Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Acesso à Informação > Notícias e Comunicados.PAF > Comunicados > 2022 > NOTA AOS ALUNOS – Retorno às Atividades Presenciais

NOTA AOS ALUNOS – Retorno às Atividades Presenciais

publicado: 29/03/2022 10h53, última modificação: 30/03/2022 08h59
Caros alunos,

Comunicamos que, conforme noticiado em nosso site e redes sociais, o IFBA Campus Paulo Afonso entrou na Fase 4 do Plano de Retomada Gradual das atividades presenciais no dia 11 de fevereiro de 2022. Conforme estabelece a Resolução nº 39, de 23 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a aprovação do Plano de Retomada Gradual às Atividades Presenciais acadêmicas e administrativas no âmbito do IFBA, a Fase 4 corresponde ao retorno de 100% do efetivo de servidores, profissionais terceirizados e estudantes às atividades presenciais. Contudo, no Campus Paulo Afonso, mesmo na fase 4, o retorno às atividades presenciais está sendo realizado de forma escalonada. Conforme a aprovação na última reunião do Conselho de Campus, o retorno 100% presencial ocorrerá no próximo dia 4 de abril de 2022, segunda-feira.

Aproveitamos para informar à comunidade IFBA e à sociedade sobre a vigência da Resolução nº 48, de 24.02.2022, que aprova o uso da comprovação de esquema vacinal contra a Covid-19 em todas as unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Algumas informações importantes aos alunos:

1. Comprovante de esquema vacinal

Os estudantes que ainda não preencheram o formulário de vacinação (clique aqui) devem preencher até sexta-feira, 1º de abril de 2022. A comprovação de vacinação é exigida para servidores, profissionais terceirizados, estagiários, estudantes e público em geral, por meio de documento comprobatório do esquema vacinal completo de acordo com calendário do Plano Nacional de Imunizações. A Resolução nº 52, de 21.03.2022, do Consup, estabelece que “serão consideradas válidas, para os fins comprobatórios de vacinação contra a Covid-19, os registros constantes dos seguintes documentos oficiais: I – Carteira de vacinação digital (ou impressa), disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS; II – Comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelas Secretarias de Saúde, estadual ou municipal, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais, nacionais ou estrangeiras ou organizações públicas ou privadas similares”. Caso não preencham, é obrigatória a apresentação do comprovante de esquema vacinal ao adentrar as dependências do IFBA.

2. Uso de máscaras obrigatório

Cumpre ressaltar ainda que continua sendo exigido o uso de máscaras em todos os espaços da Instituição.

3. Adequação das instalações do IFBA

O IFBA adotou todas as medidas possíveis para preparar o ambiente de trabalho para o momento do retorno, com aquisição de equipamentos e materiais de higiene (Álcool, Dispenser, Lavatórios, Etc.), de Equipamento de Proteção Individual (Máscaras N95 e Descartáveis) e a sinalização com orientações em conformidade com os protocolos de biossegurança da Rede Federal, do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde.

4. Uso de fardamento

É obrigatório nas instalações do IFBA para as formas integrada. Compõe o fardamento oficial: camisa da instituição com manga, calça comprida tipo jeans ou de tecido nas cores azul ou preta e calçados fechados (tênis, sapatilhas, sandálias fechadas ou sapatos). Para as turmas do subsequente e engenharia elétrica não há obrigatoriedade.  Alunos novatos que ainda não receberam, procurar a direção de ensino do campus. Outras situações, procurar a Direção de Ensino para melhor orientação.

5. Horário das aulas

O horário continua como de costume, das 7h às 12h20 para as turmas do integrado; 16h50 às 22h para as turmas de engenharia e das 18h30 às 22h para as turmas do subsequente. Calendário e Horário de aula

6. Cantina

No momento não temos cantina funcionando. Estamos na fase de contratação de nova empresa.

Estamos ansiosos para reencontrar todos presencialmente! Chegou a hora de estarmos novamente juntos na construção de um IFBA forte e de excelência, contribuindo para a formação de novos profissionais e fortalecimento da sociedade!

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Paulo Afonso