Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Terceira edição da Oficina “Fazendas Urbanas: impactos, desafios e oportunidades no cultivo de microverdes" será realizada no campus Camaçari
conteúdo

Terceira edição da Oficina “Fazendas Urbanas: impactos, desafios e oportunidades no cultivo de microverdes" será realizada no campus Camaçari

O evento, que é gratuito e aberto ao público, terá duração de 4 horas. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de setembro.
publicado: 22/08/2025 15h24, última modificação: 22/08/2025 15h26

Por Carla Emile *

No próximo dia 17 de setembro, das 14 às 18 horas, no campus Camaçari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), será realizada a 3ª edição da oficina “Fazenda Urbanas: impactos, desafios e oportunidades - Teoria e prática no cultivo de microverdes e seus sabores”, projeto coordenado por Evelyn Seilhe, servidora da Coordenação de Atendimento Psicossocial (Copsi), vinculada ao Departamento de Qualidade de Vida (Dequav) da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). As duas primeiras edições ocorreram em outubro de 2024 e em julho deste ano, na Reitoria do IFBA, em Salvador. O objetivo desta oficina é disseminar a cultura do cultivo e consumo de microverdes, com o intuito de promover a sustentabilidade e a prática de produção e consumo de alimentos saudáveis. 

Fotos: Carla Emile

Estudantes, empreendedores, professores e toda comunidade podem participar da oficina, para a qual estão sendo ofertadas 40 vagas.  As inscrições são gratuitas, já estão abertas e podem ser realizadas, até o próximo dia 16 de setembro. Link para inscrição: https://www.even3.com.br/3-edicao-fazenda-urbanas-impactos-desafios-e-oportunidades-em-salvador-teoria-e-pratica-no-cultivo-de-microverdes-e-seus-sabores-616844/  

A oficina conta com atividades teóricas e práticas, além de distribuição de kits e degustação de microverdes. Os participantes receberão um certificado de participação, que será enviado para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. A oficina contará com convidados como as biólogas e sócio-fundadoras da Cultiveae, Aldinéia Damião e Brena Mota, o professor titular e pesquisador do IFBA campus Camaçari, Eduardo Teles, e o pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Hortaliças) e especializado em Cultivo Protegido e Agricultura em Ambientes Controlados (agricultura indoor), Ítalo Guedes.

Fazendas Urbanas

Fazendas Urbanas são sistemas de cultivo que utilizam estruturas verticais para produzir alimentos em áreas urbanas, além de ser uma opção inovadora e sustentável, contribuindo para a segurança alimentar e a sustentabilidade das cidades. Estes sistemas contêm benefícios, como acesso a alimentos frescos e saudáveis, redução da pegada de carbono, oportunidades de emprego e renda e educação e conscientização sobre agricultura sustentável.

Microverdes

De acordo com a Embrapa, “microverdes” é um termo utilizado para nomear hortaliças, ervas aromáticas, condimentares e até mesmo espécies silvestres que são cultivadas e colhidas poucos dias após a semeadura. Normalmente são cultivados até o grau máximo de expansão cotiledonar e são colhidos quando atingem entre 5 e 10 cm de comprimento. Os microverdes diferem dos brotos por necessitarem de um meio de cultivo e luminosidade, enquanto na produção de brotos, ambos não se aplicam. Por serem cultivados na presença de luz e, portanto, realizarem fotossíntese, os microverdes possuem sabor mais marcante e maior amplitude de colorações quando comparados aos brotos.

Conteúdos relacionados: 

Fazendas Urbanas: Oficina aborda impactos, desafios e oportunidades no cultivo de microverdes em Salvador

Artigo - Microverdes: Cultivo fácil e oportunidade de melhoria nutricional na dieta dos consumidores

Fazendas Urbanas: oficina abordou impactos, desafios e oportunidades do cultivo de microverdes em Salvador

* Sob a supervisão da jornalista Bárbara Souza