IFBA Vitória da Conquista anuncia novo curso de Engenharia Mecânica
Por Renata Lacerda*
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Vitória da Conquista anuncia a implantação do curso superior de Engenharia Mecânica, com início previsto para o segundo semestre de 2025. A seleção de estudantes, inicialmente, será realizada por meio de processo seletivo simplificado, próprio do campus, e representa um importante marco na consolidação do eixo das engenharias da Instituição.
Atualmente, o IFBA Vitória da Conquista já oferta os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, além do curso técnico em Eletromecânica, cuja continuidade acadêmica será potencializada com a nova graduação.
Segundo o professor Rodrigo Bonfim, diretor acadêmico do campus, “o ensino superior do campus é reconhecido pela excelência e pelo compromisso com a sociedade da região sudoeste baiana e norte de Minas Gerais. A implantação do curso de Engenharia Mecânica completa a vocação das engenharias do campus”.
O diretor-geral do IFBA Vitória da Conquista, Felizardo Rocha, destaca a importância da chegada do novo curso. “Reconhecendo a carência de engenheiros no Brasil, o IFBA de Vitória da Conquista passa a oferecer o curso de Engenharia Mecânica, reforçando nossa vocação e potencial acadêmico na formação de profissionais da área. Trata-se do primeiro curso de Engenharia Mecânica de uma instituição pública na região sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais. Nosso objetivo é ampliar a oferta de vagas, atrair mais estudantes e contribuir para o desenvolvimento regional e estadual. A Engenharia Mecânica tem papel estratégico na criação de soluções tecnológicas, ambientais e estruturais. Recebemos com orgulho e satisfação essa nova graduação, que fortalece ainda mais nosso eixo de engenharias”, explica o diretor.
O curso terá duração de cinco anos (dez semestres), com regime acadêmico semestral. Serão oferecidas 80 vagas anuais, distribuídas em uma turma por semestre, no turno vespertino/noturno. A carga horária total será de 3.780 horas, distribuídas entre disciplinas teóricas e práticas, atividades complementares, extensão, estágio supervisionado e projeto final de curso.
O objetivo geral do curso é formar profissionais capazes de propor soluções inovadoras e atuais para os diversos segmentos da área de Mecânica, em consonância com as demandas regionais e nacionais. Em alinhamento com a missão institucional do IFBA, o curso promoverá atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, com foco em uma formação ética, crítica, empreendedora e comprometida com o desenvolvimento sustentável.
Formas de ingresso
O(A) egresso(a) do curso será um(a) engenheiro(a) mecânico(a) com formação sólida, generalista e técnica, preparado(a) para atuar em diversos contextos industriais, acadêmicos ou empreendedores. Deverá ser capaz de liderar e integrar equipes, desenvolver e aplicar novas tecnologias, reconhecer e solucionar problemas com criatividade e responsabilidade socioambiental. O curso contará com toda a infraestrutura do IFBA campus Vitória da Conquista e será conduzido pela professora Silvana Garcia Viana, doutora em Engenharia Mecânica.
A forma de ingresso será por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), utilizando a nota do ENEM, além de editais próprios, transferência interna e externa, portadores de diploma e outras modalidades previstas nas Normas Acadêmicas do Ensino Superior do IFBA. A previsão para a primeira será seleção será no 2º semestre de 2025, neste caso por meio de processo seletivo simplificado, próprio do campus.
Mais informações: https://portal.ifba.edu.br/conquista/engenharia-mecanica
Contatos: dac.vdc@ifba.edu.br
Coordenação: vianaw@ifba.edu.br
* Renata Lacerda é jornalista do campus Vitória da Conquista