Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Acesso à Informação > Notícias e Comunicados.PAF > Notícias > Alunos do IFBA são destaque na redação do ENEM 2022
conteúdo

Alunos do IFBA são destaque na redação do ENEM 2022

publicado: 17/02/2023 15h33, última modificação: 17/02/2023 15h53

Ensino público, gratuito e de qualidade. Essa é a fórmula utilizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Paulo Afonso – que há 12 anos vem ajudando os alunos a obter destaque com as melhores médias na prova de redação da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre os alunos que se destacaram esse ano, entrevistamos: Any Caroliny que conseguiu 960 pontos e Helen Maria, que fez 940 pontos, ambas do curso técnico em biocombustíveis; Túlio Oliveira, com 920 pontos, do curso técnico em informática; Alan Gomes, com 880 pontos e Felipe Varjão, com 840 pontos, ambos do curso técnico em eletromecânica. Todos estão no último ano de estudos no IFBA. São jovens cheios de sonhos que enfrentam uma série de desafios, mas que puderam contar no IFBA com profissionais acolhedores, dispostos a ajudar e transformar vidas por meio da educação.

O IFBA tem como missão “promover a formação do cidadão histórico-crítico, oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país”

Perguntamos a eles sobre qual foi a estratégia utilizada para se preparar para a redação. O que observamos é que todos faziam algumas redações com variados temas a cada semana. Também aproveitavam para assistir filmes e séries que tratam de temas atuais, a fim de desenvolver um senso crítico sobre o assunto abordado: “no IFBA aprendemos a estudar a criticidade das obras, sejam livros, filmes ou séries. As aulas, principalmente de história, sociologia e literatura nos incentivam a todo momento a treinar nosso olhar dessa forma, bem como argumentar sobre tudo a partir do que é apresentado na sala de aula”, destacou Any.

Outro destaque abordado por eles é a estratégia de construção de uma produção textual que atenda as competências que são avaliadas pelo Enem. Alan destacou que estudou também o manual dos corretores da redação e a teoria de resposta ao item (TRI) do Enem: “eu procurei estudar esses documentos em que podemos conhecer melhor as competências avaliadas e os deslizes que diminuem a nota da redação e das questões da prova. Cheguei à conclusão que Enem é uma prova de estratégia, não somente de conhecimento”, ponderou.

Para Mariana Seixas, professora de história do IFBA, é motivo de orgulho ver o desempenho dos estudantes: “significa que eles conseguem elaborar raciocínios e defender argumentos com muita maturidade. Nas nossas aulas, estimulamos exatamente isso. Reforçamos como é importante defender ideias a partir de fontes confiáveis, dados estatísticos, falas de especialistas, sempre associando nosso desenvolvimento histórico com a nossa realidade. Os resultados confirmam que essa metodologia está dando certo!”

Antônio Neto, que leciona português no IFBA, falou o que pensa da produção textual na perspectiva da observação da vida em sociedade e que está integrada nas diversas humanidades: “essa discussão é interessante quando as ciências sociais, história, filosofia, geografia, entre outras, contribuem de forma decisiva para que os alunos possam desenvolver a competência argumentativa, além da capacidade mnemônica (técnicas de memorização) que eles adquirem ao estudar essas narrativas que dialogam diretamente com os problemas sociais. A participação conjunta do IFBA nesse sentido, é magnífica, dá pra notar a vontade deles em aprender. É uma satisfação muito grande saber que há um impacto de nossa disciplina de produção textual no sucesso desses alunos. A redação é um instrumento puro da cidadania, o aluno se consolida como cidadão quando ele argumenta nos seus textos. É um orgulho dar aula no IFBA e ser professor desses alunos que são muito esforçados”.

O IFBA Paulo Afonso parabeniza os estudantes pelo brilhante desempenho na redação. 

https://www.instagram.com/p/CosJAg7OkG7/