Plenárias do PDI 2025-2029: Construção Coletiva e Debate no IFBA
No próximo dia 13 de março, às 14h, acontecerá na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) a plenária local para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029. O evento faz parte de uma série de plenárias realizadas em diversos campi, com o objetivo de garantir a construção coletiva deste documento estratégico que orientará as ações da instituição nos próximos cinco anos.
Além da Reitoria, outras unidades também realizam plenárias ao longo de março. No dia 12, haverá encontros remotos em Ubaitaba, às 15h, e em Irecê, às 17h. Já nos dias seguintes, as discussões presenciais acontecerão em Vitória da Conquista (18/03), Santo Antônio de Jesus (19/03) e Lauro de Freitas (20/03).
O PDI e sua Importância Estratégica
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFBA é um documento estratégico que orienta o planejamento e a gestão da instituição. Além de ser uma exigência legal para os Institutos Federais, ele também é utilizado como ferramenta de avaliação pelo Governo Federal. A elaboração do PDI está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), que possui uma visão integrada das necessidades e desafios enfrentados pelos 24 campi e pela Reitoria.
A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Elis Lopes, enfatiza a importância da colaboração de todos os segmentos: “A elaboração do PDI 2025-2029 precisa contar com o protagonismo de toda a comunidade acadêmica, que deve estar envolvida no debate institucional e nos rumos da nossa atuação pelos próximos cinco anos. A participação de todos é essencial para que possamos construir um PDI forte e exequível”.
“A elaboração do PDI 2025-2029 precisa contar com o protagonismo de toda a comunidade acadêmica, que deve estar envolvida no debate institucional e nos rumos da nossa atuação pelos próximos cinco anos. A participação de todos é essencial para que possamos construir um PDI forte e exequível”. Elis Lopes
Além de definir a missão, visão e valores do IFBA, o PDI é imprescindível para o credenciamento e recredenciamento da instituição e de seus cursos junto ao Ministério da Educação e ao Conselho Nacional de Educação (Decreto nº 9.235/2017). Também compõe a primeira dimensão de avaliação do Instituto, abrangendo suas formações acadêmicas e o desempenho dos estudantes (Lei nº 10.861/2004).
A gerente de planejamento da Prodin, Fernanda Sanches, explicou que “as informações contidas no documento, como indicadores de desempenho, metas alcançadas e sua vinculação aos objetivos estratégicos, fazem parte do conjunto de dados obrigatórios do Relatório de Gestão Institucional, conforme estabelecido pela IN 84/2020 do TCU” e concluiu reforçando a necessidade do envolvimento da comunidade no PDI.
“Ter um PDI participativo e integrado é essencial para uma gestão eficiente, pois dele derivam ações táticas e operacionais, como as estabelecidas no Plano de Metas. Além disso, essa participação permite que a alta gestão elabore objetivos estratégicos exequíveis e representativos do desenvolvimento institucional como um todo, garantindo que nenhuma unidade ou setor fique isolado do planejamento global”, disse Fernanda.
Fases da Construção do PDI: de Preparação a Planejamento
O processo de construção do PDI segue metodologia aprovada pelo Conselho Superior (Consup) em março de 2024, dividido em três etapas: Preparação (já concluída), Diagnóstico (em andamento) e Planejamento.
Uma das principais inovações do PDI 2025-2029 é a introdução de um mapa estratégico, que facilita a compreensão das diretrizes da instituição. A proposta também inclui indicadores mensuráveis para monitorar o progresso das ações planejadas.
“Foram feitas algumas pesquisas em PDIs de outras instituições e uma das que mais chamou nossa atenção foi a do IFRN [Instituto Federal do Rio Grande do Norte]”, explicou o chefe do Departamento de Políticas e Gestão Estratégica da Prodin Nelson Santos. “Lá, identificamos o uso do Balanced Scorecard (BSC), uma metodologia que auxilia no planejamento estratégico e no monitoramento do desempenho, além da ferramenta Farol de Desempenho”, comenta.
Após estudo e análise, a Prodin optou por adotar o BSC para estruturar seu planejamento estratégico. Nelson ressaltou que “dentre outras ferramentas, essa metodologia utiliza o mapa estratégico como um elemento essencial de comunicação para a comunidade interna e externa ao IFBA”.
“O mapa estratégico nada mais é do que um diagrama que representa, de forma visual, as relações de causa e efeito entre os objetivos institucionais”, destacou. “Ele permite que todos os interessados compreendam como a instituição atua para cumprir sua missão, alcançar sua visão e manter seus valores”.
No acompanhamento desses objetivos, também serão utilizados indicadores para apoiar a gestão. Nelson explicou que esses indicadores têm múltiplas funções, como mensurar os resultados, gerir o desempenho dos objetivos e embasar a análise crítica dos dados coletados.
Além disso, acrescentou: “Esses indicadores também contribuem para a melhoria contínua dos processos organizacionais, facilitam o planejamento e o controle do desempenho e permitem análises comparativas entre o IFBA e outras instituições de ensino”.
Segundo levantamento da Prodin, até agora, foram realizadas seis plenárias, com 421 participantes registrados(as), sendo 54,87% estudantes, 26,84% docentes, 13,78% técnicos(as) administrativos(as) e 4,51% da comunidade externa. Tais dados são destacados como ponto positivo por Fernanda Sanches. “ Uma coisa positiva nesse processo de elaboração e que demonstra uma maior capacidade de envolver a comunidade na construção coletiva e uma maior maturidade organizacional na construção do processo é a grande participação dos estudantes nas plenárias que integram a fase de diagnóstico”, concluiu.
A Participação da Comunidade
A construção do PDI tem sido marcada pela participação da comunidade acadêmica, especialmente dos estudantes, que têm tido a oportunidade de contribuir com suas percepções e necessidades. Até o momento, o formulário da consulta pública já recebeu 313 contribuições, com 62,62% de estudantes, 23,32% de docentes, 12,46% de técnicos(as) administrativos(as) e 1,6% da comunidade externa.
A diretora do campus Salvador, Luanda Kivia, destacou a realização de dois eventos locais importantes. “O primeiro evento foi mais voltado à nossa comunidade, para apresentar as diretrizes, e o segundo foi uma plenária regional transmitida pela Prodin. A adesão não foi tão grande quanto esperávamos, mas aqueles que participaram trouxeram propostas valiosas para os principais eixos da instituição”, afirmou.
Já a diretora do campus Seabra, Laura Neta, destacou o trabalho da comissão local na construção do PDI 2025-2029 e a importância de envolver toda a comunidade nesse processo. "Nos organizamos desde novembro de 2024, realizando reuniões para planejar a mobilização. Tivemos uma reunião geral com os servidores no dia 9 de dezembro, onde discutimos o que é o PDI, sua importância e como ele impacta localmente, em nosso campus Seabra. A comunidade foi envolvida em diversos momentos, como o diálogo com os(as) estudantes no dia 7 de dezembro e, mais tarde, a presença de Pedro Guimarães, representante discente no Consup, que ajudou a qualificar a participação da nossa comunidade estudantil". Laura também destacou o papel das plenárias e como a interação com os estudantes e colaboradores(as) tem sido enriquecedora para a construção do diagnóstico do PDI. “A participação foi realmente significativa. No dia 12 de fevereiro, tivemos 29 discentes, 20 docentes, além de representantes de terceirizados(as) e da comunidade externa, todos trazendo contribuições valiosas para o fortalecimento do nosso PDI local”, completou a diretora.
Além das plenárias locais, a comunidade também pode participar através de formulários eletrônicos de consulta pública. O cronograma detalhado e atualizado do processo está disponível na página do PDI 2025-2029 no Portal do IFBA.
As inscrições para as plenárias podem ser realizadas clicando nos links: público interno ou público externo. O recomendado é que seja feita até o dia anterior ao da realização da plenária.
PDI IFBA 2025-2029 (Elaboração Prodin)
Entrevista
A Prodin tem desempenhado um papel central na coordenação do processo de elaboração do PDI. Em entrevista ao Portal IFBA, a equipe da Prodin, composta por Elis Lopes, Nelson Santos e Fernanda Sanches detalhou os principais avanços e desafios do processo.
PORTAL IFBA: Quais são os principais avanços alcançados até o momento na construção do PDI 2025-2029?
