Reitoria dá continuidade às Jornadas Pedagógicas: Alinhamento e Integração com os campi do IFBA
Gestão
A quarta edição da Jornada Pedagógica e Administrativa da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que acontece entre os dias 1º e 4 de abril, tem como tema “Redes e Territórios: Construindo uma Educação Profissional e Tecnológica Integrada, Inclusiva, Sustentável e Popular”. Mais do que um evento administrativo, a jornada se configura como um espaço de reflexão e planejamento estratégico para a Instituição.
A Jornada teve início na primeira gestão da reitora Luzia Mota, em 2020. Segundo a própria gestora, o evento surgiu com a intenção de promover um espaço de reflexão interna para os(as) servidores(as) da Reitoria. No entanto, ao longo dos anos, a iniciativa cresceu e passou a contar com a participação ativa de servidores(as) dos campi, tornando-se um momento de integração e fortalecimento institucional.
“A intenção inicial era que fosse uma ação para nós, da Reitoria, mas, durante a realização das edições, a Jornada foi ganhando corpo, criando uma tradição e, hoje, temos a participação efetiva de muitos servidores dos campi. Isso fortalece esse momento de reflexão no início do ano”, destaca Luzia Mota.
Um dos focos principais deste ano é a recepção dos(as) novos(as) servidores(as) - aprovados no último concurso público e ingressantes em 2023 e 2024 -, reforçando a importância da compreensão das atividades e do funcionamento do IFBA. “Também será um momento especial de acolhimento para esses(as) servidores(as), para que eles(as) compreendam as atividades da Reitoria e possam entender melhor o funcionamento do IFBA”, acrescenta a reitora.
A proposta da Jornada vai além de um simples encontro institucional. O objetivo é promover uma discussão profunda sobre a educação profissional e tecnológica, articulando diferentes dimensões como gestão orçamentária, práticas extensionistas, internacionalização, educação inclusiva e o pensamento negro na educação. “Nosso propósito é formar, refletir e conversar com os(as) servidores(as), especialmente os(as) novos(as), para que compreendam o papel da Reitoria no desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão do IFBA como um sistema”, explica Luzia Mota. A Jornada se apresenta como um espaço de construção coletiva, onde diferentes olhares e experiências podem contribuir para o fortalecimento da instituição.
“Nosso propósito é formar, refletir e conversar com os(as) servidores(as), especialmente os(as) novos(as), para que compreendam o papel da Reitoria no desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão do IFBA como um sistema” - Luzia Mota, reitora
O evento busca, essencialmente, ressignificar práticas pedagógicas e administrativas, promovendo uma educação que seja não apenas técnica, mas profundamente humana e transformadora. “No final das contas”, como destaca a reitora, “todas essas ações tendem a melhorar a qualidade do ensino e garantir a permanência e o êxito dos(as) nossos(as) estudantes. Nosso objetivo primordial é transformar vidas para que eles(as) possam transformar o mundo”.
Destinada a servidores(as), estudantes e comunidade externa, a Jornada teve inscrições abertas até o último dia 28 de março. Durante o evento, haverá também espaço para lançamento de livros publicados nos últimos dois anos por servidores(as) do IFBA. A programação completa será divulgada em 31 de março.
Das Diretrizes à Prática: Jornadas Pedagógicas nos Campi
Historicamente, os campi do IFBA sempre realizaram suas jornadas pedagógicas como momentos de planejamento e formação acadêmica. A partir de 2020, a Reitoria passou a estruturar sua própria jornada pedagógica administrativa, promovendo um alinhamento institucional ainda mais sólido. Desde janeiro, os campi vêm promovendo seus encontros pedagógicos, reunindo servidores(as), estudantes e gestores(as) para discutir práticas acadêmicas alinhadas às demandas institucionais e às especificidades regionais. Essa descentralização permite um diálogo mais próximo e adaptado às necessidades locais, garantindo que as estratégias institucionais sejam eficazmente implementadas em cada campus.
Cada campus abordou temáticas específicas, refletindo seus desafios e perspectivas, mas todos compartilham o compromisso com a melhoria da qualidade do ensino, a inclusão e a permanência estudantil. De Jaguaquara a Salvador, as jornadas pedagógicas têm sido espaços de aprendizado e colaboração, fortalecendo a identidade institucional do IFBA.
Confira um resumo do que já aconteceu
Jaguaquara
Entre 29 e 31 de janeiro, o campus Jaguaquara realizou sua primeira Jornada Pedagógica, marcando o início do ciclo de 2025. O evento buscou apresentar a organização do IFBA, com ênfase nos aspectos acadêmicos e administrativos. Foram convidados o pró-reitor de Ensino, Jancarlos Lapa, e a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Elís Lopes, para conduzirem as discussões sobre uma educação crítica e democrática.
