Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Programa Jovem Aprendiz para cursos técnicos é lançado no campus Salvador
conteúdo

Programa Jovem Aprendiz para cursos técnicos é lançado no campus Salvador

Campus

Entre os benefícios que os/as participantes terão acesso estão carteira assinada, salário mínimo por hora da categoria, 13º salário e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
por Henrique Soares publicado: 06/03/2025 07h41, última modificação: 06/03/2025 07h41

Programa Jovem Aprendiz para técnicos/as é lançado no campus SalvadorEstudantes do curso técnico de Refrigeração e Climatização são os primeiros a participarem do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Esse é só o começo da ação que promete num futuro próximo envolver outros cursos da unidade institucional.

Com a novidade, a partir do novo período letivo de 2025, que está previsto para começar no dia 31 de março, eles/as darão os primeiros passos no mercado de trabalho com o início dos contratos firmados. Entre os benefícios que esses/as aprendizes terão acesso estão carteira assinada, salário mínimo por hora da categoria, 13º salário e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Nesse novo programa, os/as jovens aprendizes vão acompanhar as aulas teóricas previstas no próprio curso em que estão matriculados/as e as atividades práticas nas empresas parceiras. “Diferente dos demais programas de aprendizagem, os estudantes não cursarão componentes curriculares extras”, explica a coordenadora de estágios e egressos, Vitória Soares.

Programa Jovem Aprendiz para técnicos/as é lançado no campus SalvadorA gestora informa que na atual fase de implantação o coordenador do curso de Refrigeração e Climatização, Luís Gabriel Gesteira, está entrando em contato com os/as estudantes aptos/as a realizar o programa e a Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias (Direc) está realizando a intermediação dos dados fornecidos e dos contratos com as organizações.

As primeiras seleções foram com os grupos Mendes Brito Engenharia e Artemp, nos dias 19 e 21 de fevereiro, respectivamente. “O passo a passo de cada seleção depende da dinâmica de cada empresa, mas fizemos o recolhimento dos dados dos/as estudantes em formulário eletrônico, encaminhamos as listas para as empresas, ocorreram exposições, dinâmicas de grupo e breves perguntas”, recorda a coordenadora.

Vitória esclarece que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) só autoriza o exercício de trabalhos técnicos para maiores de 18 anos em razão da periculosidade dessas atividades e muitos estudantes do campus ainda não alcançaram a maioridade. “Há mais vagas disponíveis nas empresas que candidatos que apresentam idade igual ou superior a 18 anos”.

Mesmo assim, para alcançar os/as estudantes aptos/as que desejam se tornarem jovens aprendizes, a gestora adianta que o campus está negociando novas parcerias com outros grupos empresariais. Além disso, a Direc já planeja cadastrar no MTE os outros cursos técnicos do campus para que seus estudantes possam participar desse programa.

Junto com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA, o campus Salvador atua como entidade qualificadora de jovens aprendizes de cursos técnicos. As entidades qualificadoras são as responsáveis por intermediar o contato entre as empresas e os/as jovens e capacitar os/as aprendizes para o mercado de trabalho por meio de cursos. Outros Institutos Federais já iniciaram o programa, a exemplo do Rio Grande do Norte (IFRN), Paraíba (IFPB) e Santa Catarina (IFSC).

Mais informações: Coordenação de Estágios e Egressos da Direc - Tel e WhatsApp: (71) 2102-9528/9529

Notícia relacionada: IFBA participa do I Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal de EPCT

*Henrique Soares é jornalista do Campus Salvador