Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > IFBA terá ampla participação na Reditec 2025, com trabalho aprovado sobre expansão institucional
conteúdo

IFBA terá ampla participação na Reditec 2025, com trabalho aprovado sobre expansão institucional

GESTÃO

Instituto apresentará pesquisa sobre implantação de novos campi e integrará atividades estratégicas da programação nacional
por Iali Moradillo publicado: 29/08/2025 12h46, última modificação: 29/08/2025 12h46

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) marcará presença na 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2025), que acontece de 2 a 5 de setembro, em Bonito (MS). Com o tema “A Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global”, inspirado na obra do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros, o evento deve reunir cerca de 1,2 mil gestores(as) da Rede, com a proposta de discutir o presente e o futuro da Educação Profissional e Tecnológica no país.

Delegação e programação

A participação do IFBA na Reditec 2025 se dará em diferentes frentes, com dirigentes da administração central e diretores(as) de campi integrando fóruns, painéis e reuniões estratégicas. Entre eles, estão a reitora Luzia Mota, as pró-reitoras de Extensão, Nívea Santana, e de Desenvolvimento Institucional, Elis Lopes, os pró-reitores de Ensino, Jancarlos Lapa, e de Planejamento e Administração, André Rocha, a diretora de Gestão da Comunicação Institucional, Helen Sampaio, além de dirigentes como Carina Machado de Farias, diretora do campus Campo Formoso, Josinaldo Manoel Cardoso, diretor-geral do campus Euclides da Cunha, e as diretoras-gerais Gabriela Freitas Costa, do campus Ilhéus, e Fabiana Zanelato Bertolde, do campus Eunápolis.

A programação da Reditec 2025 contará com mais de 50 atividades, distribuídas em seis eixos temáticos: Educação Profissional e Tecnológica – Presente e Futuro; Financiamento, Governança e Eficiência Institucional; Gestão Acadêmica, Estudantil e de Pessoas; Extensão, Impacto Social e Internacionalização; Expansão, Interiorização e Desenvolvimento Regional; e Inovação, Tecnologia e Comunicação na Gestão Pública. Além de painéis, palestras e mesas-redondas, a agenda inclui conferências, feira de economia solidária, tenda temática, atrações culturais e apresentações das experiências exitosas selecionadas, entre elas, um estudo desenvolvido pelo IFBA.

Trabalho aprovado

Trabalho foi apresentado ao secretário Marcelo Bregagnoli, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC (Foto: acervo pessoal)
O estudo, intitulado O IFBA como vetor de desenvolvimento local e regional: a experiência de implantação dos campi Jaguaquara e Campo Formoso”, foi aprovado no edital nacional de Experiências Exitosas do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e será apresentado durante o evento. 

A pesquisa busca compreender os impactos sociais, econômicos, políticos e educacionais da implantação dos dois campi, acompanhando desde a autorização pelo Ministério da Educação (MEC) até o quinto ano de funcionamento. São analisados indicadores como geração de emprego, parcerias institucionais, urbanização, qualificação profissional e desempenho educacional.

Segundo a coordenadora do estudo, Juliana Mousinho (foto), docente do campus Juazeiro, a proposta surgiu pelo caráter pioneiro da investigação. “A ideia de inscrever o trabalho no edital veio do ineditismo e da relevância de acompanhar de forma sistemática os impactos da implantação de novos campi. Trata-se de uma iniciativa que pode subsidiar políticas públicas e orientar novas expansões na Rede Federal”, explica.

A aprovação no evento, destaca Juliana, representa o reconhecimento de um esforço coletivo. “É uma conquista que reforça o compromisso do IFBA com o desenvolvimento dos territórios em que atua e amplia nossa visibilidade nacional como instituição capaz de articular educação e transformação social”, pontua.

Além de Juliana, participam do projeto Ivo Cardoso de Jesus, diretor executivo da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Leandro de Oliveira, técnico-administrativo em educação do campus Juazeiro, Kauan de Barros Magalhães, egresso do campus Juazeiro, e Selma Maria Rodrigues de Andrade Alves, técnica-administrativa em educação também do campus Juazeiro.

Fórum de Comunicação

Outro destaque será a reunião do Fórum de Comunicação do Conif (Forcom), agendada para o dia 3 de setembro. A pauta inclui o balanço do primeiro ano de atividades, a definição de diretrizes para 2026 e a eleição da nova coordenação do Fórum. O IFBA será representado pela diretora da DGCOM, Helen Sampaio, que destacou a relevância do momento. “É um momento importante para a Comunicação da Rede Federal. Com o trabalho realizado no último ano pelo Forcom, conseguimos avançar em um diagnóstico sobre a área, que nos apontou dados interessantes sobre as estruturas dos setores nos IFs, as necessidades de capacitação, as conquistas da área e os desafios enfrentados pelos profissionais de comunicação. Tudo isso ratificou o grande potencial da comunicação para o cumprimento da missão das instituições da Rede”, afirma Helen. Segundo a gestora, “a expectativa é de avançarmos nessas discussões para garantir o papel estratégico da área da Comunicação e o seu reconhecimento como uma área especializada, que necessita de profissionais com formação compatível, equipamentos adequados, investimentos, capacitação e autonomia”, concluiu.

Edição: Bárbara Souza