Processo de ingresso no IFBA em 2026: ainda dá tempo de participar
PROCESSO SELETIVO

Os candidatos interessados em concorrer a uma das 5.406 vagas dos cursos técnicos no processo de ingresso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em 2026 ainda podem realizar sua inscrição até a próxima segunda-feira, 6 de outubro. Os cursos são totalmente gratuitos e estão disponíveis em 24 cidades baianas: (1) Barreiras; (2) Brumado; (3) Camaçari; (4) Campo Formoso; (5) Euclides da Cunha; (6) Eunápolis; (7) Feira de Santana; (8) Ilhéus; (9) Irecê; (10) Jacobina; (11) Jaguaquara; (12) Jequié; (13) Juazeiro; (14) Lauro de Freitas; (15) Paulo Afonso; (16) Porto Seguro; (17) Salvador; (18) Santo Amaro; (19) Santo Antônio de Jesus; (20) Seabra; (21) Simões Filho; (22) Ubaitaba; (23) Valença; e (24) Vitória da Conquista.
Para realizar a inscrição, os candidatos devem escolher os cursos técnicos que mais se adequam ao seu perfil – integrado ou subsequente – e acessar os editais específicos com as orientações de documentação, reserva de vagas, áreas dos cursos, entre outras informações, no site da Fundação CEFETMINAS e no Portal do IFBA, na página portal.ifba.edu.br/ingresso2026. Para inscrição, há uma taxa no valor de R$ 60,00.
Este ano, o processo do Ingresso é coordenado pela Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) federal e reconhecida como fundação de apoio pelos Ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Conheça os 5 cursos mais procurados
Com uma história centenária no cenário baiano, o IFBA oferece cursos técnicos nas formas integrada (destinados a quem pretende fazer o ensino médio junto com o curso técnico) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio e quer fazer o curso técnico). Os cursos técnicos contemplam uma variedade de áreas de conhecimento, como meio ambiente e saúde, por exemplo.
A chefe do Departamento de Ensino Técnico (Detec), da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), do IFBA, Eliana Batista, explica que: “O IFBA oferece uma ampla diversidade de cursos técnicos, distribuídos em seus campi, cada um dialogando com as vocações regionais e as demandas sociais e produtivas. Áreas como tecnologia da informação, engenharias, meio ambiente, indústria e saúde se destacam historicamente pela grande procura nos processos de ingresso e pela reconhecida inserção no mundo do trabalho, reafirmando o compromisso da instituição com o desenvolvimento dos territórios e com a formação de profissionais competentes e socialmente responsáveis”.
Na última edição do processo de ingresso do IFBA, que aconteceu em 2024, cinco cursos técnicos se destacaram entre os mais procurados pelos candidatos, com alguns registrando cerca de 20 candidatos por vaga. Confira a relação por forma de curso técnico e localidade:
INTEGRADO
Técnico em Geologia (Salvador): A geologia é uma ciência natural que está ligada à física, química, matemática e ao raciocínio espacial. Dessa forma, o técnico em geologia tem base para atuação em campos como: ambiente, mapeamentos, recursos minerais e hídricos. O profissional pode executar mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo; auxiliar na caracterização de minérios e nos projetos de identificação, qualificação e quantificação de ocorrências minerais; atuar em levantamentos topográficos nas atividades de pesquisa mineral; operar equipamentos de sondagem, perfuração e pesquisa mineral.
Técnico em Meio Ambiente (Vitória da Conquista): Essa formação prepara profissionais para enfrentar os problemas de ordem ambiental causados pela ação do homem em áreas urbanas, rurais e de exploração mineral. O técnico em Meio Ambiente pode trabalhar com questões de gestão da qualidade ambiental em indústrias e agroindústrias; qualidade ambiental em áreas urbanas; gestão de resíduos sólidos e gasosos (lixo); gestão de afluentes domésticos e industriais (esgotos); saneamento ambiental de feiras, matadouros, cemitérios etc.; estudo de impactos ambientais em áreas urbanas e agrícolas; estudo de impactos ambientais decorrentes do uso agroquímicos; estudo de impactos ambientais em projetos de irrigação e drenagem e obras hidráulicas, em áreas de exploração mineral, dentre outras.
