Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFBA abre seleção de Projetos para Bolsistas 2025-2026 PIBIC IFBA/FAPESB/CNPq
conteúdo

IFBA abre seleção de Projetos para Bolsistas 2025-2026 PIBIC IFBA/FAPESB/CNPq

Voltado para a iniciação à pesquisa de estudantes dos cursos técnicos de nível médio e do Ensino Superior, o programa recebe propostas de 17 de fevereiro a 31 de março.
por Janaina Marinho publicado: 12/02/2025 11h03, última modificação: 12/02/2025 11h03

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), abrirá inscrições para o recebimento de propostas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC - 2025/2026) e Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC – 2025/2026) de 17 de fevereiro a 31 de março. Os programas são voltados para a iniciação à pesquisa de estudantes dos cursos técnicos de nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e cursos do Ensino Superior, no âmbito da graduação.

As propostas serão recebidas exclusivamente por meio do SUAP (suap.ifba.edu.br) pelo perfil do(a) coordenador(a)/orientador(a) do projeto, seguindo as instruções do edital e do guia de submissão do SUAP disponibilizado na página do edital, não sendo permitida a inclusão de co-orientador. Para cada solicitação de bolsa de iniciação científica, o(a)orientador(a) deve cadastrar um Projeto Iniciação Científica e Tecnológica (Plano de Trabalho) diferente por discente.

Serão concedidas 42 bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e 20 bolsas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do sistema de cotas institucionais, além de bolsas financiadas pelo próprio IFBA, ainda a definir.

Serão classificadas as propostas avaliadas que alcançarem o mínimo de 60% da pontuação no projeto, de acordo com as especificações do Anexo VI. Serão contempladas as propostas com maior pontuação, até o limite de bolsas concedidas pelo IFBA e pelas agências de fomento.

O Programa reservará uma cota mínima de 2 bolsas da cota Reitoria para pesquisadoras que estiveram em licença maternidade nos últimos 2 anos, considerando a data de submissão da proposta.

O valor mensal das bolsas concedidas pelo PIBIC será de R$ 700,00 (setecentos reais). A duração das bolsas concedidas será de 12 meses, com execução dos Projetos de Iniciação Científica a ser iniciada de acordo com o cronograma apresentado no Edital. As datas de início e finalização das bolsas podem ser alteradas a critério das agências de fomento.

Os pesquisadores com titulação de doutor(a) poderão submeter até 2 propostas. A segunda proposta, aquela com menor nota de classificação, será contemplada apenas quando todos os(as) outros(as) pesquisadores(as), que obtiverem classificação, independente da titulação, já tiverem sido contemplados(as) com uma bolsa. Já os(as) pesquisadores(as) com titulação de mestre poderão submeter 1 proposta.

As propostas classificadas e que não obtiveram bolsa, por limitação orçamentária ou opção do(a) proponente(a), poderão ser executadas no âmbito do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

O resultado da avaliação das propostas será divulgado na página da PRPGI disponível em https://portal.ifba.edu.br/prpgi/editais/2025 , conforme o cronograma. A previsão é que o resultado final da pré-seleção seja disponibilizado até 15 de maio de 2025.

  

OBJETIVOS DO PIBIC E PIVIC

As bolsas ofertadas pela Fapesb e pelo CNPq, através dos sistemas de cotas institucionais, são voltadas para a iniciação à pesquisa de estudantes dos cursos técnicos de nível médio, no âmbito do integrado, concomitante e subsequente, e cursos do Ensino Superior, no âmbito da graduação.

O objetivo é despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais para pesquisa entre estudantes de graduação, em todas as áreas do conhecimento, mediante participação em projetos de pesquisa orientados por pesquisadores(as) do IFBA; contribuir para a formação de recursos humanos para atividade de pesquisa; contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma crítica e reflexiva em sua comunidade; estimular pesquisadores(as) a envolverem estudantes do ensino superior em atividades de pesquisa; proporcionar ao estudante, a aprendizagem científica por meio do uso de técnicas métodos pesquisa bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; além de contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade de produção de conhecimento científico, podendo ser aplicado no ensino e em instituições e empresas no Estado da Bahia e no Brasil.

  

Acesse o Edital nº 05/2025/PRPGI/IFBA de 10 de fevereiro de 2025- SELEÇÃO DE PROJETOS PARA BOLSISTAS–2025/2026 - PIBIC IFBA/FAPESB/CNPq em https://portal.ifba.edu.br/prpgi/editais/2025/edital-no-05-2025-prpgi-ifba