Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concurso Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão está com inscrições abertas

Concurso Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão está com inscrições abertas

por Janaina Marinho publicado: 06/10/2020 00h02, última modificação: 06/10/2020 00h02

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas, até 31 de outubro, para o Concurso Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão. A competição conta com duas categorias, estudantes e servidores – com as subcategorias alunos do nível médio e alunos do nível superior ou de pós-graduação; e servidores docentes e técnicos-administrativos, respectivamente. É necessário apresentar uma proposta de produto, processo ou serviço com os formatos de desenho industrial, jogo, manual, programa de computador, protótipo ou formato livre que se relacione com o desenvolvimento e descrição técnica de um produto, processo ou serviço.

A proposta submetida deve conter uma ideia de produto, processo ou serviço, nova ou substancialmente melhorada em relação às já existentes. Para se inscrever, é necessário preencher a formulário de inscrição on-line e o formulário de submissão de propostas, no anexo I, do edital.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: avaliação da ideia e apresentação das propostas (pitches). Serão classificadas as dez melhores propostas por subcategorias que deverão elaborar uma apresentação direta, curta e impactante (pitch) com o objetivo de apresentar e defender que sua ideia é inovadora para a sociedade ou para o IFBA.

Serão premiados os três primeiros classificados de cada subcategoria, além dos dois pitches mais votados pelos internautas dentre todos os finalistas, sem distinção de categoria ou subcategoria.  Os prêmios são 4.000 (quatro mil) reais para o primeiro lugar; 2.000 (dois) mil reais para o segundo lugar; 1.000 (um) mil reais para o terceiro lugar; 600 (seiscentos) reais para o pitch mais popular e 400 (quatrocentos) reais para o segundo pitch popular.

Os ganhadores também receberão certificado de classificação no concurso, assessoria do Departamento de Inovação (DINOV) para proteção da propriedade intelectual e para desenvolvimento da proposta e visita técnica ao Parque Tecnológico da Bahia.

O Concurso Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), que, em 2020, está na 9ª edição. O objetivo é disseminar a cultura da inovação, fomentar o desenvolvimento de tecnologias e estimular o empreendedorismo tecnológico no IFBA, além de estimular alunos e servidores a contribuirem com soluções para problemas da sociedade, do mercado, da indústria ou da instituição e prospectar e premiar ideias de produtos, processos ou serviços inovadores.

Confira o Edital nº 26/2020/PRPGI/IFBA, de 23 de setembro de 2020

Faça sua inscrição aqui