Técnico em Automação Industrial (Salvador): Essa formação compreende tecnologias associadas à infraestrutura e processos mecânicos, elétricos e eletroeletrônicos, em atividades produtivas. Abrange proposição, instalação, operação, controle, intervenção, manutenção, avaliação e otimização de múltiplas variáveis em processos contínuos e discretos. O técnico em Automação Industrial pode projetar, executar e instalar sistemas de controle; realizar diagnóstico, manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em processos industriais; programar e operar sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.
Técnico em Eletrônica (Salvador): Essa formação habilita para realizar manutenção em equipamentos elétricos e eletrônicos, sistemas de telecomunicações e sistemas microcontrolados, com possibilidade de coordenação e desenvolvimento de equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas. O técnico em Eletrônica pode planejar e executar a instalação e a manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas em edificações de baixa tensão; projetar e instalar sistemas de acionamento e controle; realizar medições e testes com equipamentos eletrônicos.
Técnico em Edificações (Salvador): Essa formação desenvolve atividades que englobam três etapas: elaboração de projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico e executivo) e planejamento de obras (projeto e custos do canteiro); execução de obras (da fundação ao acabamento final); manutenção e restauração de obras (reforma, ampliação, reconstrução, recuperação e restauração). O técnico em Edificações pode planejar a execução e elaborar orçamento de obras; prestar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados, bem como em projetos e pesquisas tecnológicas; orientar e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações, conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica.
SUBSEQUENTE
Técnico em Enfermagem (Barreiras): Essa formação tem o objetivo de qualificar auxiliares e habilitar técnicos com competências cognitivas, psicomotoras e afetivas para executar ações de enfermagem fundamentadas nos conhecimentos técnico-científicos, éticos e políticos, disponibilizando para a sociedade um profissional apto ao exercício de suas funções e consciente de suas responsabilidades.
Técnico em Eletrotécnica (Salvador): Essa formação contempla três eixos principais na área da elétrica: projetos, instalação e manutenção. O técnico em Eletrotécnica pode manusear os diversos instrumentos na área da eletrônica, elétrica e automação, realizando medições e testes, bem como procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção dos mais diversos equipamentos eletrônicos.
Técnico em Automação Industrial (Salvador): Essa formação compreende tecnologias associadas à infraestrutura e processos mecânicos, elétricos e eletroeletrônicos, em atividades produtivas. Abrange proposição, instalação, operação, controle, intervenção, manutenção, avaliação e otimização de múltiplas variáveis em processos contínuos e discretos. O técnico em Automação Industrial pode projetar, executar e instalar sistemas de controle; realizar diagnóstico, manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em processos industriais; programar e operar sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.
Técnico em Enfermagem (Eunápolis): Essa formação habilita para o desenvolvimento de ações de saúde pertinentes ao técnico de nível médio, atribuídas à equipe de enfermagem; proporciona o desenvolvimento das competências e habilidades para as atividades de enfermagem, como membro de equipe multiprofissional da área de saúde; contribui para a qualidade da assistência de enfermagem no sistema de atenção à saúde; forma profissionais com competências cognitivas, psicomotoras e afetivas para executar ações de enfermagem, sob supervisão do enfermeiro, fundamentadas nos conhecimentos técnico-científicos, éticos e educacionais, com o intuito de contribuir para a qualidade do cuidar em enfermagem; e qualifica profissionais que já atuam na área de saúde, subárea de enfermagem.
Técnico em Mineração (Jacobina): Essa formação contempla os princípios básicos de atuação múltipla em pesquisa, lavra e tratamento minerais, articulados às normas técnicas relativas à segurança do trabalho, saúde e ao meio ambiente; elaboração de projetos, operação de processos e equipamentos de extração e tratamento mineral, incluindo sondagem, perfuração, amostragem e transporte; auxílio na caracterização de minérios; monitoria da estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto; auxílio na elaboração de mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo; planejamento, execução e gerência da manutenção de instalações e equipamentos do setor mineral.