Prodin: Para responder esta pergunta, é importante lembrar que a elaboração do PDI é composta por três etapas: Preparação, Diagnóstico e Planejamento. Neste momento, o PDI já concluiu a etapa de Preparação e encontra-se na fase de Diagnóstico.
Na etapa de preparação, as principais ações foram: instituição das comissões; construção do site do PDI; seleção dos documentos norteadores; desenvolvimento de ferramentas como: modelo de relatórios, formulários e painéis; apresentação da metodologia em reuniões do CODIR [Colégio de Dirigentes] e para as comissões locais; evento de orientação e sensibilização, para tornar público o processo à toda comunidade.
Na etapa de Diagnóstico, estão previstas a análise dos documentos norteadores, a realização das plenárias, aplicação de formulário da consulta pública e a construção da matriz de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, que será construída a partir das contribuições advindas das plenárias e do formulário eletrônico.
Até o momento, foram realizadas seis plenárias, com o registro de presença de público de 421 pessoas, sendo 54,87% estudantes, 26,84% docentes, 13,78% técnicos(as) administrativos(as) em educação e 4,51% da comunidade externa. O formulário da consulta pública já recebeu 313 contribuições, sendo 62,62% estudantes, 23,32% docentes, 12,46% técnicos(as) administrativos(as) em educação e 1,6% da comunidade externa.
É importante salientar que este PDI está sendo construído com o máximo de transparência e publicidade. Todas estas informações podem ser acompanhadas pela comunidade interna e externa ao IFBA por meio da página de “Eventos e participações”, que contém: agenda pública dos eventos; formulários para inscrição nas plenárias; gravações das plenárias e demais eventos já realizados; formulários da consulta pública; painéis com dados do público das plenárias e da consulta pública.
PORTAL IFBA: Quais desafios a equipe enfrentou para garantir esses avanços?
Prodin: O maior desafio, sem dúvida, é a compatibilização da agenda do PDI com outras agendas geridas pelas Unidades do IFBA. O atual cronograma do PDI foi atualizado em dezembro/2024 e já se encontra em atraso pela dificuldade que as comissões locais têm tido em implementar as ações do PDI em suas Unidades.
Um segundo desafio é garantir o engajamento da comunidade durante todo o processo de elaboração do PDI. Sendo um processo com muitos atores, várias etapas e sub-etapas e com um cronograma relativamente longo, há o desafio de garantir a efetiva participação da comunidade durante todo o processo.
Ademais, vale sinalizar que a greve dos(as) servidores(as) realizada ano passado impactou a execução do nosso cronograma inicial apresentado ao Consup, necessitando de reajustes.
PORTAL IFBA: Quais ações a Prodin tem desenvolvido para coordenar e impulsionar o processo do PDI?
Prodin: Considerando a importância e complexidade do processo de elaboração do PDI, a primeira ação tomada pela PRODIN foi garantir, por meio da metodologia aprovada pelo CONSUP, a constituição da comissão central e das comissões locais. As comissões, em especial as locais, têm como principal atividade desenvolver as ações do PDI em sua Unidade, elaborando, em muitas ocasiões, estratégias que somente membros da comunidade local são capazes de desenvolver, por conhecerem de perto as especificidades.
Uma segunda ação foi desenvolver o máximo de ferramentas e orientações, a fim de facilitar as atividades das comissões, bem como garantir certa uniformidade na execução do processo. São exemplos: o site do PDI (que concentra todas as informações do processo); canais de comunicação como e-mail e SEI [Sistema Eletrônico de Informações]; formulários que são aplicados em todas as Unidades; a Metodologia de condução das plenárias e os modelos de relatórios.
A PRODIN também tem mantido de forma regular as reuniões da comissão central, a fim de discutir estratégias para implementar as etapas futuras do processo. Além disso, a comissão central tem reservado agenda de assessoramento às comissões locais, acerca da execução das ações planejadas para elaboração do documento.
Cronograma das Plenárias
12/03: Ubaitaba, às 15h (remota)
12/03: Irecê, às 17h (remota)
13/03: Reitoria, às 14h
18/03: Vitória da Conquista
19/03: Santo Antônio de Jesus
20/03: Lauro de Freitas
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