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IFBA realiza IV Seminário de Gestão das Licenciaturas nos dias 16 e 17 de junho

ENSINO

A 4ª edição do Segelic, em formato híbrido, reunirá educadores, gestores e pesquisadores das licenciaturas para discutir a evasão estudantil, estratégias de permanência e êxito e contribuir para a construção de uma matriz de referência das licenciaturas no Instituto.
por Janaina Marinho publicado: 03/06/2025 10h24, última modificação: 03/06/2025 11h55

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais de Magistério da Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Comfor/IFBA) e pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), realiza, nos dias 16 e 17 de junho, o IV Seminário de Gestão das Licenciaturas (IV Segelic).

O evento híbrido (presencial e on-line) reunirá, na Reitoria, educadores, gestores e pesquisadores das licenciaturas do IFBA para discutir e refletir sobre os desafios e as perspectivas da formação de professores no contexto atual. O objetivo principal é promover o debate sobre a evasão nas licenciaturas e estratégias para a permanência e êxito dos estudantes, além de contribuir para a construção de uma matriz de referência para as licenciaturas do IFBA.

As inscrições gratuitas estão abertas até a data do evento no formulário disponível em: https://forms.gle/acqA2dZXustf48DXA

Como explica a professora Jamille Vilas Boas, coordenadora do COMFOR, o Seminário é importante para a busca de estratégias para reduzir a evasão e promover ações de permanência efetiva. “O IV Segelic representa um marco significativo para a comunidade acadêmica do IFBA. Estima-se reunir cerca de 100 educadores das diversas licenciaturas. Tal evento proporcionará um espaço rico para o diálogo e a reflexão sobre os desafios e as perspectivas do ensino superior na área da formação de professores. A evasão nas licenciaturas, tema central do seminário, será abordada de forma abrangente, com a apresentação de estudos, pesquisas e dados que permitiram identificar as causas multifacetadas desse problema. A partir desse diagnóstico, serão propostas estratégias colaborativas para a permanência e o êxito dos estudantes, visando a construção de um ambiente acadêmico mais acolhedor e estimulante”, afirma a coordenadora.

Para o pró-reitor de Ensino, Jancarlos Menezes Lapa, o evento congrega profissionais para fortalecer as licenciaturas do Instituto”. O Seminário de Gestão das Licenciaturas entra na sua quarta edição com objetivo de fazer a gestão de nossos cursos de formação de professores. No âmbito da rede Federal, os Institutos Federais devem fazer uma oferta legal de 20% das vagas em cursos de licenciaturas. Portanto, a importância desse seminário aponta para acharmos soluções tanto do ponto de vista do acesso, da qualidade e da permanência de nossos estudantes nas nossas licenciaturas. Mais precisamente temos diretrizes legais recentes, as quais devem induzir a reformulação dos currículos, a organização e o alinhamento de um currículo de referência para licenciatura”, afirma o pró-reitor. Jancarlos destaca ainda que a importância desse seminário é pelo fato de ele congregar não só os professores que atuam nas licenciaturas, como também os pesquisadores que refletem sobre a formação de inicial de professores, diz, ao ressaltar que “temos uma grande expectativa com a realização desse seminário conduzido pelo Comfor, que é o comitê gestor das licenciaturas do IFBA, formado por membros de todas as licenciaturas, coordenado pela Pró-reitoria de Ensino, e que tem o papel de fazer o acompanhamento e a organização de nossas licenciaturas. Esperamos que o encontro tenha os impactos que necessitamos para a formação de professores do Instituto”, conclui.

Atualmente, o IFBA possui 19 cursos de licenciatura. Destes, 15 são presenciais, em 7 áreas do conhecimento: Matemática, Computação, Química, Física, Geografia, Eletromecânica e Intercultural Indígena, distribuídos em 10 campi: Salvador, Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Jacobina, Porto Seguro, Santo Amaro, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. Os 4 demais, são na modalidade EaD, parceria IFBA e Universidade Aberta do Brasil (UAB), que também formam licenciados em Computação, Física, Matemática e Educação Física.

O Comfor espera a participação dos membros de todas as licenciaturas com, ao menos, três representantes de cada licenciatura, sendo uma vaga destinada à coordenação do curso (obrigatório) e duas vagas destinada a membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) ou do Colegiado ou professores atuantes na Licenciatura.

A evasão nas licenciaturas, tema central do seminário, será abordada de forma abrangente, com a apresentação de estudos, pesquisas e dados que permitiram identificar as causas multifacetadas desse problema. A partir desse diagnóstico, serão propostas estratégias colaborativas para a permanência e o êxito dos estudantes”. (Comfor)

Para a professora Jamille Vilas Boas, coordenadora do Comfor, a construção de uma matriz de referência das licenciaturas terá um grande impacto na Instituição. “A construção de uma matriz de referência para as licenciaturas do IFBA, outro objetivo primordial do evento, avançará significativamente com a troca de ideias e a articulação de propostas entre os participantes. A expectativa é que esse trabalho conjunto resulte em um documento orientador que fortaleça a identidade e a qualidade dos cursos de licenciatura do instituto, consolidando o IFBA como referência na formação de professores comprometidos com a educação pública e de qualidade”, declara a coordenadora. Segundo ela, “espera-se que seja publicado um relatório final contendo todas as discussões realizadas. Essa ação, tal como ocorreu nas edições anteriores do Segelic, com tribuirá com a gestão das licenciaturas do IFBA. Já tivemos em 2009, construída no I Segelic, mas, com as novas orientações do MEC foram necessários ajustes ao longo dos anos”, completa a professora.




Fotos da professora Jamile Vilas Boas e Comfor: arquivo pessoal

Foto de professor Jancarlos Lapa: Gilberto Amorim

 

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