ENTENDA MAIS...
Cursos técnicos integrados ao ensino médio
Os cursos técnicos na forma integrada são voltados para candidatos que concluíram o ensino fundamental, ou seja, que até a data da sua matrícula no IFBA tenham concluído do 1º ao 9º ano do ensino fundamental). Nessa forma, os estudantes vão fazer o ensino médio junto com o ensino técnico, por um período médio de quatro anos, e ao final já estão preparados para ingressar no mundo do trabalho ou dar continuidade aos estudos em um curso superior.
Para ingresso em um curso técnico integrado do IFBA em 2026, estão sendo ofertadas 3.566 vagas em 24 campi de diferentes localidades da Bahia: (1) Barreiras; (2) Brumado; (3) Camaçari; (4) Campo Formoso; (5) Euclides da Cunha; (6) Eunápolis; (7) Feira de Santana; (8) Ilhéus; (9) Irecê; (10) Jacobina; (11) Jaguaquara; (12) Jequié; (13) Juazeiro; (14) Lauro de Freitas; (15) Paulo Afonso; (16) Porto Seguro; (17) Salvador; (18) Santo Amaro; (19) Santo Antônio de Jesus; (20) Seabra; (21) Simões Filho; (22) Ubaitaba; (23) Valença; e (24) Vitória da Conquista.
Os candidatos devem escolher a opção de curso técnico integrado de seu interesse, na cidade onde há vaga disponível, e realizar a inscrição para participar das provas no dia 2 de novembro. As provas terão questões objetivas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e serão realizadas na cidade onde o candidato escolheu sua opção de curso.
Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio
Os cursos técnicos na forma subsequente são voltados para candidatos que já concluíram o ensino médio, ou seja, que até a data da sua matrícula no IFBA tenham concluído do 1º ao 3º ano do ensino médio. Nessa forma, os estudantes participam da formação técnica por dois anos, em média, e já estão preparados para ingressar no mundo do trabalho. Os cursos são predominantemente noturnos.
Para ingresso em um curso técnico subsequente do IFBA em 2026, estão sendo ofertadas 1.840 vagas em 13 campi de diferentes localidades da Bahia: (1) Barreiras; (2) Brumado; (3) Camaçari; (4) Euclides da Cunha; (5) Eunápolis; (6) Feira de Santana; (7) Jacobina; (8) Jequié; (9) Juazeiro; (10) Salvador; (11) Santo Amaro; (12) Simões Filho; e (13) Vitória da Conquista.
Os candidatos devem escolher a opção de curso técnico subsequente de seu interesse, na cidade onde há vaga disponível, e realizar a inscrição para participar do sorteio eletrônico, que acontece no dia 4 de novembro.
Porta de entrada para o mundo do trabalho
O IFBA tem uma longa tradição na oferta de cursos gratuitos na área de educação profissional e tecnológica. De acordo com a chefe do Departamento de Ensino Técnico, do IFBA, Eliana Batista, a educação profissional e tecnológica exerce um papel central na formação de jovens e adultos no Brasil, e os cursos técnicos do IFBA representam uma porta de entrada importante para o mundo do trabalho. “Eles oferecem uma formação que articula ciência, cultura, tecnologia e prática profissional, permitindo que os estudantes construam trajetórias autônomas e críticas, com condições de inserção qualificada e participação cidadã ativa”, explica.
A chefe do Detec também esclarece: “Mais do que preparar para o exercício de uma profissão, os cursos técnicos ampliam horizontes. O estudante vivencia experiências que vão além da sala de aula, envolvendo-se com pesquisa, extensão, inovação e práticas interdisciplinares, fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos. Essa formação integral possibilita também a verticalização da aprendizagem no IFBA, abrindo caminhos que vão da educação técnica até a pós-graduação, sempre conectando trabalho, ciência e cidadania”.

