Pesquisa da UAB-IFBA sobre evasão na EaD recebe Menção Honrosa no maior congresso nacional da área
Pesquisa
Uma pesquisa desenvolvida pela equipe multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (UAB-IFBA) foi reconhecida com Menção Honrosa durante o 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (Ciaed), realizado de 7 a 10 de maio, em Curitiba (PR). O evento, considerado o maior e mais relevante da área no país, reuniu pesquisadores, gestores e profissionais, promovendo palestras, debates e a construção de parcerias voltadas ao fortalecimento da educação a distância no Brasil e no mundo.
O trabalho, intitulado “A jornada incompleta: reflexões sobre evasão na EaD”, teve como foco investigar as causas da evasão nos cursos ofertados pela UAB-IFBA, tema que ganha cada vez mais relevância diante do crescimento exponencial da modalidade no Brasil.
Para Valter Dias, coordenador adjunto da UAB-IFBA e um dos responsáveis pela apresentação no evento, a participação no Ciaed representou uma oportunidade ímpar de dar visibilidade nacional ao trabalho desenvolvido no Instituto. “Ter a oportunidade de apresentar os resultados das nossas pesquisas nesse evento é uma forma de dar visibilidade nacional ao trabalho sério e comprometido que desenvolvemos com a EaD no IFBA. Receber a Menção Honrosa é um reconhecimento que simboliza todo o nosso esforço, dedicação e a qualidade das ações que realizamos em prol da educação a distância pública e de excelência”, destacou.
O Congresso, que celebrou suas três décadas de realização, foi marcado pelo processo de internacionalização, com participação ativa de representantes de diversos países e a realização de atividades trilíngues (português, espanhol e inglês). Uma das temáticas centrais discutidas foi justamente a internacionalização da EaD, além dos desafios relacionados à permanência dos estudantes, foco do trabalho apresentado pela equipe do IFBA.
De acordo com Cândida Matos, assistente social da UAB-IFBA e integrante da equipe de pesquisa, a investigação nasceu da necessidade de compreender os altos índices de evasão nos períodos iniciais dos cursos ofertados pela instituição. “O principal achado foi sobre as motivações que levam à evasão. Diferentemente do que prevíamos, o principal motivo está associado à gestão do tempo: os alunos não conseguem acompanhar as disciplinas e realizar as atividades. A dificuldade de participação nos encontros presenciais também foi confirmada, como já suspeitávamos”, explicou.
Cândida participou ativamente do processo, contribuindo para a elaboração do questionário aplicado, identificação dos alunos desistentes, envio e posterior análise dos dados.
A apresentação do trabalho ocorreu na Trilha 5, dedicada ao tema “Currículo e Políticas”, e gerou grande interesse entre os participantes. Segundo Valter Dias, “as discussões revelaram realidades semelhantes enfrentadas por diversas instituições, especialmente em relação à evasão, tornando o momento uma rica e significativa troca de experiências”, informou.
Jaqueline Oliveira, coordenadora da UAB-IFBA, ressaltou a importância de discutir a evasão no atual cenário da educação a distância. “A EaD tem sido fundamental para democratizar o acesso à educação, especialmente em regiões distantes ou para pessoas com restrições de tempo e locomoção. Mas, com a ampliação da oferta, a evasão impacta um número maior de indivíduos e compromete o potencial de inclusão social e profissional que a modalidade representa”, apontou.
Ela também enfatizou que a evasão não deve ser vista apenas como um dado estatístico, mas como um reflexo de desafios complexos que envolvem o perfil do aluno, a qualidade da oferta educacional e as políticas de suporte. “Por isso, a Coordenação UAB tem buscado analisar esses aspectos para compreender e combater esse fenômeno, essencial para a consolidação da EaD como um pilar fundamental da educação contemporânea”, completou.
Desdobramentos e ações práticas
Os resultados da pesquisa já têm gerado ações concretas no IFBA. A equipe está organizando uma “Jornada Discente” com foco na temática da gestão do tempo, principal fator identificado como causador da evasão. O evento contará com momentos de diálogo entre os estudantes e a equipe multidisciplinar, composta por pedagogas, psicóloga e assistente social, além do apoio do Núcleo de Atendimento Discente (NAD) e da Coordenação de Tutoria.
“Pensamos em atuar diretamente sobre a principal dificuldade dos alunos, com ações que contribuam para melhorar sua organização e desempenho”, afirmou Jaqueline Oliveira. Segundo ela, os efeitos da Jornada também serão objeto de avaliação futura, de modo a verificar a eficácia da iniciativa.
Além disso, ajustes nos relatórios de tutoria já foram realizados, buscando um acompanhamento mais sistemático dos estudantes.
O reconhecimento obtido com a Menção Honrosa no Ciaed impulsiona a equipe a ampliar o escopo da pesquisa, com a perspectiva de envolver todos os cursos da modalidade EaD ofertados pelo IFBA. “A Menção Honrosa tem sido um importante incentivo para ampliar a pesquisa e também fortalece o potencial para futuras parcerias e colaborações com outras instituições interessadas na temática”, destacou Valter Dias.
Desafios da EaD
Os integrantes da equipe avaliam que a Educação a Distância no Brasil vive um momento de expansão expressiva, com significativo aumento no número de matrículas. Entretanto, apontam que o maior desafio passa a ser garantir a permanência e o êxito dos estudantes, oferecendo cursos de qualidade e excelência.
“A evasão na EaD é um fenômeno que exige compreensão e ação. Entender os motivos que levam à desistência é essencial para pensar políticas que promovam a permanência e, consequentemente, ampliem os impactos positivos da modalidade”, concluiu Jaqueline.