Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Acesso à Informação > Notícias e Comunicados.PAF > Notícias > Alunos do IFBA conquistam lugar nas melhores universidades do país
conteúdo

Alunos do IFBA conquistam lugar nas melhores universidades do país

publicado: 17/02/2023 16h11, última modificação: 17/02/2023 16h11

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Paulo Afonso vem se destacando a cada ano com a aprovação de seus alunos nas melhores universidades públicas e privadas do país. Tem sido assim desde as primeiras turmas concluintes, os alunos reconhecem a qualidade do ensino ofertado.

 São horas incansáveis de estudos e uma ampla rede de apoio dos professores para que os alunos pudessem realizar o sonho de ingressar na universidade. São inúmeras as aprovações nos mais variados cursos, como medicina, odontologia, direito, psicologia, dentre outros. Alunos que concluíram seu curso no IFBA e alçaram novos voos em busca da sonhada graduação. Este ano, cerca de vários estudantes do IFBA Paulo Afonso obtiveram boas notas no ENEM ou prestaram vestibular nas mais conceituadas instituições públicas e privadas de ensino superior do país.

 É o caso da egressa Letícia Oliveira do curso técnico em eletromecânica, que prestou vestibular na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo aprovada no curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia:

“eu sabia das complexidades que envolviam a realização do meu sonho de estudar na Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma das melhores universidades do Brasil e, assim, eu segui estudando para as provas do vestibular, por conta própria, com muita disciplina e esforço, uma vez que tinha que conciliar a minha rotina com as demandas do IFBA. Durante esse período, o apoio e o incentivo da minha mãe e de alguns professores, que atualmente são meus grandes amigos, foram essenciais. Eu escolhi cursar Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia porque é uma profissão que envolve a aplicação de avanços tecnológicos da biologia em escala industrial, a fim de solucionar um problema ou a criação de um novo produto. Além disso, com essa profissão, é possível atuar em áreas como: saúde, agricultura, indústria de produção de alimentos e bebidas. Portanto, penso que a Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é um curso de suma importância para a sociedade, ainda que não seja popularmente conhecido”.

 Para Maria Vitória, do curso técnico em biocombustíveis, que teve nota suficiente para ser aprovada via SISU em 6 universidades, escolheu o curso de Engenharia Química na Universidade Federal de Santa Maria – RS (UFSM), falou sobre a importância do IFBA em sua preparação: “O IFBA foi essencial na minha trajetória, contando com docentes que sempre me motivaram e me incentivaram em busca das melhores universidades do país. Eles

tiveram um papel indispensável na oferta de conteúdos e compartilhamentos de experiências motivacionais em busca desse sonhos: graduados, mestres e doutores e nesse ramo em que eu almejava seguir. Sem contar nas responsabilidades assumidas no IFBA durante o processo, que me fizeram amadurecer e construir a discente que ingressará na universidade. A minha metodologia de estudos durante o ano de 2022 foi voltado para todas as dificuldades que apresentei em anos anteriores, já que aquele era o meu ano definitivo de vestibular, foquei na resolução de questões, correção dessas questões, simulados e redações semanais.
Após o resultado, tive um top 3 de ingresso para possíveis universidades, que seriam: UFMG, UFRGS E UFSM. Consegui aprovação dentro do meu top 3 e me matriculei em busca do meu sonho.”

 Em funcionamento há 12 anos, o IFBA possui uma estrutura que proporciona boas condições de aprendizado para o aluno. Além das salas de aula com instalações adequadas, a escola conta com uma biblioteca atualizada, acesso à internet, espaços de lazer e muitos laboratórios para as aulas práticas, o que facilita o aprendizado. Também o diferencial é corpo técnico qualificado, com professores mestres e doutores, bem como boa parte dos técnicos administrativos, com pós-graduação e mestrado. De acordo com a direção da escola, os alunos têm a preparação do ensino médio integrado com as disciplinas técnicas e não há um direcionamento específico para o Enem: “não adianta direcionar o aluno somente para questões do conhecimento só para o vestibular se você não desenvolve a capacidade cognitiva dele. O IFBA proporciona o desenvolvimento de várias potencialidades, bem como o pensamento crítico em relação ao que acontece na sociedade. O aluno sai daqui com o diploma de técnico de nível médio, preparado para o mercado de trabalho e pronto para a universidade. Reflexo disso, temos visto as inúmeras aprovações dos nossos alunos no ENEM e nos vestibulares em todo o país, bem como no próprio IFBA que também oferta curso superior de Engenharia Elétrica”, relata Sílvio Lima, professor de informática e Diretor-Geral do IFBA que há mais de 10 anos leciona na instituição. Segundo o diretor, a meta para este ano será intensificar e ampliar ainda mais o acesso dos novos estudantes aos projetos desenvolvidos na escola. “Estamos num retorno de pandemia, caminhando aos poucos, mas pretendemos ampliar ainda mais nossos projetos de acompanhamento dos nossos alunos”, conclui.

 O IFBA parabeniza todos os aprovados no ENEM e nos vestibulares, conseguindo entrar nas universidades e que terão um futuro brilhante. Listamos aqui, algumas aprovações no ano de 2022:*

ALUNO/A.            INSTITUIÇÃO      CURSO.                           
Maria Vitória

UFSM , UNIPAMPA, 

UNIFACS, UNIT/AL, AGES

Engenharia Química
Maria Vitória UNIT/SE Engenharia Mecânica
Letícia Oliveira UFPR Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
Ranna Dinorah UFS Licenciatura em Química
Pedro Antônio UESC Direito
Luize Emanuele UNIRIOS Fisioterapia
Thiago Bernardo UFS Medicina Veterinária
Thiago Bernardo UFAL Engenharia de Pesca
Thiago Bernardo UFRB Jornalismo
Thiago Bernardo UNIRIOS Direito, Psicologia, Fisioterapia
Náthaly Gabryele UNOPAR Psicologia

* os alunos aqui relacionados foram os que tomamos conhecimento após a aprovação. Existem muitos outros que não foram relacionados.