Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Website do Mapa Cultural oferece conteúdo mais atual e com acessibilidade
conteúdo

Website do Mapa Cultural oferece conteúdo mais atual e com acessibilidade

CAMPUS

O Mapa Cultural gesta projetos e produtos que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão e que compõem vínculos comunitários entre o campus Salvador e os saberes plurais de seu entorno, possibilitando fomentar políticas voltadas à cultura, educação e tecnologia.
por Jamile Teixeira publicado: 06/03/2025 09h38, última modificação: 06/03/2025 09h38

Website Mapa CulturalLançada no ano de 2021, a página eletrônica do Mapa Cultural passou por transformações e chegou a uma nova versão no último fevereiro de 2025, com o apoio da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Agora, ao acessar o domínio, o público vai contar com recursos de acessibilidade e outras atualizações sobre a incubadora que acolhe e dá visibilidade a pontos de cultura dos bairros Barbalho, Lapinha e Santo Antônio Além do Carmo.

Mapa Cultural gesta projetos e produtos que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão e que compõem vínculos comunitários entre o campus Salvador, do IFBA, e os saberes plurais de seu entorno, possibilitando fomentar políticas voltadas à cultura, educação e tecnologia.

Parte de seus produtos são os 16 curta-documentários: Conheça o mapa cultural; Caminhos da capoeira; Caminhos da cidadania; Caminhos da educação; Caminhos dos teatros e performances; Caminhos da literatura; Caminhos da religiosidade; Caminhos da gastronomia; Caminhos dos museus; Caminhos da música; Caminhos do carnaval, O cinema do centro de Salvador; Caminhos da arte urbana; Caminhos de inclusão; Caminhos da arte e arquitetura; Caminhos da arte e artesanato.

Os documentários agora estão disponíveis com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras), permitindo a acessibilidade às pessoas surdas; com audiodescrição que é um recurso de acessibilidade que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas com deficiência visual possam compreender conteúdos audiovisuais; e também com legendas.

Outra novidade é que os 15 mapas dos Caminhos Culturais passaram a ter audiodescrição, assim como fotografias e outras imagens encontradas no site.

Entre os produtos gestados pelo Mapa Cultural cooperativamente e em coautoria com as comunidades envolvidas está a coletânea ISISE, com 15 volumes de materiais didáticos interdisciplinares produzidos a partir de saberes pautados na formação humana, sustentabilidade e cidadania, reconhecidos no fluxo contínuo de diálogo com as comunidades locais, histórias e memórias ecoadas nas vozes de produtores(as) e agentes culturais, artistas, mestres de capoeira, religiosos(as), educadores(as), entre outros(as). A coletânea estará, em breve, disponível no website.

Por meio da página também é possível acessar produtos recentes oriundos de projetos selecionados por editais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA, e da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPGI) e da Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias (Direc) do campus Salvador do Instituto. Os materiais são voltados ao público em geral interessado em conhecer melhor a cultura do centro histórico de Salvador.

 

*Jamile Teixeira é jornalista da área de comunicação do campus Salvador.