Mostra de Estágio do campus Salvador promove conexões entre ensino e mundo do trabalho
Campus
A terceira edição da Mostra de Estágio movimentou a comunidade do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) nos dias 21 e 22 de maio. O evento, sempre muito animado, é esperado anualmente pelos estudantes que desejam conquistar conhecimento sobre como conseguir uma vaga para estagiar e colocar o seu primeiro pé no mundo do trabalho. A atividade é uma realização da equipe da Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias (Direc).
O evento foi apresentado pelo egresso do curso técnico em Mecânica, o mestre de cerimônias Matheus Guimarães. A mesa de abertura foi composta pela professora e diretora de Extensão e Relações Comunitárias, Vitória Soares; pela professora e diretora adjunta do Ensino Profissional Técnico de Nível Médio, Cléa Teresa Queiroz; e pelo professor e coordenador de Estágios e Egressos, Alexandre Kid.
Soares deu as boas-vindas e pediu que os e as participantes aproveitassem “bastante” a programação do evento, que “foi pensado e organizado com muito carinho para vocês”. Queiroz destacou, em sua fala, a importância de participar das seleções de estágio: “Você fazer uma seleção para estágio não é muito diferente de você fazer uma seleção para emprego. Então, essa formação que vocês estão tendo aqui vai servir não apenas para o estágio, mas para a vida profissional de vocês”. Já o coordenador Kida apresentou um breve panorama das principais ações da Coordenação nos anos de 2024 e 2025.
A Mostra teve como tema: “IFBA e Estágio: uma conexão de sucesso entre ensino e mundo do trabalho”. Kida trouxe informações sobre cooperação técnica, visitas técnicas e gerenciais, convênio com o Conselho Regional do Trabalho, comparou dados entre a Mostra do ano anterior e a deste ano e, é claro, não poderia deixar de falar sobre as importantes premiações que o campus Salvador do Instituto tem conquistado na área de estágios.
O professor também apresentou orientações sobre estágios, um conteúdo que está disponível na página eletrônica do campus. Além disso, divulgou uma nova identidade visual criada para a Coordenação de Estágios e Egressos (CEE) e os canais de atendimento da Direc.
Representantes das empresas Braskem, TurboTech, PetroRecôncavo e Wilson Sons puderam apresentar suas organizações e contar um pouco sobre os processos seletivos e as vagas para estágios. Outras instituições parceiras do evento são o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Um estande foi montado para os representantes do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT - BA), já parceiros do evento em outras edições.
Duas palestras foram realizadas durante a noite. A primeira com o consultor e organização de pessoas, Bartholomeu Rebouças que ministrou a palestra “Preparação para processos seletivos. Rebouças é vinculado à EvoEstágios, uma agência de integração empresa escola. A segunda palestra foi realizada por Flávia Cruz e destacou os processos seletivos da Ford, empresa que também expôs carros no estacionamento do campus. “Construção de Imagem Profissional” foi a palestra ministrada por Afonso Monteiro que é psicólogo e gerente de carreiras do IEL Bahia.
A programação contou ainda com atividade cultural e mesa-redonda com estudantes estagiários, sorteios, muitas perguntas e coffee break.
Premiações de Estágio
O campus Salvador do IFBA conquistou o troféu Ponte para o Trabalho, como o 1º colocado na categoria Ensino Técnico. A iniciativa é do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A cerimônia de premiação ocorreu neste mês de maio, no teatro da entidade, em São Paulo. A diretora geral Luanda Kívia Rodrigues e a diretora de Extensão e Relações Comunitárias representaram a instituição no evento.
Participando da 21ª edição do Prêmio IEL de Talentos, o campus conquistou o 1º lugar na categoria "Estágio — modalidade Educação Inovadora", como instituição de ensino superior, e o 2º lugar como instituição de ensino técnico. O estudante Luis Garrido Filho, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ganhou o 1º lugar na categoria "Estágio — Estagiário Inovador — empresa de médio porte", pelo projeto intitulado Tático Emergencial, desenvolvido em seu estágio na empresa IPQ Tecnologia, junto com a também estagiária Helen Lima, aluna da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Fotos: Jamile Teixeira/ Acervo pessoal
*Jamile Teixeira é jornalista do campus Salvador