Sistema de Energias Renováveis, com carga horária mínima de 200horas.