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Marco: IFBA realiza seu primeiro Censo

GESTÃO

Na primeira etapa, a iniciativa é voltada para servidores(as), professores(as) substitutos(as), ocupantes de cargos comissionados e estagiários(as), em um quantitativo de quase 3.200 pessoas, e será realizada exclusivamente pelo Suap. O período de participação é de 1º de outubro a 1º de novembro.
por Luize Meirelles publicado: 24/09/2025 20h02, última modificação: 24/09/2025 20h07

Arte: DGCOM
Em média, 10 minutos. Este é o tempo que um(a) participante levará para responder ao primeiro Censo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que acontecerá no período de 1º de outubro a 1º de novembro, exclusivamente por meio de questionário online disponibilizado pelo Sistema Unificado da Administração Pública (Suap). A proposta é englobar um quantitativo de quase 3.200 pessoas, entre servidores(as) – professores(as) EBTT (magistério do ensino básico, técnico e tecnológico), professores(as) do magistério superior e técnicos(as) administrativos(as) -, professores(as) substitutos(as), ocupantes de cargos comissionados, e estagiários(as).

“O objetivo do Censo 2025 é simples e essencial: conhecer melhor quem faz o IFBA todos os dias. Queremos ouvir os servidores — técnicos administrativos, professores EBTT e do magistério superior —, professores substitutos, estagiários e ocupantes de cargos comissionados. Num segundo momento, ainda em novembro, ampliaremos essa escuta para os servidores aposentados e iniciaremos um amplo cadastramento dos trabalhadores terceirizados. A ideia é reunir dados que subsidiem decisões mais justas e permitam a implementação de políticas internas mais eficazes nas áreas de saúde, capacitação, qualidade de vida, inclusão, mobilidade e gestão de pessoas”, explica o diretor de Gestão de Pessoas substituto, Tiago Prates.

Tiago Prates, diretor de Gestão de Pessoas em exercício (Foto: Acervo pessoal)
Ele ainda menciona que a iniciativa contribuirá para atualização dos dados funcionais e pessoais dos(as) participantes e possibilitará organizar de forma mais precisa a estrutura institucional, como o fluxograma da Reitoria e dos campi. “Em resumo: é uma fotografia detalhada da nossa força de trabalho, feita para orientar ações práticas e melhorar o cotidiano de todos”, completa.

O acesso ao questionário será realizado por meio de login e senha no Suap e os dados fornecidos são confidenciais. O instrumento de pesquisa está organizado em cinco sessões, dividido por temáticas: (1) dados pessoais; (2) dados funcionais e formação acadêmica; (3) dados sociodemográficos; (4) dados de saúde e ambiente de trabalho; e (5) ambiente e relações de trabalho. Todos os campos com asterisco devem ser preenchidos e condicionam a passagem para a próxima sessão. O diretor avalia que: “O questionário é prático, com campos pré-preenchidos e perguntas objetivas. Estima-se que o tempo médio de resposta seja de aproximadamente 10 minutos”.

Tiago destaca que a pesquisa não é apenas coleta de dados, mas o início de “ações concretas” e seus resultados podem possibilitar:  (1) atualização dos dados cadastrais dos servidores e colaboradores; (2) melhor organização do fluxograma e das unidades organizacionais (UORGs); (3) planejamento de políticas de saúde, capacitação e qualidade de vida; (4) implementação de ações mais inclusivas; (5) subsídio a decisões com base em dados reais da comunidade; e (6) avanço na transformação digital do IFBA, em alinhamento com a transformação digital do Governo Federal, assegurando a integração e o melhor uso de ferramentas como a plataforma Gov.br

Ele antecipa também que será produzido um relatório consolidado com os resultados do Censo, garantindo transparência, fortalecendo a memória institucional e servindo como referência para futuras decisões da Reitoria e dos campi.

"Este é o primeiro censo realizado na nossa Instituição e será realizado em um momento muito estratégico para o IFBA. Os dados coletados servirão para atualizar os nossos sistemas, o que vai contribuir significativamente para avançarmos no processo de transformação digital que estamos implementando no IFBA, juntamente com o Governo Federal, com o MGI [Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos], principalmente no uso do Gov.br”, afirma a reitora do IFBA, Luzia Mota.

Reitora do IFBA, Luzia Mota (Foto: Virgínia Andrade)
A participação da comunidade no censo “nos permitirá mapear, atualizar e qualificar as informações sobre o perfil dos nossos servidores”, declara, ao sublinhar que os dados coletados irão viabilizar uma “radiografia” sobre aspectos relacionados, por exemplo, à formação e demandas de capacitação dos servidores, à saúde e bem-estar, às percepções sobre o ambiente e as relações de trabalho, à comunicação, e outros fatores. 

“Essas informações são essenciais para a consolidação de uma base informacional atualizada e fidedigna para decisões institucionais sobre adoção de práticas de gestão inovadoras e adequadas à realidade do IFBA", conclui.

A iniciativa

A ideia para realização de um Censo no IFBA surgiu a partir da necessidade de organizar o fluxograma institucional do IFBA, com dados atualizados sobre a ocupação de funções e cargos, segundo conta o diretor de gestão de pessoas substituto, Tiago Prates. “Mas logo percebemos que essa era uma grande oportunidade de ir além: entender quem são as pessoas que fazem a instituição funcionar e como podemos cuidar melhor delas”, pontua.


Tiago relata que, a partir desse cenário, a proposta “ganhou corpo” com o apoio da Reitoria, e das Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) e Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM), e a colaboração de servidores que testaram a plataforma e fizeram contribuições.

Ainda de acordo com o diretor, é a primeira vez que o IFBA realiza uma ação da natureza de um Censo, com a abrangência tão ampla e mapeando de forma estruturada e planejada o corpo funcional. A expectativa para o diretor é de que esse levantamento se torne uma ferramenta permanente, com edições periódicas.

Além disso, há a perspectiva de que outros públicos do IFBA participem de pesquisas nas mesmas características. “O Censo 2025 é apenas o início. Nesta primeira etapa, a expectativa é ouvir quase 3.200 pessoas — entre servidores, professores substitutos, estagiários e ocupantes de cargos comissionados. Na segunda etapa, mais de 500 aposentados serão convidados a participar, além do cadastramento de cerca de 1.000 trabalhadores terceirizados no Suap”, destaca e informa que essa segunda etapa será de 3 a 30 de novembro.

Ele conta que a meta é transformar a ação em uma ferramenta contínua e cada vez mais abrangente, para que em 2026 seja realizado um levantamento envolvendo todo o corpo funcional do IFBA.

* Colaboração: Bárbara Souza