Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > IV Jornada de Extensão do IFBA destaca experiências e desafios da extensão popular e comunitária
conteúdo

IV Jornada de Extensão do IFBA destaca experiências e desafios da extensão popular e comunitária

EXTENSÃO

Evento reúne comunidade acadêmica, movimentos sociais e lideranças populares em quatro dias de debates, oficinas e atividades culturais. As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro e devem ser feitas pelo SUAP
por Iali Moradillo publicado: 18/09/2025 09h15, última modificação: 18/09/2025 09h47

De 23 a 26 de setembro de 2025, a Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) sediará a IV Jornada de Extensão, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Com o tema “Experiências e Desafios para a Construção da Extensão Popular e Comunitária”, o evento pretende reunir estudantes, docentes, técnicos-administrativos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias em um espaço de reflexão, formação e articulação. A abertura do evento, na manhã da terça-feira (23), contará com a participação da reitora do IFBA, Luzia Mota, e da pró-reitora de Extensão, Nívea Santana.  

Segundo Nívea, a Jornada “busca congregar a rede extensionista do IFBA para apresentar suas ações de interlocução com os arranjos locais e sobretudo para acompanhamento e planejamento das metas e objetivos preconizados na Política de Extensão do IFBA aprovada em 2023”. Ela ressalta ainda que o encontro é uma oportunidade de fortalecer a identidade institucional do Instituto junto às comunidades, valorizando o alinhamento estratégico da extensão no território. 

Nívea Santana, pró-reitora de Extensão (Foto: Gilberto Amorim)

Entre os destaques desta edição, Nívea sublinha duas novidades: o Painel de Programas, que permitirá dialogar sobre como as políticas governamentais vêm sendo desdobradas no IFBA por meio da extensão; e o I Festival Literário da Reitoria, que homenageará o centenário de Mãe Stella de Oxóssi (1925–2025), sacerdotisa do Ilê Axé Opô Afonjá, escritora e intelectual negra baiana. “Com este Festival visamos alocar na programação do evento o espaço em que a produção cultural deve ocupar em todas as ações institucionais, espaço para apresentações artísticas, mas também para debate, reflexão e usufruto pleno”, explicou.

A pró-reitora também comentou sobre a não realização do evento no ano passado. “Em 2024, a Proex esteve envolvida fortemente em ações de retomada do Festival de Arte e Cultura, realizado em três polos (Brumado, Irecê e Feira de Santana), além dos Jogos Integradores do IFBA (Jifba), em Jequié, ambos eventos de grande densidade e impacto que exigiram dedicação integral da equipe”. Para ela, a retomada da Jornada em 2025 representa um momento de reafirmação da Extensão como eixo estratégico do IFBA.

Oficinas e formação extensionista

Professora Vigna Nunes (à esq) - Foto: Acervo pessoal

A programação inclui oficinas voltadas à rede extensionista do Instituto. Entre elas, a Oficina de Projetos de Extensão, conduzida pelo professor Ivo Cardoso (campus Salvador), que é também diretor executivo da Proex, e a Oficina de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ministrada pela professora Vigna Nunes (campus Camaçari).

Para Vigna, a proposta central da oficina é “colaborar na formação das gestoras e gestores de Extensão do IFBA, acerca da oferta de cursos FIC, desde o planejamento, a execução, monitoramento e avaliação”. Ela avalia que a atividade pode contribuir para fortalecer a importância dos cursos FIC, inclusive sem financiamento, como forma de atender às demandas dos territórios ligadas aos arranjos socioprodutivos.

Ainda segundo a docente, a oficina é voltada a extensionistas experientes e também àqueles que estão iniciando suas trajetórias nas coordenações de Extensão. “Espero poder contribuir para elucidar as possíveis dúvidas dos colegas, a partir da minha experiência como extensionista e gestora da Extensão”, destacou. Vigna acrescenta que a oferta de cursos livres e FIC “não só pode atender as demandas de formação, mas também oportunizar visibilidade para os campi e aproximação com a comunidade, potencializando a verticalização”.

Outras atividades

A Jornada contará ainda com mesas temáticas, como a “Finanças Solidárias: Moedas Sociais e Bancos Comunitários”, que reunirá especialistas como a professora Ariadne Scalfoni (Universidade Federal da Bahia), Adinaldo Santos (fundador do primeiro Banco Municipal do Norte/Nordeste e da Moeda Aratu) e João Joaquim de Melo (criador do Banco Palmas e da Moeda Palmas, primeira moeda social do Brasil).

Estão previstas também a Feira de EcoSol, apoiada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre-BA), o Seminário de Projetos de Extensão e os painéis dos programas de Extensão do IFBA.

As inscrições para a IV Jornada de Extensão estão abertas até o dia 22 de setembro e devem ser realizadas pelo SUAP: https://suap.ifba.edu.br/eventos/inscricao_publica/510/

Como foi a III Jornada de Extensão do IFBA

A 3ª edição da Jornada de Extensão do IFBA (III JEX) foi realizada em 2023, em formato presencial, na Reitoria do IFBA, e, de forma inédita, aconteceu simultaneamente com mais três eventos, entre os dias 23 a 27 de outubro: IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (IV CPPGI), XX Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (XX Sicti) e II Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão (II Pibiex).

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável e Transformação Social”, a edição contou com uma extensa programação de atividades para discutir a ciência e a tecnologia. A ação conjunta da Proex e da PRPGI agregou as comunidades extensionistas — coordenadores(as) de extensão, bolsistas de iniciação à Extensão, estudantes e pesquisadores(as) em geral — e de Pesquisa — bolsistas de iniciação científica, estudantes de pós-graduação e pesquisadores(as). 

Matérias relacionadas: 

Proex e Prpgi abordam ciência e tecnologia sob diferentes perspectivas

Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação celebra 20 edições

Colaboração: Carla Emile
Edição final: Bárbara Souza