No dia 3 de fevereiro, o campus Camaçari iniciou sua Jornada Pedagógica, com o tema "EPT em Foco: Caminhos para um Futuro Transformador". Este foi o primeiro dia do evento, que contou com a presença do Secretário de Educação de Camaçari, Márcio Neves, e incluiu palestras sobre permanência estudantil e práticas pedagógicas inclusivas.A Jornada foi estruturada em três etapas: a segunda aconteceu entre os dias 4 e 7 de fevereiro, com o planejamento e as reuniões das coordenações, da Diretoria de Ensino e dos docentes dos cursos integrados do 1º ao 4º ano; e a última será realizada nos dias 28 e 29 de abril, com reuniões de planejamento entre as coordenações e os(as) docentes dos cursos superiores e subsequentes.
Euclides da Cunha
Seguindo o calendário, entre 11 e 13 de fevereiro, o campus Euclides da Cunha promoveu sua Jornada Pedagógica. O evento trouxe palestras sobre normas acadêmicas, planejamento e ferramentas de gestão, contando com a participação do pró-reitor de Ensino, Jancarlos Lapa, e Danilo Souza (Departamento de Ensino Superior)
A programação abordou temas como Prática Profissional Articuladora (PPA), Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) e acompanhamento estudantil. O encerramento destacou aspectos de bem-estar no trabalho, com participação de profissionais de psicologia, nutrição e fisioterapia.
O Campus Vitória da Conquista sediou, nos dias 6 e 7 de março, a Jornada Pedagógica 2025, com o tema "Currículo, Eficiência e Qualidade". O evento reuniu professores, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e convidados para discutir a construção de um currículo alinhado à qualidade e eficiência acadêmica. A abertura contou com a mesa-redonda "Currículo no IFBA: Qualidade e Eficiência Acadêmica", composta por representantes da Proen, da Correição e da direção do campus. À tarde, houve uma palestra sobre o uso de celulares nas escolas, ministrada pelo pró-reitor de Ensino Jancarlos Lapa, seguida da apresentação do Madrigal IFBA. O pró-reitor destacou a importância da jornada e elogiou o engajamento da comunidade acadêmica.
No segundo dia, a programação incluiu a mesa-redonda "Políticas de Enfrentamento ao Assédio no IFBA", que abordou assédio moral e sexual na instituição, reforçando a necessidade de um ambiente acadêmico seguro e igualitário. O evento foi encerrado com a palestra "Comunicação Não Violenta", conduzida pela psicóloga Marcela Dantas, que enfatizou a importância do diálogo respeitoso no ambiente educacional. Para o diretor-geral do campus, Felizardo Rocha, a jornada cumpriu seu papel de promover discussões essenciais para o aprimoramento da educação no Instituto.
Porto Seguro
No dia 10 de março, o campus Porto Seguro realizou a abertura de sua Jornada Pedagógica, intitulada "O Campus que Queremos". O evento contou com a visita da reitora Luzia Mota e da pró-reitora Elis Lopes.Além das discussões sobre os rumos do campus, houve a entrega de usinas fotovoltaicas, um investimento de R$ 368.000,00 que proporcionará economia anual de R$ 68.000,00 em despesas com energia elétrica.
Jequié
A XIV Jornada Pedagógica de Jequié, realizada nos dias 10 e 11 de março, teve como tema "Educação inclusiva e relações étnico-raciais: construindo práticas a partir de vivências". A programação contou com momentos de troca e reflexão, reunindo servidores(as), especialistas e convidados(as) para discutir temas essenciais à prática pedagógica. No primeiro dia, ocorreram o Café da Integração e a abertura oficial, seguidos de debates sobre pautas acadêmicas e da formação Primeiros Socorros no Ambiente Escolar, ministrada pelo médico do campus, Lucas Nonato, e pelo subtenente do Corpo de Bombeiros, Luciano Del Giudice Santos.
No segundo dia, representantes da Reitoria participaram das discussões sobre as ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), destacando os impactos das iniciativas até 2024. À tarde, o foco foi a Coordenação de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas (Capne), com relatos e experiências sobre inclusão no ambiente escolar.
Lauro de Freitas
A Jornada Pedagógica, realizada entre os dias 12 a 14 de março, teve como objetivo promover diálogo, reflexão e formação para um semestre letivo mais produtivo, fortalecendo a colaboração entre servidores(as) e a formação integral dos(as) estudantes. O evento contou com a presença da reitora, Luzia Matos Mota, do chefe de Gabinete da Reitoria, Philipe Murillo, e da diretora de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM), Helen Sampaio. Eles abordaram temas como o Congresso Regimental, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Orçamento/Acordo de Greve e a Expansão do IFBA.
O Neabi organizou a palestra “Letramento Racial”, ministrada por Uiara Lopes, da Assessoria Técnica da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), promovendo reflexões sobre o combate ao racismo e consciência social crítica. O professor de Física, João Paulo Rodrigues, abordou Comunicação Não Violenta, discutindo direitos das mulheres e de pessoas heterodivergentes. Representando o campus, o diretor geral, Raimar Santos, e a Diretora do Departamento de Ensino, Jocelma Rios, destacaram avanços institucionais, como o aumento do quadro de técnicos(as) administrativos(as) e docentes.
