Professor do IFBA publica livro e artigo na área de Filosofia
A obra intitulada “A Construção Social do Conhecimento em Thomas Kuhn” de autoria do professor do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Maurício Cavalcante Rios, foi publicada pela editora CRV. O livro é fruto de sua pesquisa de mestrado e tem parte de seu conteúdo ministrado pelo docente em disciplinas como Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Filosofia.
Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Rios explica que a publicação é focada no debate filosófico sobre a ciência, considerando a história da ciência e aspectos sociológicos sobre a construção do conhecimento científico e as comunidades científicas. “O livro parte das principais ideias do renomado físico, filósofo e historiador das ciências, Thomas Kuhn. Fazemos uma análise crítica sobre o que significa a Construção Social do Conhecimento”, explica o autor.
O pesquisador acredita que sua obra seja voltada, principalmente, para estudantes de graduação, mestrado e doutorado interessados/as em compreender ideias sobre a Filosofia da Ciência e a História das Ciências.
Apesar de ainda não ter data para ser lançado, o livro vai participar da I Bienal do Livro do Paraná, que acontecerá no mês de outubro, em Curitiba.
Para Maurício Rios, “a filosofia, a ciência e a tecnologia necessitam ser divulgadas e popularizadas ao máximo. Um artigo ou livro publicado estimula a aprendizagem de conceitos, estimula a reflexão crítica, incentiva debates entre professores, pesquisadores e estudantes e a produção de trabalhos mais elaborados. Um artigo é lido, revisado e serve para a produção de materiais de leitura mais elaborados”.
O artigo“A agência moral entre a inteligência artificial e robôs” é o título do artigo também de autoria de Rios que recentemente foi publicado na Pólemos - Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília que é um periódico científico com a finalidade de promover um espaço de publicação de artigos filosóficos, ensaios, resenhas, traduções, práticas pedagógicas e outras possíveis produções de cunho filosófico.
O artigo apresenta uma reflexão crítica sobre os dilemas éticos e morais relacionados à autonomia de agentes artificiais, como a inteligência artificial e os robôs. “Para isso, investigamos a relação entre a autonomia robótica, responsabilidade moral, ética das máquinas, interação humano-robô e consciência”, explica Rios. O artigo é voltado a leitores interessados em temas como filosofia da tecnologia, direitos humanos e os impactos da IA sobre a tomada de decisões éticas..
O texto é resultado de pesquisas relacionadas ao Instituto em projetos de iniciação científica, projetos de apoio ao pesquisador e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade (GEPCTS). O docente descreve: “é um desdobramento de diversas pesquisas de iniciação científica e pesquisa de apoio ao pesquisador ao longo de quatro anos, como o Edital nº 03/2021/PRPGI/IFBA de 13 de abril de 2021 - PIBIC-EM/IFBA/CNPq; o Edital nº 18/2021/DPGI/DIREC/IFBA – Campus de Salvador; o Edital nº 02/2022/PRPGI de 09 de março de 2022; o Edital nº 04/2023/PRPGI/IFBA de 25 de janeiro de 2023; o Edital nº 02/2024/PRPGI/IFBA de 06 de fevereiro de 2024; a Seleção de bolsistas 2024/25".
Embora os estudantes não tenham participado diretamente da redação do artigo publicado, o professor explica que a pesquisa servirá de base para outras produções futuras: “A intenção é organizar os diversos materiais de pesquisa estudantil para a publicação de capítulos de um livro que o GEPCTS já está elaborando”, antecipa Rios.
Jamile Teixeira é jornalista do campus Salvador