IFBA realiza formatura do programa Mulheres Mil de 2023
O IFBA Paulo Afonso promoveu, no dia 15 de dezembro, a solenidade de certificação das turmas do Programa Mulheres Mil. A cerimônia aconteceu no auditório do Colégio João Bosco e contou com a presença do professor Sílvio Lima, Diretor-geral do Campus Paulo Afonso; do representante da Secretaria de Educação, professor Marcos Brito; da Coordenadora Pedagógica do Pronatec no IFBA, Aurelina Fernanda e da coordenadora do Programa Mulheres Mil no IFBA Paulo Afonso, Renata Lisboa. Foram certificadas 96 mulheres no curso de Microempreendedor Individual (MEI). A solenidade contou ainda com apresentação musical de Xandra Diáfana,
O diretor-geral do campus, professor Sílvio Lima, parabenizou as concluintes, desejando felicidades e boa sorte. Em seu discurso, Sílvio ressaltou que a formação profissional é uma ferramenta indispensável que possibilita ao profissional enfrentar os desafios do mundo do trabalho: "continuem estudando, nunca desistam dos seus sonhos", incentiva.
Para a coordenadora pedagógica do Pronatec, Aurelina Fernanda, além de ter sido feito uma retrospectiva do período das aulas, com relatos dos professores e alunas, o momento é de extrema importância para desenvolvimento de turmas seguintes, a partir dos feedbacks das estudantes, sendo um feito um aperfeiçoamento do programa.
Segundo a coordenadora do Programa Mulheres Mil, Renata Lisboa, disse do desafio em ofertar o programa no segundo semestre: “quando o programa foi oferecido ao campus Paulo Afonso em agosto, ficamos preocupados por conta do pouco tempo que teríamos para organizar a oferta. Mas no fim deu tudo certo e, com isso, o IFBA demonstra o quanto está preparado para a realidade dos cursos de formação inicial e continuada (FIC). Tivemos apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, um parceiro importante na oferta dos cursos, com cessão de espaços fora do IFBA, o que é de extrema importância, pois precisamos ir aonde nosso público-alvo está, nos bairros mais periféricos". Renata ainda falou que os objetivos do curso foram alcançados: "elas perceberam melhor o comportamento e o espaço da mulher na sociedade", conta.
O curso é desenvolvido para acolher mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social e incluí-las nos processos educativos e no mundo do trabalho.
Sobre o Programa Mulheres Mil
Criado em 2007, o programa Mulheres Mil tem como objetivo estimular o protagonismo das mulheres em situação de vulnerabilidade, melhorando a qualidade de vida e o meio social de que fazem parte. Estruturado nos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, o programa é oferecido pela Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo país e, em 2023, completou 16 anos de atuação.