Brumado
O campus Brumado realizou, nos dias 13 e 14 de março, a Jornada Pedagógica 2025 dos cursos técnicos, reunindo docentes e equipe pedagógica para refletir sobre práticas educacionais e planejar o ano letivo. A programação incluiu um acolhimento conduzido pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional (Sinasefe), representado por Elane Nardotto e Teresa Bahia, e seguido da apresentação de indicadores institucionais pela Direção Geral. Entre os temas abordados, destacaram-se a inclusão educacional, com planejamento de estratégias promovido pelo Capne, e a interdisciplinaridade, incentivando o trabalho colaborativo entre diferentes áreas do conhecimento.
No segundo dia, os(as) professores(as) participaram da atividade "Planejando o Ensino: Da Aula às Avaliações", focada em estratégias pedagógicas, além de um diálogo com a Reitoria, representada pelo pró-reitor de Ensino Jancarlos Menezes Lapa. Também foram debatidos o Plano Educacional Individualizado (PEI), voltado para estudantes com necessidades educacionais específicas, e o assédio no ambiente acadêmico, tema abordado pela Comissão Institucional de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual local (Cipea), reforçando o compromisso do IFBA com um ensino seguro e inclusivo.
A Jornada Pedagógica 2025 do campus Jacobina, realizada de 17 a 20 de março, teve como foco a Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva da Formação Humana Integral. A abertura contou com a conferência do professor Almerico Biondi Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que discutiu os desafios da educação profissional, e com a professora de História Carla Côrte, que falou sobre a reformulação dos planos pedagógicos. No segundo dia, os(as) docentes participaram da dinâmica Trançando Redes e Desatando Nós, e na sequência, os(as) professores(as) Emanuelle Barbosa e John Matheus, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) discutiram a reestruturação dos cursos técnicos.
Na quarta-feira, técnicos(as) administrativos(as) debateram a aprendizagem omnilateral e a importância da atuação dos setores administrativos na formação dos(as) estudantes. Temas como assistência estudantil, comunicação institucional e a atuação de diferentes setores também foram discutidos. O evento encerrou com mesas-redondas sobre o Capne, Neabi, Núcleo de Arte e Cultura e Núcleo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade, além de debates sobre a Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celular nas escolas, e o planejamento colaborativo para 2025.
Eunápolis
O campus Eunápolis realizou, de 19 a 21 de março, a IV Jornada Pedagógica e Administrativa, com o tema "Além da Matrícula: Permanência e Êxito na Educação Profissional e Superior". O evento contou com palestras e grupos de trabalho que discutiram estratégias para a permanência e o sucesso dos estudantes, o uso de celulares nas escolas, planejamento administrativo, gestão de desempenho e análise dos indicadores institucionais.
A professora Nadja Núbia, Diretora Acadêmica e presidente da comissão organizadora da Jornada, fez uma avaliação do encontro e destacou a importância do encontro como espaço de diálogo e construção de estratégias para fortalecer o suporte acadêmico e social aos alunos. "A Jornada foi um espaço de diálogo entre docentes, técnicos- administrativos, gestores de modo geral, permitindo a construção de estratégias que fortalecem o suporte acadêmico e social aos nossos estudantes. Sabemos que os desafios são muitos, desde dificuldades socioeconômicas até questões pedagógicas e emocionais, até a questão de reformulação necessária dos projetos. Projetos pedagógicos de curso, e isso tudo exige uma abordagem multimidimensional. Ao abordar esse tema, nós reafirmamos o compromisso que temos com a educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora, e a troca de experiências e a construção coletiva de ações que nos permitem avançar na criação de um ambiente de ensino cada vez mais acolhedor e eficaz", concluiu.
Santo Antônio de Jesus
Já em Santo Antônio de Jesus, o evento foi realizado entre os dias 24 e 26 de março e focou no desenvolvimento acadêmico e institucional, explorando temas como permanência estudantil, planejamento estratégico e a importância da integração entre docentes e técnicos(as) administrativos(as).
Salvador
No campus Salvador, a programação da Jornada Pedagógica começou na última quinta-feira (27). A mesa de abertura contou com as presenças da diretora geral, Luanda Kívia Rodrigues, da diretora de Ensino, Lívia Simões, da diretora de Extensão, Vitória Soares, da diretora de Pesquisa, Rafaelle Souza, do representante da Diretoria de Administração e Planejamento, Robson Paiva, e da coordenadora da Divisão Interna de Gestão de Pessoas, Manuela Montenegro.
Além dos informes, Luanda falou sobre os desafios relacionados ao orçamento, ao pessoal e aos indicadores. Ela também celebrou as conquistas da unidade acadêmica, como, por exemplo, a ampliação de espaços de diálogo com a comunidade, a implementação de ações de qualidade de vida, a captação de recursos externos e a implementação da primeira especialização técnica em eficiência energética do campus. As atividades da jornada foram concluídas na sexta-feira (28), com o encerramento das programações às 18h.
Próximos Eventos
- Reitoria: 01 a 04/04
- Seabra: 03 e 04/04
- Irecê: 07 a 11/04
- Feira de Santana: 14 a 16/04
- Ilhéus: 14 a 17/04
- Barreiras: 14 a 17/04
* Com colaboração da Comunicação dos campi envolvidos.
** Fotos fornecidas pela Comunicação dos campi