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Pesquisa da UAB-IFBA sobre evasão na EaD recebe Menção Honrosa no maior congresso nacional da área

Pesquisa

Estudo apresentado no 30º Ciaed destacou os desafios da permanência na educação a distância e rendeu reconhecimento à equipe do IFBA.
por Iali Moradillo publicado: 27/05/2025 11h11, última modificação: 02/06/2025 10h45

Uma pesquisa desenvolvida pela equipe multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (UAB-IFBA) foi reconhecida com Menção Honrosa durante o 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (Ciaed), realizado de 7 a 10 de maio, em Curitiba (PR). O evento, considerado o maior e mais relevante da área no país, reuniu pesquisadores, gestores e profissionais, promovendo palestras, debates e a construção de parcerias voltadas ao fortalecimento da educação a distância no Brasil e no mundo.

 O trabalho, intitulado “A jornada incompleta: reflexões sobre evasão na EaD”, teve como foco investigar as causas da evasão nos cursos ofertados pela UAB-IFBA, tema que ganha cada vez mais relevância diante do crescimento exponencial da modalidade no Brasil.

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Valter Dias e Cândida Matos

Para Valter Dias, coordenador adjunto da UAB-IFBA e um dos responsáveis pela apresentação no evento, a participação no Ciaed representou uma oportunidade ímpar de dar visibilidade nacional ao trabalho desenvolvido no Instituto. “Ter a oportunidade de apresentar os resultados das nossas pesquisas nesse evento é uma forma de dar visibilidade nacional ao trabalho sério e comprometido que desenvolvemos com a EaD no IFBA. Receber a Menção Honrosa é um reconhecimento que simboliza todo o nosso esforço, dedicação e a qualidade das ações que realizamos em prol da educação a distância pública e de excelência”, destacou.

O Congresso, que celebrou suas três décadas de realização, foi marcado pelo processo de internacionalização, com participação ativa de representantes de diversos países e a realização de atividades trilíngues (português, espanhol e inglês). Uma das temáticas centrais discutidas foi justamente a internacionalização da EaD, além dos desafios relacionados à permanência dos estudantes, foco do trabalho apresentado pela equipe do IFBA.

De acordo com Cândida Matos, assistente social da UAB-IFBA e integrante da equipe de pesquisa, a investigação nasceu da necessidade de compreender os altos índices de evasão nos períodos iniciais dos cursos ofertados pela instituição. “O principal achado foi sobre as motivações que levam à evasão. Diferentemente do que prevíamos, o principal motivo está associado à gestão do tempo: os alunos não conseguem acompanhar as disciplinas e realizar as atividades. A dificuldade de participação nos encontros presenciais também foi confirmada, como já suspeitávamos”, explicou.

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Cândida apresentando o projeto do IFBA.

Cândida participou ativamente do processo, contribuindo para a elaboração do questionário aplicado, identificação dos alunos desistentes, envio e posterior análise dos dados.

A apresentação do trabalho ocorreu na Trilha 5, dedicada ao tema “Currículo e Políticas”, e gerou grande interesse entre os participantes. Segundo Valter Dias, “as discussões revelaram realidades semelhantes enfrentadas por diversas instituições, especialmente em relação à evasão, tornando o momento uma rica e significativa troca de experiências”, informou.

Jaqueline Oliveira, coordenadora da UAB-IFBA, ressaltou a importância de discutir a evasão no atual cenário da educação a distância. “A EaD tem sido fundamental para democratizar o acesso à educação, especialmente em regiões distantes ou para pessoas com restrições de tempo e locomoção. Mas, com a ampliação da oferta, a evasão impacta um número maior de indivíduos e compromete o potencial de inclusão social e profissional que a modalidade representa”, apontou.

Ela também enfatizou que a evasão não deve ser vista apenas como um dado estatístico, mas como um reflexo de desafios complexos que envolvem o perfil do aluno, a qualidade da oferta educacional e as políticas de suporte. “Por isso, a Coordenação UAB tem buscado analisar esses aspectos para compreender e combater esse fenômeno, essencial para a consolidação da EaD como um pilar fundamental da educação contemporânea”, completou.

Desdobramentos e ações práticas

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Apresentadores da sessão

Os resultados da pesquisa já têm gerado ações concretas no IFBA. A equipe está organizando uma “Jornada Discente” com foco na temática da gestão do tempo, principal fator identificado como causador da evasão. O evento contará com momentos de diálogo entre os estudantes e a equipe multidisciplinar, composta por pedagogas, psicóloga e assistente social, além do apoio do Núcleo de Atendimento Discente (NAD) e da Coordenação de Tutoria.

“Pensamos em atuar diretamente sobre a principal dificuldade dos alunos, com ações que contribuam para melhorar sua organização e desempenho”, afirmou Jaqueline Oliveira. Segundo ela, os efeitos da Jornada também serão objeto de avaliação futura, de modo a verificar a eficácia da iniciativa.

Além disso, ajustes nos relatórios de tutoria já foram realizados, buscando um acompanhamento mais sistemático dos estudantes.

O reconhecimento obtido com a Menção Honrosa no Ciaed impulsiona a equipe a ampliar o escopo da pesquisa, com a perspectiva de envolver todos os cursos da modalidade EaD ofertados pelo IFBA. “A Menção Honrosa tem sido um importante incentivo para ampliar a pesquisa e também fortalece o potencial para futuras parcerias e colaborações com outras instituições interessadas na temática”, destacou Valter Dias.

Desafios da EaD

Os integrantes da equipe avaliam que a Educação a Distância no Brasil vive um momento de expansão expressiva, com significativo aumento no número de matrículas. Entretanto, apontam que o maior desafio passa a ser garantir a permanência e o êxito dos estudantes, oferecendo cursos de qualidade e excelência.

“A evasão na EaD é um fenômeno que exige compreensão e ação. Entender os motivos que levam à desistência é essencial para pensar políticas que promovam a permanência e, consequentemente, ampliem os impactos positivos da modalidade”, concluiu Jaqueline.

 

 

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