Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Pesquisa sobre filosofia de Aristóteles na física moderna é apresentada em Sergipe
conteúdo

Pesquisa sobre filosofia de Aristóteles na física moderna é apresentada em Sergipe

CAMPUS

A pesquisa "Elementos da Filosofia Aristotélica Presentes na Física Moderna" é de autoria do estudante do IFBA, campus Salvador, Moisés Pereira, e do professor Roberto Menezes Júnior e foi apresentada na I Jornada de Filosofia Natural, Ciências e Metafísica: a Relação entre Antigos e Modernos, nos dias 29 e 31 de janeiro, na UFS.
publicado: 03/02/2025 17h22, última modificação: 03/02/2025 17h22

Pesquisa sobre filosofia de Aristóteles na física modernaA pesquisa "Elementos da Filosofia Aristotélica Presentes na Física Moderna", de autoria do estudante da licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, Moisés Pereira, e do docente Roberto Menezes Júnior foPesquisa sobre filosofia de Aristóteles na física modernai apresentada durante a I Jornada de Filosofia Natural, Ciências e Metafísica: a Relação entre Antigos e Modernos, evento acadêmico que aconteceu presencialmente entre os dias 29 e 31 de janeiro, no campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O estudo analisa o uso de conceitos originados na filosofia de Aristóteles na ciência contemporânea. Os autores argumentam que há princípios fundamentais da filosofia aristotélica utilizados na física moderna. 

Para a diretora de pesquisa, pós-graduação e inovação, Rafaelle Souza, a participação de Moisés e Roberto na Jornada reforça a importância do diálogo entre a filosofia e as ciências naturais, promovendo uma reflexão crítica sobre a evolução do pensamento científico. 

“O trabalho apresentado pelos pesquisadores ressalta a atualidade do pensamento aristotélico, demonstrando que suas contribuições permanecem relevantes para a compreensão da ciência e de seus fundamentos teóricos. Essa abordagem não apenas fortalece a pesquisa acadêmica, como também reforça a necessidade de um olhar mais amplo sobre os princípios que sustentam o conhecimento científico ao longo dos séculos”, explica Rafaelle.

Ela destaca também que, com essa pesquisa, Moisés e Roberto ampliam as discussões sobre a relação entre filosofia e ciência, rePesquisa sobre filosofia de Aristóteles na física modernaafirmando a importância da interdisciplinaridade no avanço do pensamento acadêmico e na construção de novas perspectivas para o entendimento da realidade natural.

O evento presencial buscou consolidar um espaço de debate interdisciplinar, reunindo pesquisadores(as) interessados(as) na interseção entre metafísica, filosofia da natureza e ciência.

Um dos pensadores mais influentes da história ocidental, o grego Aristóteles viveu entre 384 a.C. e 322 a.C e foi discípulo de Platão. O filósofo abordou várias áreas do conhecimento da época como biologia, física, metafísica, lógica, poética, política, retórica e ética. 


Fotos: Acervo Pessoal e Pixbay

* Matéria produzida pela área de comunicação do campus Salvador.