Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Sisu 2025 – Matrícula e prazo para envio de documentação começam nesta terça-feira (28)
conteúdo

Sisu 2025 – Matrícula e prazo para envio de documentação começam nesta terça-feira (28)

A matrícula dos(as) candidatos(as) às vagas da ampla concorrência selecionados(as) na Chamada Regular do Sisu 2025 começou nesta terça-feira, 28, e pode ser feita até o dia 31 de janeiro. Os(As) candidatos(as) cotistas devem enviar, até a próxima quarta-feira (29) e por meio eletrônico, a documentação exigida para a participação nas Bancas de Verificação das Ações Afirmativas, de acordo com as respectivas reservas de vagas para cada segmento das cotas.
publicado: 28/01/2025 17h13, última modificação: 30/01/2025 14h26

Por Bárbara Souza
Colaboração: Carla Emile

Foi divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Ministério da Educação (MEC) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. No último sábado (25), a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou o edital de convocação dos candidatos aprovados na chamada regular para a matrícula nos cursos de graduação oferecidos pelo IFBA nesta edição do Sisu.  

Para o Sisu 2025, o IFBA está ofertando um total de 2.390 vagas, de 45 cursos de ensino superior, em 18 cidades baianas: Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

CONVOCADOS, DOCUMENTAÇÃO E MATRÍCULA

“Ficam convocados para matrícula todos os aprovados relacionados na lista de divulgação da Chamada Regular publicada nos portais https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025 e/ou https://sisu.mec.gov.br”, com descreve o edital de convocação do IFBA (Edital nº 01/2025, de 24 de janeiro de 2025).  

A matrícula dos candidatos convocados será realizada, de forma exclusivamente eletrônica, entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2025.  Durante esse mesmo período, todos os candidatos selecionados, sem qualquer exceção, deverão efetuar o envio de documentos online no site https://www.gov.br e anexar a documentação para análise, a fim de buscar garantir a vaga. As informações relativas à documentação estão detalhadas no Item 5 do edital publicado pelo IFBA e disponível em https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes .

COTAS – Envio de documentação deve ser feito até quarta-feira (29); bancas de verificação acontecem dias 30 e 31 de janeiro

Os candidatos às vagas reservadas por meio das cotas, têm que fazer o envio da documentação exigida até esta quarta-feira (29) para participar das Bancas de Verificação das Ações Afirmativas, que acontecem nos próximos dias 30 e 31 de janeiro, quinta e sexta-feira próximas (confira resumo do cronograma abaixo).

DATAS DAS BANCAS SISU – 2025  -  TODOS OS CAMPI DO IFBA

Envio da documentação: 28/01 e  29/01
Datas de realização das bancas: 30/01 e 31/01
Resultado preliminar: 03/02
Período de recursos: 03/02 e 04/02
Resultado final após recursos: 05/02

As orientações sobre a documentação e a lista de documentos cujo envio - no devido prazo - é exigido para que os candidatos possam participar das bancas estão detalhadas no documento disponível na página  https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes e intitulado “Documentos para Comprovação das Políticas de Ações Afirmativas no IFBA: realização das Bancas Heteroidentificação, Indígena, Quilombola, Cota Sociais e Renda e Biopsicossocial”.

De acordo com dados da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), 78% dos aprovados para o Ensino Superior do IFBA são estudantes oriundos de escolas públicas. Em 2025, dos 2.348 aprovados no IFBA pelo Sisu , 1.829 vieram de instituições públicas de ensino.

As BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO ou INDÍGENAS são para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1(um) salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, ou que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.

As informações sobre a documentação que o(a) candidato(a) precisa enviar para comprovação do seu direito a concorrer às vagas estão descritas no documento disponível na página https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes

As bancas de verificação para pessoas QUILOMBOLAS abrangem candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, ou que possuam renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 (um) salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.

