Discentes do IFBA Paulo Afonso recebem premiação em competições matemáticas
O IFBA realizou, na última terça-feira, 23 de agosto de 2022, a solenidade de premiação dos estudantes que participaram das competições matemáticas nacionais e estaduais. O evento, que teve a presença de discentes, pais (via Google Meet), docentes e equipe diretiva do IFBA campus Paulo Afonso, premiou os alunos vitoriosos com menções honrosas e medalhas.
O Diretor-Geral, Prof. Sílvio Lima, bem como o Diretor de ensino, Prof. Luis Lira, e os professores Antônio Márcio e Elton Jones parabenizaram todo o corpo estudantil pela dedicação aos estudos, por entenderem o poder avassalador de quem estuda e conquista ainda mais cidadania e ainda o saber-fazer reflexivo, sendo, aliás, um agente protagonista de um futuro desejado, promissor, para além do espaço escolar.
Entre as premiações nacionais, os seguintes estudantes foram premiados com certificações de menção honrosa nas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizadas em 2019 e 2021:
15ª OBMEP (2019):
Ayran Gabriel Duque Souza Lima
Jailson de Matos Araújo Júnior
16ª OBMEP (2021):
Ayran Gabriel Duque Souza Lima
Everton Emanuel dos Santos Ventura
Geovana Mickaela Campos Amorim
José Klesley Pereira Feitosa
Marcus Vinicius de Souza Lima
Maria Vitória Santos de Melo
Wendell Alaimon Ribeiro dos Santos
Quanto ao alcance de medalhas em competições nacionais, os discentes conquistaram duas medalhas na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF):
OMIF 2020:
Luan Lucas Alves Varjão (medalha de prata)
OMIF 2021:
Guilherme Sobreira da Silva (medalha de menção honrosa)
E, finalmente, no tocante às conquistas estaduais, tivemos uma medalha de prata na Olimpíada Feminina de Matemática do Estado da Bahia (OFMEBA):
OFMEBA 2021:
Letícia Silva Oliveira Matos
Para Antônio Márcio, docente de matemática, o evento foi um sucesso: “os alunos ficaram contentes e o estado de alegria científica instalado no IFBA pela entrega das medalhas os motivou a participar de novos desafios olímpicos do conhecimento. Ressaltamos que, doravante, o cenário de sucesso do nosso alunado trouxe consigo a tendência de maiores conquistas acadêmicas e profissionais”.
Como resultado concreto, os docentes Elton Jones e Antônio Márcio seguem promovendo a organização de um Clube da Matemática no IFBA de Paulo Afonso, com aulas/mentorias presenciais e remotas para todo o ensino médio do campus. Todos os alunos podem fazer parte do clube, basta procurar os professores mencionados por e-mail: