Pesquisa sobre filosofia de Aristóteles na física moderna é apresentada em Sergipe
CAMPUS
A pesquisa "Elementos da Filosofia Aristotélica Presentes na Física Moderna", de autoria do estudante da licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, Moisés Pereira, e do docente Roberto Menezes Júnior fo
i apresentada durante a I Jornada de Filosofia Natural, Ciências e Metafísica: a Relação entre Antigos e Modernos, evento acadêmico que aconteceu presencialmente entre os dias 29 e 31 de janeiro, no campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O estudo analisa o uso de conceitos originados na filosofia de Aristóteles na ciência contemporânea. Os autores argumentam que há princípios fundamentais da filosofia aristotélica utilizados na física moderna.
Para a diretora de pesquisa, pós-graduação e inovação, Rafaelle Souza, a participação de Moisés e Roberto na Jornada reforça a importância do diálogo entre a filosofia e as ciências naturais, promovendo uma reflexão crítica sobre a evolução do pensamento científico.
“O trabalho apresentado pelos pesquisadores ressalta a atualidade do pensamento aristotélico, demonstrando que suas contribuições permanecem relevantes para a compreensão da ciência e de seus fundamentos teóricos. Essa abordagem não apenas fortalece a pesquisa acadêmica, como também reforça a necessidade de um olhar mais amplo sobre os princípios que sustentam o conhecimento científico ao longo dos séculos”, explica Rafaelle.
Ela destaca também que, com essa pesquisa, Moisés e Roberto ampliam as discussões sobre a relação entre filosofia e ciência, reafirmando a importância da interdisciplinaridade no avanço do pensamento acadêmico e na construção de novas perspectivas para o entendimento da realidade natural.
O evento presencial buscou consolidar um espaço de debate interdisciplinar, reunindo pesquisadores(as) interessados(as) na interseção entre metafísica, filosofia da natureza e ciência.
Um dos pensadores mais influentes da história ocidental, o grego Aristóteles viveu entre 384 a.C. e 322 a.C e foi discípulo de Platão. O filósofo abordou várias áreas do conhecimento da época como biologia, física, metafísica, lógica, poética, política, retórica e ética.
Fotos: Acervo Pessoal e Pixbay
* Matéria produzida pela área de comunicação do campus Salvador.