Para comprovação de pertencimento à comunidade quilombola e do direito a concorrer às vagas, a pessoa candidata deverá enviar a documentação cuja especificação está descrita na página https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes .

As bancas do tipo biopsicossocial são para PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1(um) salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas, ou que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.

Os exames e laudos comprobatórios apresentados pelos candidatos classificados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, serão analisados pela Banca de Avaliação Biopsicossocial, que emitirá Parecer Final relativo à deficiência alegada. O laudo médico original deve ter sido emitido nos últimos 12 meses, atestando o tipo, o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID.

Além disso, a Banca de Avaliação Biopsicossocial terá caráter multidisciplinar, sendo formada por profissionais das áreas da saúde, assistência social, psicologia e educação, sendo estes coordenador ou coordenadora da CAPNE (Coordenação de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas) no campus do IFBA, médico(a) assistente social, psicóloga/o e docente de educação especial ou do Atendimento Educacional Especializado ligados à temática da pessoa com deficiência.

Toda/o candidata/o que tenha se declarado como beneficiária/o da ação afirmativa baseada na reserva de vagas para pessoas com deficiência, deverá entregar como documento comprobatório laudo médico ou exame.

Candidatos e candidatas com Deficiência Física:
• Comprovante de Identificação com foto (frente e verso);
• Laudo médico, assinado por um/a médico/a, contendo na descrição clínica o tipo e grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), bem como a provável causa da deficiência. Deve ainda conter o nome legível, carimbo, assinatura, especialização e CRM ou RMS da/o profissional que forneceu o laudo.

Candidatos e candidatas com Deficiência Intelectual:
• Comprovante de Identificação com foto (frente e verso);
• Laudo médico (mais detalhes sobre o laudo no documento disponível na página https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes)
• Laudo psicológico (mais detalhes sobre o laudo no documento disponível na página https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes)

Candidatos surdos e candidatas surdas ou com Deficiência Auditiva:
• Comprovante de Identificação com foto (frente e verso);
• Laudo médico (mais detalhes sobre o laudo no documento disponível na página https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes);
• Exame de Audiometria, no qual constem o nome legível, carimbo, especialização, assinatura e número do conselho de classe do profissional que realizou o exame. A audiometria apenas será aceita se acompanhada de relatório médico.

Candidatos cegos e candidatas cegas ou com Baixa Visão:
• Comprovante de Identificação com foto (frente e verso);
• Laudo médico (mais detalhes sobre o laudo no documento disponível na página https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes)
• Exame Oftalmológico (mais detalhes sobre o laudo no documento disponível na https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes)

Candidatos e candidatas com Surdocegueira:
• Comprovante de Identificação com foto (frente e verso);
• Laudos médicos (mais detalhes sobre os laudos no documento disponível na página https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes);
• Exame de Audiometria no qual constem o nome legível, carimbo, especialização, assinatura e número do conselho de classe do profissional que realizou o exame. A audiometria apenas será aceita se acompanhada de relatório médico;
• Exame Oftalmológico em que constem a acuidade visual e a medida do campo visual nos casos que excluem a cegueira total. Deve conter ainda o nome legível, carimbo, especialização, assinatura e CRM ou RMS do/a profissional que realizou o exame.

Candidatos e candidatas com Transtorno do Espectro Autista (TEA):
• Comprovante de Identificação com foto (frente e verso);
• Laudo médico (mais detalhes sobre o laudo no documento disponível na página https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes)
• Laudo psicológico (mais detalhes sobre o laudo no documento disponível na página https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes)

Candidatos e candidatas com Deficiência Múltipla:
• Comprovante de Identificação com foto (frente e verso);
• Laudos médicos (mais detalhes sobre os laudos no documento disponível na página https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes)
• Exame de Audiometria e Exame Oftalmológico (mais detalhes sobre os exames exigidos no documento disponível na página https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes)

Matérias relacionadas:
IFBA oferta 2390 vagas pelo Sisu, com inscrições a partir de 17 de janeiro